O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Outras Estruturas
  4. Portugal
  5. Pedro de Azambuja Varela
  6. 2013
  7. Pavilhão Abobadado de Cortiça / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo

Pavilhão Abobadado de Cortiça / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo

Pavilhão Abobadado de Cortiça / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo
Pavilhão Abobadado de Cortiça / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo, © Joao Morgado
© Joao Morgado

© Joao Morgado © Joao Morgado © Joao Morgado © Joao Morgado + 60

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Abobadado de Cortiça foi construído para a Amorim Isolamento SA. para demonstrar os seus materiais de cortiça na Concreta 2013, uma feira de construção bienal que tem lugar na Exponor, Porto.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Este projeto de arquitetura e investigação foi desenvolvido por Pedro de Azambuja Varela, Maria João de Oliveira e Emmanuel Novo, que receberam uma bolsa de estudos da Amorim Isolamentos SA. enquanto estudantes do Curso de Estudos Avançados em Arquiteatura Digital (CEAAD), uma parceria entre o ISCTE-IUL (Lisboa) e a FAUP (Porto). Toda a fabricação foi feita pelo VFABLAB-IUL, e a coordenação foi feita pelos professores Alexandra Paio e José Pedro Sousa.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Esta construção começou por ser um desafio para materializar os conceitos e investigação levada a cabo durante o CEEAD 2013/2013, relacionados com o aglomerado de cortiça expandida. Estes conceitos são: a possibilidade de ultrapassar vão somente com cortiça, um material compósito de cortiça translúcida, e um sistema para optimização de radiação e acústica. Todos estes conceitos deveriam estar presentes numa relação simbiótica formalizada pela forma contínua e metamórfica.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

O espaço arquitetônico encontra-se numa inter-relação entre o interior e o exterior, promovendo os fluxos dinâmicos e a circulação à volta da construção. O exterior contém circulação e áreas de descanso, onde as pessoas podem relaxar no banco ou nas formas ondulantes. O interior é um espaço em forma de túnel que tens um banco contínuo e um espaço de exibição, onde as pessoa podem encontrar abrigo do bulício da feira. Tudo isto foi formalizado numa forma que cresce do solo criando uma transição suave entre o pavimento e o teto abobadado.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

As características da cortiça foram a força motriz para a concepção espacial. O pavimento e as paredes são suaves, e o cheiro é bastante característico. No interior, tem-se a sensação de estar noutro ambiente, tal é o efeito da diferente luz, som, cheiro e toque. A relva no exterior - que mostra a possibilidade de usar cortiça como isolamento térmico em coberturas vegetais - cria uma simbiose de plantas vivas e cortiça.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Após uma fase inicial de brainstorming, um algoritmo foi criado de forma a testar diferentes variações da forma a um nível paramétrico, com variáveis respeitantes às curvaturas e dimensões. Quando a forma ficou decidida, outro algoritmo foi trabalhado de forma a criar e etiquetar automaticamente as centenas de peças únicas que seriam cortadas por CNC no VFABLAB. A etiquetagem, num sistema semântico significante, contribuiu para o sucesso da montagem levada a cabo pela Amorim Isolamentos SA.

Detalhe
Detalhe

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Abobadado de Cortiça / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo" [Vaulted Cork Pavillion / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo] 17 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/161122/pavilhao-abobadado-de-cortica-slash-pedro-de-azambuja-varela-plus-maria-joao-de-oliveira-plus-emmanuel-novo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.