O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Outras Estruturas
  4. Portugal
  5. Pedro de Azambuja Varela
  6. 2013
  7. Pavilhão Abobadado de Cortiça / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo

Pavilhão Abobadado de Cortiça / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo

Pavilhão Abobadado de Cortiça / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo
Pavilhão Abobadado de Cortiça / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo, © Joao Morgado
© Joao Morgado

© Joao Morgado © Joao Morgado © Joao Morgado © Joao Morgado + 60

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Abobadado de Cortiça foi construído para a Amorim Isolamento SA. para demonstrar os seus materiais de cortiça na Concreta 2013, uma feira de construção bienal que tem lugar na Exponor, Porto.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Este projeto de arquitetura e investigação foi desenvolvido por Pedro de Azambuja Varela, Maria João de Oliveira e Emmanuel Novo, que receberam uma bolsa de estudos da Amorim Isolamentos SA. enquanto estudantes do Curso de Estudos Avançados em Arquiteatura Digital (CEAAD), uma parceria entre o ISCTE-IUL (Lisboa) e a FAUP (Porto). Toda a fabricação foi feita pelo VFABLAB-IUL, e a coordenação foi feita pelos professores Alexandra Paio e José Pedro Sousa.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Esta construção começou por ser um desafio para materializar os conceitos e investigação levada a cabo durante o CEEAD 2013/2013, relacionados com o aglomerado de cortiça expandida. Estes conceitos são: a possibilidade de ultrapassar vão somente com cortiça, um material compósito de cortiça translúcida, e um sistema para optimização de radiação e acústica. Todos estes conceitos deveriam estar presentes numa relação simbiótica formalizada pela forma contínua e metamórfica.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

O espaço arquitetônico encontra-se numa inter-relação entre o interior e o exterior, promovendo os fluxos dinâmicos e a circulação à volta da construção. O exterior contém circulação e áreas de descanso, onde as pessoas podem relaxar no banco ou nas formas ondulantes. O interior é um espaço em forma de túnel que tens um banco contínuo e um espaço de exibição, onde as pessoa podem encontrar abrigo do bulício da feira. Tudo isto foi formalizado numa forma que cresce do solo criando uma transição suave entre o pavimento e o teto abobadado.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

As características da cortiça foram a força motriz para a concepção espacial. O pavimento e as paredes são suaves, e o cheiro é bastante característico. No interior, tem-se a sensação de estar noutro ambiente, tal é o efeito da diferente luz, som, cheiro e toque. A relva no exterior - que mostra a possibilidade de usar cortiça como isolamento térmico em coberturas vegetais - cria uma simbiose de plantas vivas e cortiça.

© Joao Morgado
© Joao Morgado

Após uma fase inicial de brainstorming, um algoritmo foi criado de forma a testar diferentes variações da forma a um nível paramétrico, com variáveis respeitantes às curvaturas e dimensões. Quando a forma ficou decidida, outro algoritmo foi trabalhado de forma a criar e etiquetar automaticamente as centenas de peças únicas que seriam cortadas por CNC no VFABLAB. A etiquetagem, num sistema semântico significante, contribuiu para o sucesso da montagem levada a cabo pela Amorim Isolamentos SA.

Detalhe
Detalhe
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Pavilhão Abobadado de Cortiça / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo" [Vaulted Cork Pavillion / Pedro de Azambuja Varela + Maria João de Oliveira + Emmanuel Novo] 17 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/161122/pavilhao-abobadado-de-cortica-slash-pedro-de-azambuja-varela-plus-maria-joao-de-oliveira-plus-emmanuel-novo> ISSN 0719-8906