O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. México
  5. arquitectura 911sc
  6. Biblioteca Jaime Garcia Terres / arquitectura 911sc

Biblioteca Jaime Garcia Terres / arquitectura 911sc

  • 22:00 - 14 Dezembro, 2013
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Biblioteca Jaime Garcia Terres / arquitectura 911sc
Biblioteca Jaime Garcia Terres / arquitectura 911sc, © Moritz Bernoully
© Moritz Bernoully

© Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro © Moritz Bernoully + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Cidade do México, D.F., México
  • Coordenadores

    Jose Castillo + Saidee Springall
  • Equipe

    Ricardo García Santander
  • Estrutura

    Izquierdo Ing. Y Asociados
  • Instalações

    DIIN Ing. Gustavo Nieto
  • Iluminação

    Artenluz Arq. Javier Ten
  • Colaboração Artística

    Perla Krauze
  • Construtora

    Sackbe
  • Museugrafia

    Margen Rojo
  • Área

    170.0 m²
  • Fotografias

© Moritz Bernoully
© Moritz Bernoully

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto faz parte do City of Books, um projeto realizado pela Secretaria da Cultura do México para adquirir coleções de livros pessoais dos escritores e intelectuais mexicanos relevantes do século 20 e designar arquitetos aos projetos de cada biblioteca pessoal a ser alojadas dentro de La Ciudadela , um edifício do século 18, na parte central da Cidade do México. O grupo arquitectura 911sc foi convidado para projetar a Biblioteca Jaime Garcia Terres, que ocupa uma pequena sala, com uma área de apenas 170 metros quadrados e uma altura de 6,30 metros localizada no canto noroeste de La Ciudadela.


© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O projeto é concebido como uma série de objetos e intervenções, que através de sua escala, materialidade e presença, procura estabelecer um diálogo com os livros da coleção, bem como com o edifício histórico. O projeto apresenta uma nova área onde o programa inteiro está contido: um piso feito de madeira tropical Tzalam na parte central do espaço, duas estantes longas e maciças suspensas nas paredes, com modulação de 60x90x120 centímetros que criam um ritmo sincopado que espelha o padrão do piso. Os 18.000 volumes são iluminados na parte de trás das prateleiras, gerando uma sensação de leveza.


© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O espaço central é ocupado por uma área para os bibliotecários, estantes inferiores, cadeiras e mesas de leitura. Há três áreas para os diferentes tipos de leitura e consulta: casual, com sofás baixos e luminárias, estudo, com mesas e cadeiras de madeira e pessoal, dentro do 'cubo de leitura'.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O "cubo de leitura", localizado na extremidade ocidental da sala é um pequeno e íntimo ambiente cercado por livros e com uma reprodução da mesa onde Jaime Garcia Terres escreveu, ler e trabalhou.


© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Uma estrutura de madeira suspensa concebida como uma 'estante vazia' pende do teto e filtra a luz através de uma série de montantes modulados da mesma forma como as estantes. Uma obra de arte de Perla Krauze intitulada "Tempo Suspenso", que consiste de mais de 300 pedras de resina semitransparentes de diferentes tamanhos e cores, pende do teto e estabelece uma relação de gravidade, leveza e peso com os outros objetos na sala. O caráter geral da sala é calor acústico e de iluminação, onde a paleta de materiais e fechamento espacial contribui para a atividade de leitura, honrando a memória de Jaime García Terres.


© Jaime Navarro
© Jaime Navarro


© Jaime Navarro
© Jaime Navarro


© Moritz Bernoully
© Moritz Bernoully


Corte
Corte


Planta
Planta


Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Jaime Garcia Terres / arquitectura 911sc" [Jaime Garcia Terres Library / arquitectura 911sc] 14 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/160071/biblioteca-jaime-garcia-terres-slash-arquitectura-911sc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.