O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Proposta vencedora para o Novo Museu da Cerâmica na Coréia do Sul / PWFERRETTO + UTOP

Proposta vencedora para o Novo Museu da Cerâmica na Coréia do Sul / PWFERRETTO + UTOP

Proposta vencedora para o Novo Museu da Cerâmica na Coréia do Sul / PWFERRETTO + UTOP
Proposta vencedora para o Novo Museu da Cerâmica na Coréia do Sul  / PWFERRETTO + UTOP, Cortesia de PWFERRETTO
Cortesia de PWFERRETTO

Os escritórios sediados em Seul, PWFERRETTO e UTOP, foram recentemente selecionados como vencedores da competição para o novo museu da cerâmica na região de Goheung, Coréia do Sul. Sua proposta expande a experiência do museu ao longo de um terreno de 97.000 m² e se organiza em torno de quatro conceitos: genius loci; aldeia tradicional; cobertura icônica; e uma jornada na natureza."

Cortesia de PWFERRETTO
Cortesia de PWFERRETTO

Genius Loci

O mote para o novo Museu Dongbong consiste em criar um equilíbrio harmônico entre o museu e o contexto, onde edifício e natureza não competem ou tentam se sobressair, mas trabalham em conjunto. O objetivo era criar um edifício que não fosse um objeto, mas integrasse uma série de edifícios menores no tecido existente, trabalhando com as características prévias do terreno. 

Cortesia de PWFERRETTO
Cortesia de PWFERRETTO

Aldeia Tradicional 

Os programas se distribuem em uma série de casas dispersas na paisagem, semelhante às aldeias coreanas tradicionais, considerando a orientação, as visuais e a topografia. A posição de cada volume cria dois fenômenos espaciais: primeiramente, os espaços do "entre" se transformam nos novos espaços públicos do museu, abrigando programas como o hall, circulações e mirantes; em segundo lugar, estes espaços agem como aberturas para o ambiente ao redor, envolvendo os visitantes com as maravilhosas belezas naturais.

Cortesia de PWFERRETTO
Cortesia de PWFERRETTO

Cobertura Icônica

O conjunto de "casas" se unifica em uma entidade única através de um sistema de coberturas que envolve os espaços e oferece um senso de direção aos visitantes. Esta nova cobertura se transforma em um gesto icônico, agindo como um portal que recebe quem chega ao museu.

A estrutura da cobertura é um sistema híbrido que consiste em treliças metálicas e vigas, fixadas em uma empena estrutural de concreto que é revestida internamente por painéis de madeira. 

Cortesia de PWFERRETTO
Cortesia de PWFERRETTO

A materialidade do edifício se inspira nos processos de confecção da cerâmica tradicional, ou seja, faz uso de elementos como a terra, o fogo e a água. Todos os elementos são reinterpretados sob a forma de materiais construtivos: Terra é representada pelo concreto aparente que contribui com a massa térmica do edifício; Fogo está ligado aos elementos de madeira crua; Água é incorporada em diversos pontos ao redor do edifício.

Cortesia de PWFERRETTO
Cortesia de PWFERRETTO

Jornada na Natureza

O lugar apresenta singularidades; se você estiver em qualquer parte do terreno, você está cercado por 360º de natureza, sem qualquer evidência de arquitetura ou elementos feitos pelo homem. O conceito do projeto permanece fiel ao DNA do lugar, preservando o lago existente, as florestas nativas e algumas culturas agrícolas. "Edifício" e "Natureza" trabalham juntos para criar interações que encorajam os visitantes a explorar e, assim, sentir sua presença. Deste modo, uma série de sete pavilhões se entretecem conformando o complexo do museu, expandido a experiência dos visitantes em direção à paisagem. 

Cortesia de PWFERRETTO
Cortesia de PWFERRETTO

Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "Proposta vencedora para o Novo Museu da Cerâmica na Coréia do Sul / PWFERRETTO + UTOP" [Winning Entry for New Pottery Museum in South Korea / PWFERRETTO + UTOP] 07 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/158060/proposta-vencedora-para-o-novo-museu-da-ceramica-na-coreia-do-sul-slash-pwferretto-plus-utop> ISSN 0719-8906