O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instalação
  4. Brasil
  5. Atelier Marko Brajovic
  6. 2013
  7. Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic

Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic

  • 09:49 - 19 Novembro, 2013
Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic
Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic, © Victor Affaro
© Victor Affaro

© Victor Affaro © Victor Affaro © Victor Affaro © Victor Affaro + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, Brasil
  • Cenografia

    Estudio Guto Requena e Atelier Marko Brajovic (Direção Geral Criativa), Arq. Carmela Rocha e Arq. Beatriz Falleiros (Coordenação)
  • Direção de Arte

    Estudio Guto Requena, Atelier Marko Brajovic e Tomek Sadurski
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar o ambiente para uma exposição com o tema “#Tuiteratura” exigiu que pensássemos o espaço de maneira híbrida, aliando as realidades concreta e virtual. A necessidade de desmaterialização do espaço construído se fez inevitável. A concepção da cenografia parte de uma abordagem em que as pessoas, literatura e tempo se unem em um gesto único e forte, criando uma experiência multissensorial aos visitantes.

© Victor Affaro
© Victor Affaro

O conteúdo é apresentado “no” e “através” do próprio corpo, trazendo o significado do indivíduo ativo e demonstrando que o fazer literário, independente de seu ambiente, só é possível através da interação e do próprio homem. Som, luz, letras, corpo e imagem transmitem e recebem conteúdo como um amálgama gerador da #Tuiteratura.

© Victor Affaro
© Victor Affaro

Uma tela de 16 metros de comprimento por 3 metros de altura atravessa o ambiente escuro e o transforma numa caverna digital imersiva e interativa. Os visuais criados pelo artista polonês Tomek Sadurski sugerem um ecossistema numérico de comportamento imprevisível, que é habitado por criaturas em movimento formadas por caracteres, que reagem às pessoas e criam um ambiente híbrido em que os mundos analógico e o digital se complementam, ampliando a noção de realidade. A paisagem sonora criada por Rodrigo Berg amplia essa experiência colaborativa em tempo real.

© Victor Affaro
© Victor Affaro

Sensores kinetic captam a presença dos visitantes e espelham suas silhuetas em sombras eletrônicas na tela interativa, que se divide em quatro momentos, com conteúdos selecionados pela curadora Giselle Zamboni. No primeiro o visitante entra em contato com poesia de autores ícones da literatura brasileira e portuguesa transpostas para o Twitter. Num segundo momento a poesia de importantes tuiteratos é criada dentro da sombra dos visitantes. O terceiro momento da tela interativa apresenta poesias compostas em tempo real na Mostra #Tuiteratura, transformando sua sombra num malabarismo de poesias. No último momento, ao final da tela, uma interface de teclado circular permite que o visitante crie sua poesia com o movimento do próprio corpo e a envie para a Mostra.

© Victor Affaro
© Victor Affaro

Em frente a grande tela interativa o visitante encontra um banco tátil com "twitters" impressos em braile. Sensores reconhecem a presença do visitante sentado e disparam "twitters" sonoros unidirecionais. O banco de forma ondular foi criado para ampliar a experiência literária aos deficientes visuais.

Corte
Corte

A Mostra #Tuiteratura aconteceu no Sesc Santo Amaro, numa região periférica da cidade de São Paulo e fora do circuito oficial das artes, com uma população carente de recursos econômicos e culturais, o que potencializou ainda mais essa experiência eletrônica interativa como forte apelo sensorial e democrático, aproximando a reflexão sobre o impacto que as novas tecnologias numéricas tem na nossa vida cotidiana à essa parcela da população geralmente excluída de tais experiências e discussões, e certamente estimulando o fazer literário e seus desdobramentos.

  • Vídeo

    Marcos Cimardi (Captação Imagens) e Rodrigo Berg (Edição e Arte)
  • Curadoria

    Giselle Zamboni
  • Assistente

    Reni Adriano
  • Equipe SESC

    Monica Calmon (Coordenação do Projeto), Coordenadores Alexandre Caversan Simonelli (Programação) e Ricardo Martins (Comunicação), Ana Luiza Souza Correia (Alimentação), Marcelo Alberini (Serviços), Fabiano Mendes (Infraestrutura), Vanessa Zago (Administrativo)
  • Motion Graphic Designer

    Tomek Sadurski e Rodrigo Berg
  • Engenharia dos Interativos

    Emotique, Álvaro Uña e Juan Coll (Direção), Martin Freixas, Pau Vivancos, Marcos Figueruelo, Jordi Costas, Arthur Fung Sang, Ariel Bustamante, Daniele Freixas (Equipe)
  • Design de Som

    Rodrigo Berg e Renata Roman
  • Cenotecnia

    Entre Eventos
  • Produção

    R.Godoy Marketing e Cultura Ltda Regina Rosa (Coordenação), Flavia Godoy (Assistente), Celeste Bartoletti (Administração)
  • Diagramação

    Kaminari Comunicação - Ana Lucas
  • Assessoria de Imprensa

    Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo
  • Ação Educativa

    Zebra5, Alberto Tembo (Coordenação), Tatiana Arantes e Igor Ferreira Pires (Supervisão), Ana Paula Souza Santos, Conrado de Sousa Santos, Gemma Patrizia Maecellaro, Natan Clisma Barbosa da Silva, Renata da Rocha Britto, Rivaldo Santos Soares, Suelen Santana Silva, Tatiane Pereira, Thais Moraes Bezerra e Vinicius Ferrari Lombardi (Educadores)
  • Período de exposição

    26 maio de 2013 a 02 de agosto de 2013
  • Local da exposição

    SESC Santo Amaro, São Paulo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic" 19 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/153884/exposicao-number-tuiteratura-slash-estudio-guto-requena-plus-atelier-marko-brajovic> ISSN 0719-8906