O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. José Armênio de Brito Cruz comenta a atuação do IAB-SP junto à X Bienal de Arquitetura de São Paulo

José Armênio de Brito Cruz comenta a atuação do IAB-SP junto à X Bienal de Arquitetura de São Paulo

José Armênio de Brito Cruz comenta a atuação do IAB-SP junto à X Bienal de Arquitetura de São Paulo
José Armênio de Brito Cruz comenta a atuação do IAB-SP junto à X Bienal de Arquitetura de São Paulo, © ArchDaily Brasil
© ArchDaily Brasil

Durante a inauguração da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, tivemos a oportunidade de conversar com o arquiteto José Armênio de Brito Cruz, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo, quem nos contou sobre a relação das entidades.

"O IAB São Paulo é o responsável pela realização da Bienal de Arquitetura desde sua origem, e estamos agora na décima edição. Essa responsabilidade foi assumida pela nossa gestão em 2012, com o propósito de que, no momento pelo qual passa o país e a arquitetura em particular, os arquitetos não poderiam se abster de se colocar na construção de uma contribuição possível às diversas questões que o país tem enfrentado, como o déficit habitacional, a crise de mobilidade das cidades, entre outras. Esta bienal nasceu deste compromisso. O IAB São Paulo assumiu a tarefa da realização da Bienal desde a primeira edição, há 40 anos, porque a Bienal de Arquitetura nasceu junto com a Bienal de Arte. O departamento de São Paulo é quem organiza, pelo departamento nacional, a Bienal Internacional de Arquitetura.

Então essa Bienal vem com o propósito de mudar um pouco, de reconstruir a parte pública da arquitetura. Tirar a arquitetura daquele cercadinho de idiossincrasias de egos, ou somente focada no objeto, e colocá-la como um instrumento de qualidade de vida da população. A arquitetura inserida dentro da produção da sociedade, não como exceção, ou como a busca de um objeto mais ou menos bonito, como quem diz: a minha horizontal é mais horizontal que a sua. Nós queremos tirar a arquitetura dessa conversa um pouco autorreferente e colocá-la dentro da discussão da sociedade. Queremos dialogar com os movimentos sociais, com outros profissionais: economistas, advogados, administradores, com a população em geral, porque é aí que a arquitetura começa a ter significado no nosso entendimento."

Sobre este autor
Igor Fracalossi
Autor
Cita: Igor Fracalossi. "José Armênio de Brito Cruz comenta a atuação do IAB-SP junto à X Bienal de Arquitetura de São Paulo" 12 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/152892/jose-armenio-de-brito-cruz-comenta-a-atuacao-do-iab-sp-junto-a-x-bienal-de-arquitetura-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nosso Canal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.