Casa Valle Encantado / H+LA

Casa Valle Encantado / H+LA

© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada+ 17

  • Arquitetos: H+LA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  481
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo Fotografias:  Jorge Taboada
© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao sul da cidade de Monterrey, às margens da Sierra Madre, entre um ambiente suburbano e um ambiente natural, a paisagem é dominada por montanhas que prendem os pontos de vista de quem visita o lugar. Assim surge a ideia, a residência aberta, que absorve a maior parte exterior e da paisagem, no entanto, a tarefa era clara: uma casa isolada, que mantivesse a privacidade e conforto térmico.

A casa é colocada formalmente com fachadas longitudinais orientadas norte-sul. Um muro de pedra nivela o terreno natural e divide claramente o interior e o exterior. Completamente fechada para a rua, o desafio correspondeu a preservar a vista para a montanha e a iluminação natural, por isso, decidiu-se separar as paredes da laje do telhado e evitar abrir as janelas.

© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

Ao entrar em uma casa que à primeira vista parecem completamente fechada, se observa o oposto: é uma casa aberta de espaços contínuos em constante contato com o exterior. A entrada principal dá acesso direto ao pátio através de um espelho d'água que circunda a sala de estar e vai até o terraço principal. Todos os espaços sociais têm acesso ao pátio, incluindo a cozinha.

© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

Para subir até o segundo andar, a escada foi posicionada de forma linear ao lado de uma grande janela, a única na fachada sul, cobrindo um pequeno pátio com pé direito duplo com vista para a sala de estar. Isso permite que esses espaços tenham iluminação indireta em dois lados e a sensação de amplitude e contato com a natureza.

© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

No segundo nível, as áreas de convivência familiar são inundadas com a luz que entra pela janela maior, que está protegida por uma grade de madeira. Os pontos de vista e iluminação são mantidos em torno da casa, através da laje do teto que flutua nas paredes. Os quartos estão distribuídos de forma linear e ordenados ao lado norte da casa para protegê-los do sol.

Planta Primeiro Pavimento
Planta Primeiro Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Valle Encantado / H+LA" [Casa Valle Encantado / H+LA] 14 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-152753/casa-valle-encantado-slash-h-plus-la> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.