O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Mercado
  4. Noruega
  5. Eder Biesel Arkitekter
  6. 2012
  7. Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter
Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter, © Norbert Miguletz
© Norbert Miguletz

© Norbert Miguletz © Norbert Miguletz © Norbert Miguletz © Norbert Miguletz + 32

  • Arquitetos

  • Localização

    Strandkaien 3, 5013 Bergen, Noruega
  • Equipe

    Wilhelm Eder, Maren Bjerga, Pernille Daugaard
  • Líder Projeto

    Christine Biesel
  • Arquitetura da Paisagem

    Schønherr Norge AS, Stavanger, Else Dypkjær
  • Gestão Projeto

    Kåre Hagen AS, Lysaker, Tore Årsandøy
  • Construtora

    Stoltz Entreprenør AS, Bergen
  • Área

    4260.0 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

  • Category

Descrição enviada pela equipe de projeto. O mercado de peixes de Bergen possui uma presença tradicional e significativa na cidade. Como um espaço vívido, ele imprime sua marca assim como os monumentos históricos e atrações turísticas.

Nosso projeto pretende contar essa história no futuro. Por esse motivo, o nomeamos "História Continuada".

© Norbert Miguletz
© Norbert Miguletz

O mercado contemporâneo funciona o ano todo. Portanto, precisa oferecer níveis de conveniência e higiene permanentes. Nossa proposta dirige-se a estes desafios especificamente na sua situação, no centro de Bergen.

O edifício vai de encontro às demandas conceituais e, ao mesmo tempo, se integra ao contexto histórico criando uma imagem através da arquitetura moderna.

© Norbert Miguletz
© Norbert Miguletz

Posição e Forma

A propriedade localiza-se no coração de Bergen, considerado patrimônio cultural mundial.

As visuais do mar e dos marcos históricos cruzam-se no local. Mantê-las é um ponto essencial para a experiência do contexto urbano ao redor da baía histórica. Origina-se assim um espaço triangular para a ampliação. Por conta da altura moderada do anexo do mercado, os limites da paisagem ainda serão conformados pelas fachadas históricas.

© Norbert Miguletz
© Norbert Miguletz

Da perspectiva do pedestre, são os primeiros quatro a cinco metros de fachada que determinam a conexão ou a segregação do espaço urbano. A fachada transparente de vidro no térreo conecta visualmente o entorno e o interior do mercado.

Ideia

© Norbert Miguletz
© Norbert Miguletz

Nosso conceito não visa criar um interior para o mercado, mas sim providenciar uma proteção das intempéries que faz os limites entre área de compras e praça desaparecerem. Não há divisão. O volume flutua criando uma cobertura e a fachada flexível de vidro abriga do vento e do tempo.

A fachada pode ser aberta nos dias quentes de verão. As  atividades de dentro conectam-se às externas criando um espaço homogêneo. 

© Norbert Miguletz
© Norbert Miguletz

Praça do Mercado

O píer atual foi construído para os barcos a vapor de 1900. Antes destes, eram barcos movidos a vela que abasteciam o comércio da baía. O píer era curvo, para que estes barcos se aproximassem e fossem descarregados.

Essa significativa evolução mudou a aparência da cidade, e nós evidenciamos o antigo limite curvo do píer no plano de piso.

© Norbert Miguletz
© Norbert Miguletz

Para o pavimento escolhemos granito como referência histórica. A antiga borda e os nomes dos primeiros proprietários são escritos em madeira no piso.

Ao mesmo tempo, o limite do píer sugere a disposição das bancas. Todos os demais elementos da praça também são sujeitos a este padrão, criam uma rede de caminhos, mais largos de acordo com sua importância.

O Mercado de Peixes de Bergen é um destino para turistas do mundo todo. Com o tempo, mudou e evoluiu: primeiro, vendendo os peixes nos barcos, depois usando as tradicionais bancas e então com seu atual edifício. Grandes fotografias contam este história.

© Norbert Miguletz
© Norbert Miguletz

Função

Junto à seção aberta ao público, o Mercado conta um bloco de serviços de três pavimentos que contêm depósito, câmara fria e freezer, produção de gelo, vestiário, banheiro e outras funções. O pavimento superior abriga o "Centro de Gastronomia Norueguesa" e um balcão de informações com vista panorâmica.

© Norbert Miguletz
© Norbert Miguletz

Fachada

A forma do edifício e sua fachada complementam-se ao contexto histórico. Apesar da nova forma, as cores e materiais surgem do entorno.

© Norbert Miguletz
© Norbert Miguletz

As origens históricas são reinterpretadas com o uso de vidro e painéis de madeira em cores típicas de Bergen - ocre, vermelho escuro e branco, com diferentes ritmos e densidades - agregam vida à fachada

A alternância entre acessibilidade e abrigo define a imagem deste mercado moderno, por dentro e por fora. A atividade parece ocorrer em um cenário especialmente projetado. A noite o edifício ilumina o entorno. O Mercado de Bergen permanece sendo o centro da vida da cidade, agora mais polivalente, aberto e confortável.

Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter" [Fish market in Bergen / Eder Biesel Arkitekter] 10 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/151909/mercado-de-peixes-em-bergen-slash-eder-biesel-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.