O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pequena Escala
  4. Brasil
  5. SJ2A
  6. 40
  7. Banheiros Ecotransportáveis / SJ2A

Banheiros Ecotransportáveis / SJ2A

  • 17:07 - 7 Novembro, 2013
Banheiros Ecotransportáveis / SJ2A
Banheiros Ecotransportáveis / SJ2A, © Jomar Bragança
© Jomar Bragança
  • Arquitetos

    Sérgio Viana e Jonathas Valle
  • Localização

    Pampulha, Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil
  • Colaboradores

    Luiza Queiroz, Daniela Meira, Cesário Alvim.
  • Área

    2013.0 m2
  • Ano do projeto

    40
  • Fotografias

© Jomar Bragança © Jomar Bragança © Jomar Bragança © Jomar Bragança + 16

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com foco na arquitetura sustentável, usando ao máximo materiais e técnicas ecológicas de construção, criamos  o banheiro eco-transportável. De uso público, o banheiro foi projetado em containers navais, modificados para o aproveitamento da luz natural. Por ser uma estrutura móvel, o revestimento interno foi feito em materiais flexíveis e resistentes a pequenos movimentos.  Desta forma, revestimos as paredes e teto dos containers com placas cimenticias Viroc. A combinação entre a resistência e a flexibilidade da madeira com a durabilidade e rigidez do cimento tornam estes painéis versáteis para este tipo de fechamento e acabamento. Os painéis dispensam acabamento como tintas e cerâmicas. E a instalação permitiu a passagem de toda a tubulação hidráulica e elétrica necessárias para funcionamento dos equipamentos. No piso utilizamos uma manta de piso vinílico, no mesmo conceito de material flexível e neste caso de fácil limpeza e manutenção.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Nas cabines utilizamos vasos sanitários com bacia acoplada. Para a iluminação, usamos  peças especiais de garrafas pet recicladas que refratam a luz solar durante o dia e a noite uma lâmpada de LED de 6W foi incorporada a tampa. As divisórias possuem um padrão geométrico elaborado de forma a unificar o volume e simplificar o espaço, concebidas em software específico e cortadas em sobras de mdf reutilizados, com máquinas de “CNC mill” que transferem as medidas diretamente do computador para o material proporcionando um encaixe perfeito, com o mínimo de desperdício nos cortes.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Na bancada do banheiro feminino, utilizamos, torneiras da Linha Deca Touch, com acionamento de toque e interrompimento automático, que evita o desperdício e garante a economia de até 70% de água. No espaço de entrada rasgos de luz natural, luminárias e espelhos trabalham em conjunto acentuando e distorcendo intencionalmente a perspectiva do espaço, e criando um efeito infinito no corredor. 

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

O banheiro público feminino foi executado em um container de 20 pés e o banheiro público masculino/pne em um container de 10 pés.  Na interseção entre os containers, apropriamos das portas para criarmos um espaço de lavabo externo, com um painel e teto de vidro, emoldurando o jardim existente ao fundo. No banheiro público masculino, executado em um container de 10 pés, utilizamos mictórios Save Design, com um design diferenciado e que proporciona grande economia de água, pois despensa a necessidade de descarga e possui exclusivo sitema desodorizador que evita o mau cheiro.

© Jomar Bragança
© Jomar Bragança

Prestamos atenção aos detalhes buscando integrar ao design tanto os  objetos necessários à higiene pessoal, como perfumarias e harmonias visuais para uma experiência prática sem deixar de lado o valor humano do espaço arquitetônico.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Banheiros Ecotransportáveis / SJ2A" 07 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/151617/banheiros-ecotransportaveis-slash-sj2a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.