Bodegas O. Fournier / Bórmida & Yanzón

Bodegas O. Fournier / Bórmida & Yanzón

© García & Betancourt© García & Betancourt© García & Betancourt© García & Betancourt+ 42

La Consulta, Argentina
  • Cliente:Ortega Fournier, España
  • Capacidade:600.000 lts.
  • Gerente Do Projeto:Arq. Gustavo Albera
  • Diretor Técnico:Arq. Gustavo Albera
  • Equipe:Arq. Sonia Enriz e Arq. Paula Sánchez Abraham.
  • Construtora:Millenium S.A
  • Cálculo Estrutural:Ing. Juan Camps & Asociados
  • Arquitetos Responsáveis:Eliana Bórmida, Mario Yanzón
  • Cidade:La Consulta
  • País:Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© García & Betancourt
© García & Betancourt

A vinícola se localiza em uma propriedade de 263 hectares em San Carlos, a 130 km da cidade de Mendoza, Argentina.

A família Ortega Gil Fournier, de Burgos, Espanha, comprou a terra em 2000 e decidiu começar a construir a vinícola para a produção de vinhos finos.

© García & Betancourt
© García & Betancourt

Relação com o entorno

A propriedade, ao pé da Cordilheira dos Andes e a 1200 metros acima do nível do mar, tem condições excepcionais para o desenvolvimento de vinhedos de qualidade. Lá, o sistema espanhol “de vaso” tem sido usado com as variedades tempranillo, malbec, cabernet sauvignon, merlot e syrah, diferente de métodos tradicionais de cultivo na região.

No coração deste cenário, único na região, fica a nova vinícola.

© García & Betancourt
© García & Betancourt

O local tem grande atração para o turismo: a paisagem natural da cordilheira dos Andes é um planalto com vistas magníficas dos picos, neve durante a maior parte do ano, e a paisagem cultural típica de um oásis de Mendoza, brotado no deserto, com ruas repletas de álamos, vinhedos, pomares e oliveiras.

A pedido dos proprietários, a arquitetura da vinícola deveria ser fortemente representativa de vinhos do Novo Mundo, e capaz de se posicionar como estratégia de marketing em mercados globais através de sua identidade e qualidade.

© García & Betancourt
© García & Betancourt

Funcionalidade

A jornada da uva – a vinícola foi projetada para produzir 600 000 litros de vinho fino – é articulada em diversas edificações, separando o processo de fabricação e usos complementares em unidades autônomas, mas interligadas.

A linha de produção começa com a entrada das cestas de uva em caminhões através de vias de serviço que podem alcançar o estacionamento do edifício de coleta. Lá, como um sinal de recepção, duas rampas se abrem para permitir a elevação dos caminhões até o nível da coleta, e de lá começa o processo de vinificação por gravidade.

© García & Betancourt
© García & Betancourt

Neste nível, as uvas são cuidadosamente selecionadas. Para iniciar o processo de fermentação, são depositadas através de aberturas na laje, em tanques de aço inoxidável localizados no nível inferior.

Essas tarefas são realizadas sob uma cobertura aberta de metal, côncava para cima e para baixo, com uma borda de extremidades finas. Esta cobertura protetora, como um grande guarda-sol, evoca as galerias tradicionais de Mendoza, onde os apanhadores despejam as uvas protegidos do sol forte do verão.

Corte AA
Corte AA
Corte BB
Corte BB

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Consulta, Mendoza, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bodegas O. Fournier / Bórmida & Yanzón" [Bodegas O. Fournier / Bórmida & Yanzón] 02 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-150321/bodegas-o-fournier-slash-bormida-and-yanzon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.