O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurantes & Bares
  4. Holanda
  5. Bureau SLA & Overtreders W
  6. 2012
  7. Noorderparkkamer / Bureau SLA & W Overtreders

Noorderparkkamer / Bureau SLA & W Overtreders

  • 15:00 - 1 Novembro, 2013
  • Traduzido por Pedro Vada
Noorderparkkamer / Bureau SLA & W Overtreders
Noorderparkkamer / Bureau SLA & W Overtreders, ©  Shinji Otani
© Shinji Otani

©  Shinji Otani ©  Shinji Otani © Jeroen Musch © Jeroen Musch + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Amsterdã, Holanda
  • Equipe

    Peter van Assche, Reinder Bakker, Hester van Dijk, Mathijs Cremers, Jorrit Vijn, Sara Postkart, Ronna Gardner, Jiri Masek, Ninja Zurheide, Monique Philippo, voluntários e perto de 80 funcionários do Marktplaats
  • Engenharia

    Pensera, Amsterdam
  • Construtores

    bureau SLA, Overtreders W & Jorrit Vijn
  • Financiamento

    Ymere (incorporação), e-Bay, crowd funding (99 doadores)
  • Área

    36 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bureau SLA and Overtreders W acaba de completar o Noorderparkbar: a primeira construção feita 100% de materiais reutilizados nos Países Baixos. Todos os materiais utilizados para construir este pequeno café  foram comprados de segunda mão no marktplaats.nl, um site que usa a mesma lógica do eBay, de cerca de cem indivíduos e pequenos comerciantes. No entanto, o pavilhão parece novo.

Implantação
Implantação

Os arquitetos e designers da Bureau SLA and Overtreders W não só projetaram o café: eles também atuaram como iniciadores, captadores de recursos, comerciantes e construtores do projeto. Foi apenas por questões desta abordagem bottom-up que o projeto foi finalmente realizado, apesar da crise financeira que colocou um freio na indústria da construção holandesa.

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

O processo de criação foi um tanto incomum. Encontrar dinheiro para o projeto através de um site de financiamento colaborativo e a compra de materiais de segunda mão, fez com que o projeto e a construção ocorressem simultaneamente. Era impossível fazer um projeto executivo, pois o que estava em oferta no marktplaats.nl sofria mudanças continuamente. Apenas depois de ter comprado um determinado item, poderia ter certeza de que era útil e então ele deveria ser usado.

©  Shinji Otani
© Shinji Otani

O café consiste em três unidades unidades originalmente destinadas a um hospital temporário. Uma unidade recebeu novas fachadas e janelas feitas de uma cobertura com claraboias. Esta unidade contém o café e dois banheiros. As outras unidades, empilhadas, criam um terraço. Todo o pavilhão pode ser fechado à noite com grandes venezianas de madeira, evitando que seja vandalizado. Estas persianas foram carbonizadas, uma técnica milenar japonesa chamada shou sugi, que torna a madeira mais durável.

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

A primeira compra no Marktplaats foi um caminhão usado, para que todos os materiais comprados fossem recolhidos em todo o território. Depois disso, as unidades hospitalares, 42 janelas, alguns milhares de metros de lenha, 55 litros de tinta, 2 banheiros, lotes de revestimentos cerâmicos brancos e verdes e muitos outros materiais puderam chegar, sendo a maioria deles sobras de reformas caseiras. Por exemplo, as paredes internas foram feitas em madeira que foi usada para a construção de uma caixa para transportar uma máquina de leite da China para os Países Baixos e as da persiana foram compradas de uma fábrica de fôrmas falida. 

©  Shinji Otani
© Shinji Otani

Agora que o café está acabado, é um espaço de encontro para os moradores do bairro. No entanto, durante o processo de construção houveram reuniões com os fornecedores dos materiais. As questões dos materiais e suas origens estão no site hetkomtaltijdgoed (apenas em holandês).

©  Shinji Otani
© Shinji Otani

Agora que o café está acabado, é um espaço de encontro para os moradores do bairro. No entanto, durante o processo de construção houveram reuniões com os fornecedores dos materiais. As questões dos materiais e suas origens estão no site hetkomtaltijdgoed (apenas em holandês).

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Noorderparkkamer / Bureau SLA & W Overtreders" [Noorderparkkamer / Bureau SLA & Overtreders W] 01 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/150061/noorderparkkamer-slash-bureau-sla-and-w-overtreders> ISSN 0719-8906