O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Foraster Arquitectos
  6. 2013
  7. Casa em La Bilbanía / Foraster Arquitectos

Casa em La Bilbanía / Foraster Arquitectos

Casa em La Bilbanía / Foraster Arquitectos
Casa em La Bilbanía / Foraster Arquitectos, © Joseba Bengoetxea
© Joseba Bengoetxea

© Joseba Bengoetxea © Joseba Bengoetxea © Joseba Bengoetxea © Joseba Bengoetxea + 19

© Joseba Bengoetxea
© Joseba Bengoetxea

Descrição enviada pela equipe de projeto. Não se pode compreender nossa profissão como um exercício de egocentrismo. Como qualquer outro ofício, a relação com o cliente é fundamental; trata-se de um trabalho bidirecional e, em última análise, de um serviço a algum terceiro. Deve-se atender aos desejos do cliente, fazer uma projeção espacial de sua personalidade.

© Joseba Bengoetxea
© Joseba Bengoetxea

Em nosso último projeto tivemos a sorte de encontrar duas almas para as quais construir uma casa não era uma questão insignificante. Partiram de uma ideia clara: o desejo de viver em uma casa contemporânea junto a seus filhos e ter uma vida em família. Entretanto, este planejamento seria desenvolvido a nível de detalhamento. Por exemplo, queriam um escada escultural que unisse os dois pavimentos; um exercício de estilo que marca, precisamente, sua personalidade.

© Joseba Bengoetxea
© Joseba Bengoetxea

Esta atitude por parte do cliente fez com que a etapa de concepção projetual levasse semanas. Porém, isto fez com que não se tomassem decisões erradas. É uma forma de trabalhar muito oriental, que nos agrada especialmente porque a etapa de execução da obra acontece sem nenhum inconveniente, enquanto que, se for improvisada, pode se tornar um pesadelo.

© Joseba Bengoetxea
© Joseba Bengoetxea

O resultado é uma casa de 670 m² localizada na cidade de La Bilbaína, próximo a Bilbao (Espanha). A residência consiste em dois prismas apoiados no chão e outro perpendicular que se apoia sobre os anteriores. Com esta volumetria, aumenta-se a superfície da fachada voltada para sul, onde estão todos os espaços nobres da casa. Além disso, a sobreposição destes volumes cria diferentes ambientes externos: um jardim, uma horta e uma praça.

© Joseba Bengoetxea
© Joseba Bengoetxea

Ao redor da praça estão o salão, a sala de jogos infantil e a sala de jantar, aberta para a cozinha. Todos estes espaços se comunicam visualmente através da cozinha, criando uma conexão familiar. Por sua vez, a sala de estar e a biblioteca apresentam orientação dupla: para a horta e para o jardim. 

© Joseba Bengoetxea
© Joseba Bengoetxea

O pavimento superior pode ser acessado pela escada helicoidal, onde foi criado um espaço de pé-direito duplo que traz luz a todo o volume. No sótão estão as áreas de serviço e a academia, que recebe luz através de um pátio. As fachadas e pisos são revestidos de pedra calcária e as esquadrias de alumínio contam com vidros com isolamento térmico. As persianas de alumínio instaladas nos dormitórios rotacionam em função do nível de iluminação desejado

Planta Baixa
Planta Baixa

Ver a galeria completa

Cita: "Casa em La Bilbanía / Foraster Arquitectos" [Casa en la Bilbanía / Foraster Arquitectos] 02 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/149868/casa-em-la-bilbania-slash-foraster-arquitectos> ISSN 0719-8906