Reabilitação e Restauro do Palácio da Abolição / DAE

Reabilitação e Restauro do Palácio da Abolição / DAE

© Robson Melo© Beatriz Carneiro© Robson Melo© Robson Melo+ 25

Fortaleza, Brasil
  • Arquitetos: Nélia Rodrigues Romero, Beatriz Magalhães Carneiro, Janaína Teixeira e Robledo Valente Duarte
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo Fotografias:  Robson Melo, Beatriz Carneiro, Gentil Barreira
  • Luminotécnica:Arquiteta Aline Sales Cordeiro e Juçara Peixoto
  • Arquitetura De Interiores:Bianca Lôbo e Aline Sales
  • Cálculo Estrutural:Wetter L. T. Projetos Estruturais/ Hispano Estruturas Metálicas
  • Instalações Prediais:SERT Engenharia
  • Construção:Monteplan Engenharia
  • Climatização:Primare Engenharia
  • Paisagismo:CAP / Consultoria Ambiental e Paisagística
  • Portas Em Madeira:Hugo Rodrigues
  • Cidade:Fortaleza
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações

O Palácio da Abolição, projetado originalmente por Sérgio Bernardes, foi reabilitado e restaurado pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE). Saiba mais sobre a obra na continuação.

© Beatriz Carneiro
© Beatriz Carneiro

Do Arquiteto. Tombado pelo governo estadual em 2004, por determinação da administração atual, o Palácio da Abolição foi reabilitado e restaurado para ser novamente a sede do executivo cearense. Coube ao Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE) o retrofit do conjunto, lembrando que a principal demanda do projeto seria a sua preservação por ser um bem protegido pela legislação do Patrimônio Estadual.

© Beatriz Carneiro
© Beatriz Carneiro

A equipe técnica atualizou a planta original para a nova demanda de governo onde somente foi preservado o que realmente tinha valor arquitetônico. Pois várias interferências foram feitas ao longo do tempo, muitas delas alterando o valor original do projeto. Todo o aspecto externo da obra foi rigorosamente preservado, incluindo os basculantes de vidro e ferro, como também os elementos de madeira que enriquecem toda a volumetria dos prédios. As únicas inserções que não estavam contempladas no projeto original foram os projetos de duas portarias de controle, um auditório no subsolo, para 215 pessoas e um novo abrigo para a passarela, em treliça de madeira com pequenos fechamentos em acrílico formando uma renda, peça bastante conhecida do artesanato cearense.

© Robson Melo
© Robson Melo

Nosso maior desafio foi o projeto do auditório onde tivemos que compatibilizar a estrutura nova com a antiga através da utilização das barras DYWIDAG protendidas para estabilização do conjunto estrutural.

© Robson Melo
© Robson Melo

O projeto paisagístico foi novamente desenhado pelo arquiteto Fernando Chacel, recentemente falecido, resgatando o projeto original e inserindo novas espécies, configurando hoje um dos mais belos espaços exteriores de nossa cidade.

© Gentil Barreira
© Gentil Barreira

O Palácio conta hoje com uma galeria de exposições aberta ao publico e tem todos os seus níveis tomados por setores administrativos e de apoio ao gabinete do governador.

© Beatriz Carneiro
© Beatriz Carneiro

O Mausoléu do Presidente Castelo Branco foi recuperado e trouxemos sua volumetria para sua forma original com o auxilio de fotos datadas da inauguração da obra, o entorno e o espelho d'agua também foram preservados e recuperados.

© Beatriz Carneiro
© Beatriz Carneiro

Todo o conjunto hoje se encontra aberto ao público com visitas guiadas as suas dependências.

Implantação
Implantação

Não deixe de conhecer o projeto original clicando aqui.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Fortaleza - Ceará, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Reabilitação e Restauro do Palácio da Abolição / DAE" 29 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-149418/reabilitacao-e-restauro-do-palacio-da-abolicao-slash-dae> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.