Resultado do "VI Concurso Alacero 2013" de projeto em aço para estudantes de arquitetura

Resultado do "VI Concurso Alacero 2013" de projeto em aço para estudantes de arquitetura

A Alacero (Associação Latino-americana do aço) convocou pela sexta vez todos os países membros da associação a convidar suas escolas de arquitetura para participar do desenvolvimento do ante-projeto para uma Biblioteca Midiateca Pública. A seguir o veredicto do júri na Argentina, que destacou o Primeiro e o Segundo Lugar, além de três Menções Honrosas.

Todas as imagens a seguir.

Veredicto do júri, 18 de setembro de 2013.
Júri de arquitetos: Mariano Clusellas, Bruno Emmer e Martin Torrado

PRIMEIRO LUGAR Equipe Clave PUENTE 

Universidad Nacional de Córdoba 
Integrantes: Antonella Giovannini, Soraya Jalile, Agustín Ponso e Esteban Ponso
Orientadores: Arq. María del Carmen Fernández Saiz e Arq. Fernando Díaz 

Primeiro Lugar  Prancha 4
Primeiro Lugar Prancha 4

Com inserção urbana muito coerente, a proposta de edifício ponte nutre o espaço público e liga a cidade com o parque sobre a geografia do rio. É evidentemente benéfico a cidade, unindo as margens com uma infraestrutura que engloba diversos programas.

Primeiro Lugar  Prancha 5
Primeiro Lugar Prancha 5

A estrutura toma corpo, cortes e escala de acordo com os esforços e relações espaciais. As estruturas principais, secundárias, fechamentos e camadas se fundem gradualmente. A passagem livre nas laterais permite o uso do edifício como uma ponte nos horários em que este não está em pleno funcionamento. A entrada parcialmente coberta na parte central cria um espaço público de escala apropriada. A estratégica localização de salas e torres de depósito de livros são resolvidas coerentemente com suas luzes livres necessárias e esforços estruturais requeridos por cada parte. O mezanino central permite organizar as alturas internas, deixando a menor altura da estante com livre acesso, e sua relação de pé direito duplo com salas de leitura localizadas no perímetro.

Primeiro Lugar  Prancha 6
Primeiro Lugar Prancha 6

O fluido vinculo espacial e visual entre plantas e sua relação programática com o exterior potencializa as ideias principais do projeto. A bem sucedida localização do programa permite que a área de bar-lanchonete e o auditório funcionem perfeitamente como equipamento fixo do parque independentemente do uso das salas e do restante do edifício. Resolução técnica cuidadosa e estudada das partes. O produto final é um edifício sistemático, rigoroso estruturalmente, de riqueza espacial interna e de relação fluida com o entorno, vinculando e, por vezes, "criando" cidade e paisagem.

Primeiro Lugar  Prancha 2
Primeiro Lugar Prancha 2

SEGUNDO LUGAR Equipe Clave De la Sexta  

Universidad Abierta Interamericana de Rosario
Integrantes : Berenice Blanco e Franco López
Orientador: Arq. Analía Brarda 

Segundo Lugar Prancha 1
Segundo Lugar Prancha 1

A proposta supera as premissas básicas do concurso ao reiterar o valor e o papel da arquitetura como gestora e prepulsora da reconversão não somente da paisagem e do espaço, mas também do compromisso e das demandas sociais.

Segundo Lugar Prancha 5
Segundo Lugar Prancha 5

Apresenta um sistema construtivo totalmente desenvolvido, sensato, coerente e técnico. Expressa claramente o metal e suas qualidades (padronização, montagem, repetição, leveza), sem necessidade de complicações. Simples, sintética, resumida, a estrutura é a lógica do espaço.

Segundo Lugar Prancha 6
Segundo Lugar Prancha 6

O objetivo do crescimento e do tamanho do edifício é oposto à possibilidade de explorar o sistema como uma construção térrea, simples de montagem fácil e leve. Seus seis andares de altura criam esforços que não parecem apropriados com as seções das peças estruturais utilizadas, tamanha a leveza da construção.

Segundo Lugar Prancha 3
Segundo Lugar Prancha 3

PRIMEIRA MENÇÃO Equipe Clave ONO 

Universidad Nacional de Córdoba
Integrantes: Andrés Nihoul, Lucas Oliszynski e Nahir Ottani
Orientadores: Arq. Adolfo Mondejar e Cecilia María Nicasio 

Primeira Menção Prancha 1
Primeira Menção Prancha 1

Uma grande ousadia estrutural é que embasa toda a proposta do projeto. Muito sintética, a disposição dos livros por peso equilibra as salas mais flexíveis, permitindo os expressivos balanços. A planta baixa livre de pilares é muito valorizada, destacando a importância da estrutura na concepção do projeto.

Primeira Menção Prancha 5
Primeira Menção Prancha 5

A envolvente dos pavimentos intermediários, livres de vigas, parece uma oportunidade desperdiçada frente as oportunidades de espaços públicos ou expansões livres de apoios e visualmente amplas. A inserção urbana em relação ao entorno residencial parece, a principio, equivocada.

Primeira Menção Prancha 6
Primeira Menção Prancha 6

A expressão do compromisso estrutural mostra as intenções claras, sintéticas e contundentes para o edifício.

Primeira Menção Prancha 7
Primeira Menção Prancha 7

SEGUNDA MENÇÃO Equipe Clave BKL 

Universidad Nacional de Córdoba
Integrantes: Erika Braun, Germán Kobluk e Candelaria Lacherre
Orientadores: Arq. Carlos Barrado e Javier Georgis 

Segunda Menção Prancha 1
Segunda Menção Prancha 1

Interessante implantação em relação à paisagem. A estrutura funciona de forma inteligente ao suspender a construção e permitir seu pouso sobre o terreno. O programa tem proporção equilibrada entre cheios e vazios. A utilização do metal e suas condições de resistência revela-se através de soluções múltiplas - balanços, treliças e tirantes - maximizando o esforço de tração e de compressão.

Segunda Menção Prancha 4
Segunda Menção Prancha 4

A pele desmaterializa o metal, utilizado neste caso sob a forma de lâmina, tal como um envólucro. 

Segunda Menção Prancha 6
Segunda Menção Prancha 6

TERCEIRA MENÇÃO Equipe Clave PORTICOS

Universidad Abierta Interamericana Rosario
Integrantes: Virginia Dominino, Guillermina Eguiazu, Gina Sabella e Eliana Bigot
Orientador: Arq. Sebastián Ruani 

Terceira Menção Prancha 1
Terceira Menção Prancha 1

Clara organização do programa em função da implantação estrutural. O projeto expressado é leve e iluminado, flutuando acima do parque. As vigas reticuladas principais da estrutura são responsáveis por manter a leveza, formadas por pequenas peças, de pequena seção, mas contando com a altura, inércia e força suficientes para suportar os ambientes.

Terceira Menção Prancha 6
Terceira Menção Prancha 6

Os tirantes que suportam o  volume em suspenso são chumbados nas vigas que, por sua vez, também cumprem a função de iluminar os ambientes através de claraboias.

Terceira Menção Prancha 4
Terceira Menção Prancha 4

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Cabezas, Constanza. "Resultado do "VI Concurso Alacero 2013" de projeto em aço para estudantes de arquitetura " [Resultados VI Concurso Alacero de diseño en acero para estudiantes de arquitectura 2013] 02 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-149252/resultado-do-vi-concurso-alacero-2013-de-projeto-em-aco-para-estudantes-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.