O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pontes
  4. Espanha
  5. Alfa Polaris
  6. 2012
  7. Passarela Sant Pere Sacarrera / Xavier Font

Passarela Sant Pere Sacarrera / Xavier Font

  • 10:00 - 24 Outubro, 2013
  • Traduzido por Naiane Marcon
Passarela Sant Pere Sacarrera / Xavier Font
Passarela Sant Pere Sacarrera / Xavier Font, © Xavier Font
© Xavier Font

© Xavier Font © Xavier Font © Xavier Font © Xavier Font + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    Barcelona, Espanha
  • Arquiteto responsável

    Xavier Font
  • Empreiteiro

    Excavaciones y Construcciones Benjumea, S.A
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Xavier Font
© Xavier Font

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta passarela sobre o novo desvio de Sant Pere Sacarrera é parte de um novo itinerário em "Y" que liga o centro da cidade a dois caminhos com acesso a uma área de floresta, que foram interrompidos pela nova estrada. O cliente não só quis fornecer aos pedestres uma experiência agradável, mas também realizar um projeto atrativo que melhoraria a experiência visual dos motoristas evitando, entretanto, soluções luxuosas. O objetivo foi obter uma proposta com custo e impacto ambiental reduzidos. Por isso a equipe de projeto propôs uma estrutura de viga treliçada de aço Corten - muito eficiente do ponto de vista estrutural e cuja superfície enferrujada protege de futura corrosão - para o deck; o uso de lâmpadas de LED - com vida útil longa e energeticamente eficientes - para a iluminação sobre a ponte; e madeira polimérica - quase livre de manutenção - para o deck sobre a estrutura.

© Xavier Font
© Xavier Font

O projeto da nova passarela foi fortemente condicionado pela forma assimétrica do corte transversal da estrada, marcado pela diferença de nível dos dois bancos. Uma passarela composta por dois elementos foi proposta. O elemento principal é uma plataforma contínua formada por duas vigas treliçadas com profundidade variável, unidas entre si por vigas transversais. O outro, ao contrário, dá suporte ao deck de madeira de largura variável através de vigas longitudinais. O vão principal deste elemento atravessa a estrada, enquanto o segundo permanece integrado ao pilar norte, onde uma rampa em zig-zag eleva o nível, ajudando assim a reduzir sua inclinação longitudinal. O segundo elemento é uma plataforma quadrada integrada ao pilar sul, que cria uma espécie de praça que proporciona belas vistas da cidade e seus arredores.

© Xavier Font
© Xavier Font

As vigas principais tem a forma ligeiramente curva em vista e sua profundidade varia, sendo a máxima na extremidade norte - onde a largura do deck é mínima - e mínima na extremidade sul - onde a largura do deck é máxima. Uma vez que a corda superior da treliça não tem apoio, para prevenir flambagem lateral o designer melhorou a rigidez à torção da inferior, dando-lhe uma forma de caixa oca; reforçou a rigidez lateral dos membros da trama e aumentou a largura da parte superior, a qual foi dada a forma de U invertido. Isso fornece espaço suficiente para que as luzes sejam embutidas. Lampas de LED de alta eficácia e baixa manutenção foram instaladas em cada um dos vãos da treliça. Esta solução não só fornece uma iluminação agradável ao longo da travessia, mas, por meio da combinação de luz e sombra, realça a beleza da estrutura à noite.

Planta geral
Planta geral

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Alfa Polaris
Escritório
Cita: "Passarela Sant Pere Sacarrera / Xavier Font" [Sant Pere Sacarrera Footbridge / Xavier Font] 24 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/148630/passarela-sant-pere-sacarrera-slash-xavier-font> ISSN 0719-8906