O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. YLAB Arquitectos
  6. Casa Vallvidrera / YLAB Arquitectos

Casa Vallvidrera / YLAB Arquitectos

Casa Vallvidrera / YLAB Arquitectos
Casa Vallvidrera / YLAB Arquitectos, © Marcela Grassi
© Marcela Grassi

© Marcela Grassi © Marcela Grassi © Marcela Grassi © Marcela Grassi + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Barcelona, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Tobias Laarmann, Yolanda Yuste López
  • Área

    286.0 m2
  • Fotografias

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto situa-se em Vallvidrera, área residencial nas proximidades de Barcelona cercado pelo parque Collserola, em um lote pequeno e inclinado entre um vale e uma floresta de coníferas.

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

Os objetivos do projeto foram alcançar a maior área construída possível dentro de um orçamento limitado e otimizar a orientação de todas as aberturas, mantendo a privacidade dos moradores.

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

Para tanto, um volume compacto de três pavimentos foi criado, surgindo da geometria do terreno acidentado, reinterpretando a arquitetura vernacular local com sua cobertura inclinada e alongando-se nos níveis superiores para aumentar a área disponível.

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

Formalmente, o volume é um cubo cujas faces foram subdivididas em quatro quadrantes. As faces superiores são extrudadas para criar o telhado. As faces laterais foram rotacionadas para enquadrar momentos significativos da paisagem, preservando a privacidade dos vizinhos.

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

A fachada consiste de uma pele contínua que atribui o mesmo aspecto opaco para as paredes, teto e aberturas. Os painéis fixos de vidro das janelas alinham-se exteriormente à fachada, assim como as aberturas com esquadrias móveis, dotadas de folhas de alumínio perfurado

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

Uma cerca frontal de aço Corten na extremidade mais baixa do lote controla o acesso de pedestres e automóveis à propriedade. No exterior existem dois terraços e as áreas em aclive foram modeladas em rampas triangulares. Foram usadas pedras de diversas cores orginárias da região nos pavimentos, na forma de placas longas e estreitas nas zonas planas e blocos irregulares menores nas inclinadas.

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

O nível de entrada é composto por um dormitório, um banheiro, cozinha e área de jantar. A cozinha é um espaço com pé direito duplo com duas grandes aberturas com as melhores vistas do vale. Acima, está a suíte, com dormitório e banheiros voltados para a floresta, na porção posterior do terreno. O pavimento semienterrado abriga depósito e máquinas, uma sala de estar e um escritório, ambos com acesso ao jardim.

© Marcela Grassi
© Marcela Grassi

No interior, o piso e as paredes dos banheiros são revestidos de pedra Capri natural; demais paredes e as portas receberam acabamento em pintura marfim. Na porção de pé direito duplo, móveis embutidos de olmo escuro são usados na cozinha e na área de jantar, integrados aos armários da suíte.

Elevação
Elevação

Ver a galeria completa

Cita: "Casa Vallvidrera / YLAB Arquitectos" [Vallvidrera House / YLAB Arquitectos] 23 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/147935/casa-vallvidrera-slash-ylab-arquitectos> ISSN 0719-8906