O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. México
  5. C Arquitectos
  6. 2012
  7. ITI 68 / C Arquitectos

ITI 68 / C Arquitectos

  • 22:00 - 21 Outubro, 2013
  • Traduzido por Naiane Marcon
ITI 68 / C Arquitectos
ITI 68 / C Arquitectos, © Onnis Luque
© Onnis Luque

© Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque © Onnis Luque + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    Parques "Circuito Bicentenario", Circuito Interior (Paseo de las Jacarandas) esquina Insurgentes, Santa María Insurgentes, 06430 Cidade do México, D.F., México
  • Arquiteto

    René Caro
  • Colaboradores

    Jesús López, Alberto Mendoza, José Luis Rojo
  • Consultores

    CGS Mecánica de Suelos, PESA Proyecto Estructural, SeIIESA Instalaciones
  • Construção

    Renovarq
  • Propietário

    Desarrolladora Inmobiliaria WELT
  • Área

    1185.0 m²
  • Añno

    2012
  • Fotografia

    Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como contrapeso ao fracasso dos modelos de habitação social periférica desenvolvidos durante os últimos quinze anos na ZMVM (Zona Metropolitana do Vale do México), as autoridades da Cidade do México promoveram, nos últimos anos, diversos programas de desenvolvimento de habitação social e popular em solo urbano.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

ITI68 é um projeto de habitação popular localizado na intersecção de dois corredores de urbanização intensa na Cidade do México. Estes corredores, caracterizados pela concentração de oferta de transporte, equipamentos e serviços têm, entretanto, um número significativo de vazios urbanos, ideais para a inserção de habitação de densidade média e alta.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

A situação do projeto, em frente a uma via motorizada de alta velocidade, definiu desde o início sua postura em relação ao entorno: entende que esta paisagem é vista a partir do carro, percebida em movimento e acompanhada de flashes de informação visual como publicidade, infraestrutura, etc.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

A resposta do projeto se configura a partir da síntese de elementos arquitetônicos: um volume homogêneo, composto por alguns painéis sólidos coloridos e outros envidraçados, apoiado sobre uma base mais sóbria, na escala da rua, do pedestre. Queremos criar uma nova referência urbana que de alguma maneira decante as vibrações visuais externas para inserir-se nele.

© Onnis Luque
© Onnis Luque

Em relação ao programa, o projeto desenvolve duas tipologias de habitação, que variam entre 45m² e 52m², organizadas em três volumes independentes, com circulação e pátios de iluminação e ventilação entre eles. Entendemos que a habitação popular, particularmente aquela desenvolvida em solo urbano, precisa de certos instrumentos e estratégias para ser bem sucedida, tais como a ideia de racionalidade em contraposição à de padronização; ou a ideia de adaptabilidade em relação ao conceito de habitação mínima. A definição técnica, construtiva, funcional e plástica do projeto se baseia nessas premissas.

Planta Tipo
Planta Tipo

As soluções das fachadas interiores tiveram pelo menos dois desafios: deslizar passagens ente espaços e moradias, alcançado através da implantação geométrica de painéis sólidos e envidraçados; e dar certa personalidade a cada um dos volumes através da aplicação de séries cromáticas em cada pátio.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
C Arquitectos
Escritório
Cita: "ITI 68 / C Arquitectos" [ITI 68 / C Arquitectos] 21 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/147838/iti-68-slash-c-arquitectos> ISSN 0719-8906