O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Espanha
  5. Eva Cotman
  6. 2013
  7. Um refúgio em Raval / Eva Cotman

Um refúgio em Raval / Eva Cotman

  • 14:00 - 22 Outubro, 2013
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Um refúgio em Raval / Eva Cotman
© Eva Cotman & María Ceballos
© Eva Cotman & María Ceballos

© Eva Cotman & María Ceballos © Eva Cotman & María Ceballos © Eva Cotman & María Ceballos © Eva Cotman & María Ceballos + 12

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto visa renovar e melhorar um apartamento em Raval, no bairro Cidade Velha, em Barcelona. Um bairro que costumava ser conhecido por sua vida noturna e insegurança, Raval mudou significativamente nos últimos anos e tornou-se uma das atrações turísticas do centro da cidade. Hoje é o lar de muitos bares, restaurantes, museus e galerias de arte, o que tornou-o muito popular entre os jovens profissionais e estudantes. Os clientes são um jovem casal com uma vida social intensa, que utilizam totalmente todas as atividades culturais que esta região oferece. Por essa razão, necessitam um espaço aberto para compartilhar com os amigos, e um espaço fechado só para eles.

Um refúgio em Raval / Eva Cotman, © Eva Cotman & María Ceballos
© Eva Cotman & María Ceballos

O que nós encontramos ao entrar no apartamento é um conjunto de espaços alojavam usos diversos que tinha acumulado vários elementos e camadas nas paredes e tetos ao longo dos anos, criando um ambiente pouco funcional. Ainda que o apartamento não tivesse um valor patrimonial excepcional, a sua história é atraente, especialmente no sentido de materiais construtivos.

© Eva Cotman & María Ceballos
© Eva Cotman & María Ceballos

O apartamento agrega valor aos materiais originais, como o teto com vigas de madeira com cerâmica e paredes de tijolos, que foram pintadas de branco para uma base neutra, como uma tela em que os proprietários irão preencher com cor e vida. No projeto foi dada muita atenção em maximizar o espaço do dia (estar + jantar + cozinha), criando uma interação visual entre diferentes partes da casa, mantendo a privacidade do resto dos espaços.

© Eva Cotman & María Ceballos
© Eva Cotman & María Ceballos

Sendo um pequeno apartamento de apenas 40m², foram utilizados elementos de mobiliário que podem oferecer multifuncionalidade. O coração da casa é em torno da biblioteca, que separa o closet da cozinha e, ao mesmo tempo, conecta a sala de jantar com a sala de estar e a cozinha. Esta biblioteca é usada como uma escada para acessar o pequeno loft, que abriga a cama de hóspedes e também serve para acessar os armários localizados no teto acima do espaço da cozinha. Assim, com um único elemento, alcançou uma comunicação circular dentro do pavimento e fez um melhor uso do espaço. É um apartamento compacto, com elementos multifuncionais para oferecer flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes usos, um "mini-espaço" com uma "maxi-funcionalidade".

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Eva Cotman
Escritório
Cita: "Um refúgio em Raval / Eva Cotman" [Un refugio en Raval / Eva Cotman] 22 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/147560/um-refugio-em-raval-slash-eva-cotman> ISSN 0719-8906