O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Austrália
  5. Rolf Ockert Design
  6. 2012
  7. Casa Bronte / Rolf Ockert Design

Casa Bronte / Rolf Ockert Design

Casa Bronte / Rolf Ockert Design
Casa Bronte / Rolf Ockert Design, Cortesia de Rolf Ockert Design
Cortesia de Rolf Ockert Design

Cortesia de Rolf Ockert Design Cortesia de Rolf Ockert Design Cortesia de Rolf Ockert Design Cortesia de Rolf Ockert Design + 15

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes se aproximaram dos arquitetos para criar a casa de seus sonhos em um terreno alto, sobre o Oceano Pacífico, onde pudessem sentir-se de férias todos os dias. Enquanto a vista era fantástica, o terreno era muito pequeno e sufocado pelas arrogantes residências vizinhas.

A casa finalizada, no entanto, acabou tornando-se espaçosa e como se estivesse a sós com o mar e o céu.

Cortesia de Rolf Ockert Design
Cortesia de Rolf Ockert Design

Sendo fortemente restringido pelas condições do lote, havia apenas dois caminhos que poderiam ser tomados para criar generosidade de espaços e localização:

Em primeiro lugar a altura surpreendente da sala de estar que tira proveito da única dimensão espacial extravagante disponível.

Cortesia de Rolf Ockert Design
Cortesia de Rolf Ockert Design

E, em segundo, a busca de pontos de vistas para o mar e o céu, sempre que possível. Empenas laterais altas, além da privacidade, servem para fornecer massa térmica para um clima interior confortável, com esquadrias contínuas para a contemplação de toda a vista. A grande parede de concreto, dominando o espaço, possui esquadrias estreitas, permitindo vislumbres provocantes do oceano ao entrar na casa, ao mesmo tempo que também corta efetivamente a presença visual do vizinho.

A casa abre-se completamente para o leste, à vista deslumbrante do oceano.

Cortesia de Rolf Ockert Design
Cortesia de Rolf Ockert Design

Isso também permite a captura da constante brisa do mar, resfriando a casa durante todo o ano, facilmente regulada por variadas opções de ventilações por portas de correr e venezianas operáveis​​.

Uma paleta rica, mas reduzida, de materiais orgânicos, com o concreto, pisos e forros de madeira, acabamentos em aço cortem e materiais texturizados contrastam com o fino detalhamento do interior e ancoram a residência no aspecto arejado e iluminado criado pela grande abertura à natureza.

Cortesia de Rolf Ockert Design
Cortesia de Rolf Ockert Design

Simplicidade sofisticada poderia ser o lema mais adequado ao projeto desta casa. O projeto demandou uma abordagem muito rigorosa, devido às expectativas dos clientes quanto ao seu padrão. Embora o foco fosse, naturalmente, a maximização da contemplação da majestosa vista para o mar, o contexto suburbano que levou a maioria das decisões principais de projeto: O muro de concreto entalhado ao norte, a empena cega a sul, o teto alto com a sua faixa contínua, destacando janelas e venezianas.

Cortesia de Rolf Ockert Design
Cortesia de Rolf Ockert Design

A casa modificou a vida dos clientes. Tendo afastado-se de um estilo de vida de alto padrão, eles agora desfrutam da vida praiana e exercitam suas novas ocupações, como escritor e terapeuta. Este estilo de vida é parcialmente financiado pelo aluguel da casa para alguns visitantes de alto calibre. A qualidade arquitetônica e valorização da localização junto ao oceano através do projeto foi essencial para que isso fosse possível.

Planta Baixa - 1° Pavimento
Planta Baixa - 1° Pavimento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Bronte / Rolf Ockert Design" [Bronte House / Rolf Ockert Design] 09 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/145143/casa-bronte-slash-rolf-ockert-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.