O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. “Les pieds sur terre”: projeto vencedor do concurso internacional de idéias “Pavilhão da Arquitetura em Terra”

“Les pieds sur terre”: projeto vencedor do concurso internacional de idéias “Pavilhão da Arquitetura em Terra”

“Les pieds sur terre”: projeto vencedor do concurso internacional de idéias “Pavilhão da Arquitetura em Terra”
“Les pieds sur terre”: projeto vencedor do concurso internacional de idéias “Pavilhão da Arquitetura em Terra”, Perspectiva externa. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares
Perspectiva externa. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares

Como parte do projeto "Uma indústria cultural em desenvolvimento: arquitetura em terra", o Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos de Níger (CISP Níger), através do programa ACP-EU de apoio ao setor cultural, organizou um concurso internacional de ideias para um pavilhão de arquitetura em terra em Niamey, capital de Níger, cujo mote era "Pas de futur sans culture" ou, "Não há futuro sem cultura".

O objetivo do concurso era a concepção de um pavilhão da arquitetura em terra que oferecesse um testemunho contemporâneo deste tipo de arquitetura, difundindo as possibilidades oferecidas pelas técnicas de construção com materiais locais, em particular a terra. Este concurso de ideias, aberto a profissionais da construção, docentes e estudantes de arquitetura, ofereceu uma oportunidade única para os participantes de se aprofundar na temática da construção em terra.

A equipe vencedora, composta por dois estudantes da Universidade Federal de Uberlândia - Abiola Akandé Yayi e Robert Soares - utiliza a técnica de taipa de pilão para propor um pavilhão que se assume como uma construção em terra crua - que independe de materiais mais “nobres” - e que leva em consideração as condições climáticas de Niamey, como a insolação e a orientação dos ventos, em sua composição formal e espacial.

Mais imagens e a descrição dos autores a seguir.

Corte longitudinal. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares Corte em croqui mostrando a insolação e a chuva. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares Perspectiva interna. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares Planta de Cobertura. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares + 8

Dos autores:

Dois volumes compõe o pavilhão. Sua implantação se dá basicamente em um único nível, com exceção do interior do bloco inferior, com desnível de 50 cm para baixo.

Planta Baixa. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares
Planta Baixa. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares

O volume superior concentra as exposições de maquetes, banners e LCD. Em seu piso estão enterrados cilindros metálicos vazados que podem comportar paredes móveis de bambu para que os expositores possam controlar a espacialidade interior, retirando ou adicionando paredes da forma que desejarem.

Perspectiva interna. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares
Perspectiva interna. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares

O volume inferior conta com uma ludoteca que pode também comportar exposições, e com uma biblioteca 50 cm abaixo, acessada por três degraus ou por uma rampa acessível. Esse volume possui estantes para livros espalhadas por suas paredes internas.

Da biblioteca é possível ainda acessar um espaço de descanso e leitura semicoberto que tem relação direta com acessos do hangar dos artesãos.

Fachada leste. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares
Fachada leste. Image Cortesia de Abiola Akandé Yayi e Robert Soares

O pavilhão conta ainda com um pequeno cinema/teatro ao ar livre, que pode acomodar pequenas mostras de filmes e documentários. O desenho de sua arquibancada foi pensado para que o usuário, ao se sentar, possa admirar, além do filme, a paisagem natural e urbana do vale por onde passa o Rio Níger.

Para mais informações sobre o concurso e para acessar o conteúdo completo dos trabalhos vencedores, por favor, acesse a página oficial da competição.


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "“Les pieds sur terre”: projeto vencedor do concurso internacional de idéias “Pavilhão da Arquitetura em Terra”" 06 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/144701/les-pieds-sur-terre-projeto-vencedor-do-concurso-internacional-de-ideias-pavilhao-da-arquitetura-em-terra> ISSN 0719-8906