O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitectura Industrial
  4. Itália
  5. Matteo Thun & Partners
  6. 2009
  7. Tortona 37 Complexo Multifuncional / Matteo Thun & Partners

Tortona 37 Complexo Multifuncional / Matteo Thun & Partners

Tortona 37 Complexo Multifuncional / Matteo Thun & Partners
Tortona 37 Complexo Multifuncional / Matteo Thun & Partners, © Matteo Danesin
© Matteo Danesin

© Daniele Domenicali © Matteo Danesin © Matteo Danesin © Daniele Domenicali + 15

  • Gerenciamento de Projetos

    Mangiavacchi Pedercini s.r.l
  • Estrutura

    B.C.V. progetti S.r.l, ing. Alberto Vintani, ing. Claudio Cerra
  • Civil

    B.C.V. progetti S.r.l, Ing. Alberto Vintani
  • Geotécnico

    Ing. Celotti Claudio
  • Iluminação

    Matteo Thun & Partners Srl
  • Urbano

    Urb.a.m. s.r.l Arch Francesco Moglia
  • Serviços

    Planning s.r.l Ing. Gianluigi Marazzi, Ing. Matteo Bosetti, Ing. Tieghi Andrea
  • Arquitetura Paisagística

    AG&P srl Arch. Valerio Cozzi
  • Empreiteira Geral

    Di Vincenzo –Mangiavacchi S.c.a.r.l
  • Contratante Serviços Gerais

    Carlo Gavazzi Impianti S.p.A.
  • Mais informações Menos informações
© Daniele Domenicali
© Daniele Domenicali

Descrição enviada pela equipe de projeto. A transformação da Via Tortona, iniciada pelo empresário Alessandro Cajrati Crivelli na década de 1990, está sendo continuada, revelando todo o seu potencial para a revitalização e reinterpretando um dos locais urbanos mais interessantes da cidade. O projeto Tortona 37, de Matteo Thun & Partners, é parte deste processo saudável de reaproveitamento da terra, fortalecendo-a por meio de arquiteturas de baixo impacto ambiental. Um projeto de edifício que resgata uma antiga planta industrial, com 25 mil metros quadrados (que pertencia à General Electric) e seu restauro por meio da tecnologia com eficiência energética de ponta. Tortona 37 é um complexo arquitetônico de uso misto composto por cinco edifícios e um pátio em torno de um jardim arborizado. Cada edifício retangular possui 6 pavimentos, permitindo dupla orientação nos apartamentos. Estes possuem pés direitos duplos (7 m), conformando espaços abertos com um mezanino interno de grande versatilidade funcional, onde os moradores inserem salas de exposição, laboratórios, estúdios profissionais, lojas, escritórios, entre outros usos. Os espaços internos altamente flexíveis também asseguram sustentabilidade ao longo do tempo. Uma treliça branca em balanço sobre os quadros de fachada enquadra as largas esquadrias de todo o volume, que culmina na cobertura com um grande terraço, como uma autêntica praça urbana com amplas vistas a todo o horizonte.

© Daniele Domenicali
© Daniele Domenicali

Cada característica de projeto visa alcançar a máxima eficiência energética, coordenando habilmente o projeto arquitetônico com a engenharia: desde o sistema de ar condicionado que trabalha com a energia geotérmica, até a utilização de painéis radiantes nos interiores e o cuidadoso estudo realizado para a envoltória externa.

© Matteo Danesin
© Matteo Danesin

A fachada de vidro, incorporada em um sistema de cortinas externas, é altamente eficiente na redução do impacto da insolação (até 87%) para evitar que os interiores superaqueçam durante o verão. Uma filtragem de insolação adicional é feita pelas persianas de madeira (utilizada sem revestimento) sobre os caixilhos das esquadrias e nas grandes janelas protuberantes, de modo que sua imagem evolua naturalmente ao longo do tempo.

A exploração geotérmica é um princípio de ponta na eco-sustentabilidade, ainda não sendo usado com muita freqüência na Itália, mas reconhecido por proporcionar benefícios ambientais definitivos. Em primeiro lugar, a geotermia é uma fonte livre de energia. A água subterrânea de Milão está sempre disponível a uma temperatura constante, mais quente do que o ar externo no inverno, e mais fria do que a superfície no verão: um ponto de partida altamente benéfico do ponto de vista energético.

Diagrama
Diagrama

O projeto 37 Tortona explora a energia geotérmica para gerar água quente e fria (até mesmo simultaneamente), por meio de bombas de calor polivalentes, configurando-se como um dos sistemas mais eficientes atualmente disponíveis, com baixo impactos ambientais.

© Daniele Domenicali
© Daniele Domenicali

Quatro cavidades extraem a água subterrânea em uma temperatura entre 14 °C e 16 °C, dependendo da época do ano. A água é transportada a um tanque de captação e a outro, de decantação, para, em seguida, ser fornecida a cada uma das unidades por meio de bombas de calor.

© Daniele Domenicali
© Daniele Domenicali

O projeto utiliza um sistema misto de ar condicionado e painéis radiantes de teto para climatização dos interiores. Os painéis de teto radiante utilizados no complexo são os complementos ideais para as bombas de calor à base de água, criando um sistema eficiente da energia. Os painéis são abastecidos pela "baixa temperatura quente" de água no inverno e de "alta temperatura fria" da água no verão, apenas exigindo uma quantidade mínima de energia para operar em certos momentos do ano. Além disso, a temperatura ambiente é controlada por meio da irradiação, com nenhum ruído ou correntes de ar, garantindo o máximo conforto nas áreas ocupadas por pessoas. O ar condicionado primário é fornecido por unidades de processamento, equipados com baterias de pré-processamento. Comparado aos sistemas convencionais, os principais benefícios são a alta eficiência energética, emissões zero no local da instalação, silêncio durante o funcionamento e nenhum impacto na paisagem.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Matteo Thun & Partners
Escritório
Cita: "Tortona 37 Complexo Multifuncional / Matteo Thun & Partners" [Tortona 37 Multi-Purpose Complex / Matteo Thun & Partners] 05 Out 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/144589/tortona-37-complexo-multifuncional-slash-matteo-thun-and-partners> ISSN 0719-8906