O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Espanha
  5. Elisa Valero Ramos
  6. 2012
  7. Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura

Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura

  • 15:00 - 27 Setembro, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura
© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

© Fernando Alda  © Fernando Alda  © Fernando Alda  © Fernando Alda  + 9

  • Colaborador

    Leonardo Tapiz Buzarra
  • Construtora

    Construcciones Parejo Anguita S.L.
  • Inspetores de Construção

    Francisco Javier Escolano González and José Moreno Gómez
© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de apartamentos de aluguel fica em um bairro ao sul de Granada, onde o Rio Vega começa a fluir cercado pelo sopé das montanhas de Sierra Nevada.

O terreno trapezoidal localiza-se em um cruzamento e tem uma área edificável de mais de 100m². A porção a sudoeste do lote é adjacente, enquanto os outros lados são ruas: Carretera de Gojar ao sudeste, Avenida Carmen Morcillo no noroeste, e Alhambra Street ao nordeste.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

O edifício é construído ocupando o terreno todo, após a doação de uma porção adicional pela Câmara Municipal, o que auxiliou na consolidação da esquina deste quarteirão. Possui três pavimentos acima do térreo e um subsolo que serve como armazenamento local no piso térreo. Nos níveis superiores estão os apartamentos, cada qual com dois dormitórios e uma cozinha. O acesso ao edifício se dá a partir da Avenida Carmen Morcillo. As escadas e o elevador encontram-se no meio, criando uma centralidade com as instalações adjacentes e deixando o restante do pavimento livre de instalações.

A partir dos níveis superiores belas vistas do vale e de Sierra Nevada podem ser apreciadas.

Este projeto foi concebido e construído de modo econômico e racional. Econômico não somente pela construção, mas também pela manutenção do edifício de maneira sustentável.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

A questão principal é o isolamento para minimizar as perdas de energia e para otimizar o uso da luz natural. Tijolos vazados são revestidos com placas de estuque de isolamento em seu interior e com revestimento cerâmico no exterior, para melhorar o isolamento.

Todas as fachadas dos edifícios, como a capa de um livro, são revestidas por um grês queimado duplamente a 1220º e esmaltado na cor branca sierra nevada. O edifício todo foi modulado por estas peças de grês de 40x80, que são fixadas na fachada através de grampos escondidos.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

A pesquisa de novos materiais é realizada através da utilização de um esmalte que é conhecido pela

sua capacidade de captura de CO². A composição do hidróxido de cálcio Ca(OH)² é criada a partir da otimização e reorganização do resíduo de carboneto de cal gerado no processo de obtenção de gás acetileno. O tamanho da partícula primária, devido a obtenção desta via alternativa, é apresentada abaixo de 100nm (nanomaterial) permitindo uma elevada reatividade para o CO². Ca(OH)² + H²O + CO² CaCO³. De acordo com esta equação: 0,59 toneladas de CO² por tonelada de Ca(OH)². A condições de umidade são ideais para favorecer o processo de definição de Gójar.

Este grês brilha no sol como a neve em Sierra Nevada, revestindo todas as paredes e cobertura do edifício com peças de 40x80.

Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos de Aluguel em Gojar / Elisa Valero Arquitectura" [Three apartaments and local in Gójar / Elisa Valero Arquitectura] 27 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/142159/apartamentos-de-aluguel-em-gojar-slash-elisa-valero-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.