O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Terceiro lugar no Concurso Archivo General de La Nación / Argentina

Terceiro lugar no Concurso Archivo General de La Nación / Argentina

Terceiro lugar no Concurso Archivo General de La Nación / Argentina
Terceiro lugar no Concurso Archivo General de La Nación / Argentina, Cortesia de Equipo ganador
Cortesia de Equipo ganador

No ano passado a Sociedad Central de Aquitectos (SCA) lançou o concurso nacional para o novo Archivo General de la Nación. Apresentamos aqui o projeto que ficou em terceiro lugar, cuja proposta "surge de uma busca pela integração com o futuro Parque Linear e com o espaço público de escala metropolitana do mesmo, estabelecendo uma condição sintática no hipertexto geral." Mais detalhes a seguir.

Cortesia de Equipo ganador
Cortesia de Equipo ganador

Um volume "flutua" paralelo a Pichincha, liberando as perspectivas para a antiga prisão, reivindicando o futuro Centro Cultural e celebrando a continuidade do bosque em frente ao Garraham.

Cortesia de Equipo ganador
Cortesia de Equipo ganador

Ao se elevar, este volume estabelece um abrigo para atividades espontâneas e fluidez espacial para a praça provisória (área de futuro crescimento), constituindo um acréscimo aos espaços públicos do futuro Parque Linear. Partindo do mesmo nível da antiga fachada de 1979, opondo-se por contraste à impenetrável presença da ex-prisão, a nova cobertura se abre como um átrio público do futuro edifício cultural.

Planta de cobertura
Planta de cobertura

O programa apresenta dois volumes justapostos, formando um "T". Na parte superior estão os arquivos em quatro pavimentos, organizados entre dois corredores paralelos às grandes fachadas. No espaço entre os dois volumes estão os arquivos guardados. Este subsistema se conecta verticalmente através de três núcleos de circulação vertical, dois dos quais destinados a saídas de segurança e um (central) que conecta todo o conjunto.

Corte longitudinal
Corte longitudinal

O volume inferior do "T" abriga o programa de serviços públicos e de funcionários, distribuídos em três níveis: Plano Noble +2,80, entrada do público, recepção, midiateca, exposição e auditório; Segundo Piso +6,40, salas de consulta, leitura, áreas de empréstimos e administração; Planta Baixa destinada ao restauro, catalogação, entrada de funcionários. As áreas privadas deste subsistema se articulam verticalmente com o setor mais alto (arquivos) através do núcleo onde as duas barras se sobrepõem. 

Cortesia de Equipo ganador
Cortesia de Equipo ganador

As futuras ampliações devem se integrar facilmente ao bloco elevado de arquivos construído na primeira etapa.

Prevê-se a utilização de revestimentos econômicos e que não necessitem de muita manutenção, com bom desempenho térmico e acústico, resistentes à umidade. Também serão utilizadas paredes de concreto com espessura adequada, garantindo uma inércia térmica coerente com o valioso material armazenado no interior do edifício. 

Cortes
Cortes

A estrutura apresenta três pontos de apoio sobre os quais está apoiada a viga caixão que abriga os quatro níveis de arquivos. Esta simplicidade estrutural permite a abertura e elevação do edifício sobre Pichincha, articulando o conjunto com o sistemas de lugares do futuro Parque, argumento central da proposta. 

tercer lugar

Competição : Concurso Archivo General de La Nación
Premio : Tercer Lugar
Projeto :
Autores : Alberto Baulina, Gustavo González, Manuel González Veglia, Gastón González, Natalia Bartolilla, Abigail Calachi, Didier Curet, Julia Angeles González, Pia Pedraza, Santiago Cismondi, Alejandro Hernandez, Emanuel Zarantonello , Arq. Fernando Mathiuz

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Cabezas, Constanza. "Terceiro lugar no Concurso Archivo General de La Nación / Argentina" [Tercer Lugar Concurso Archivo General de La Nación / Argentina] 20 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/141488/terceiro-lugar-no-concurso-archivo-general-de-la-nacion-slash-argentina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.