O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Outros Edifícios
  4. Brasil
  5. Geraldo Ângelo Silva
  6. 2013
  7. Almoxarifado Central UFMG / Geraldo Ângelo Silva

Almoxarifado Central UFMG / Geraldo Ângelo Silva

  • 16:57 - 12 Setembro, 2013
Almoxarifado Central UFMG / Geraldo Ângelo Silva
Almoxarifado Central UFMG / Geraldo Ângelo Silva, © Junia Mortimer
© Junia Mortimer
  • Arquitetos

    Geraldo Angelo Silva (autor) e Rogério Vieira (colaborador)
  • Localização

    Pampulha, Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil
  • Arquitetura

    DPFP
  • Área

    1975.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Junia Mortimer
© Junia Mortimer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um prédio para o Departamento de Logística de suprimentos e serviços operacionais da Universidade, responsável pela estocagem e distribuição de suprimentos para as unidades acadêmicas.

© Junia Mortimer
© Junia Mortimer

A proposta arquitetônica para o novo edifício do Almoxarifado central da UFMG teve como premissa básica explorar das técnicas e detalhes construtivos já consolidadas pela pratica de construção da Universidade afim de otimizar tempo de projeto e obra, bem como, reduzir radicalmente os custos de execução. Sob esse objetivo, a intenção foi criar uma variação na paisagem incorporando elementos arquitetônicos do seu contexto. A concepção possibilitou da uma execução rápida simples, através de sistemas construtivos e economicamente viáveis, consolidados através de outras obras da instituição.

© Junia Mortimer
© Junia Mortimer

O edifício proposto fica no quarteirão cinco do campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais, em área contígua à Imprensa e ao Posto de gasolina, próximo também, à Unidade administrativa II. O Prédio abriga a Divisão de material (DIMAT), o setor de patrimônio, além dos arquivos mortos da Reitoria, Diretoria de ação cultural e comunitária e adequando suas instalações para as demandas atuais de infra estrutura, funcionamento e segurança , capacitando a unidade para manter e otimizar suas dinâmicas de trabalho. Dinâmicas estas relacionadas à logística de suprimentos e materiais de insumos da Instituição.

Planta - 1º Pavimento e Fachada Sul
Planta - 1º Pavimento e Fachada Sul

A concepção geral do edifício parte da ideia da articulação modular entre os espaços. Foi desenvolvida para a proposta uma malha de módulo 4,00 x 4,00 metros. A estrutura aparente foi pintada para proteção contra as intempéries. Toda a vedação externa do prédio, serão em blocos de concreto pintados. As divisões internas do prédio, exceto circulações, serão rebocadas e pintadas. O bloco foi orientado com as fachadas e aberturas principais voltadas para as direções norte e sul, a fim de garantir um melhor desempenho de conforto térmico e lumínico, reduzindo a incidência direta de raios solares, conforme recomendação do Plano Diretor da Universidade.

Cortes, Fachada Oeste e Planta - Casa de Máquinas
Cortes, Fachada Oeste e Planta - Casa de Máquinas

O primeiro pavimento tem pé-direito livre de 3,85m, suficiente para garantir a dinâmica de trabalho e preservar o conforto e segurança dos usuários e mercadorias. Toda caxilharia foi pensada de forma a eliminar grades e garantir ventilação e privacidade dos ambientes. O segundo pavimento tem pé-direito livre de 2,80m, suficiente para seu uso, locação dos arquivos gerais, bem como, a copa dos funcionários. O prédio foi equipado com sistema de segurança e sistema de prevenção à combate a incêndio. 

© Junia Mortimer
© Junia Mortimer

Foi feito um sistema captação e uso das águas pluviais para uso nos vasos sanitários.  Bem como, o uso de aquecimento solar de água para chuveiros dos vestiários dos funcionários. O almoxarifado seguiu a plenamente a NBR9050 para as exigências sobre acessibilidade universal e a Instrução normativa para edifícios públicos brasileiros.

© Junia Mortimer
© Junia Mortimer

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Almoxarifado Central UFMG / Geraldo Ângelo Silva" 12 Set 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/140839/almoxarifado-central-ufmg-slash-geraldo-angelo-silva> ISSN 0719-8906