O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loft
  4. México
  5. Dionne Arquitectos
  6. 2012
  7. Hacienda San Antonio / Dionne Arquitectos + Posada Arquitectos

Hacienda San Antonio / Dionne Arquitectos + Posada Arquitectos

Hacienda San Antonio / Dionne Arquitectos + Posada Arquitectos
Hacienda San Antonio / Dionne Arquitectos + Posada Arquitectos, © Patrick López Jaimes
© Patrick López Jaimes

© Patrick López Jaimes © Patrick López Jaimes Cortesia de Dionne Arquitectos Cortesia de Dionne Arquitectos + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Cholula de Rivadavia (San Pedro Cholula), Puebla, México
  • Arquiteto Responsável

    Fred Dionne, Juan Ignacio Posada
  • Colaboradores

    Rodrigo Martínez, Elizabeth Cortes, Antonio Carpio, Francisco Baxin, Hugo García.
  • Construção

    Posada Arquitectos
  • Ano Projeto

    2012
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Hacienda San Antonio foi construído no século XVIII nas encostas do monte de Zapotecas, a oeste da Ciudad de Puebla. O projeto atual consistiu na recuperação deste imóvel com valor histórico, adequando sete apartamentos que, através de sua contemporaneidade, valorizam sua história.

Cortesia de Dionne Arquitectos
Cortesia de Dionne Arquitectos

Os pátios são uma clara mostra da conjugação entre o passado da construção e a intervenção arquitetônica, onde se fundem materiais como madeira e vidro, com os elementos pré-existentes, conformando espaços confortáveis ​​que demonstram seu caráter único.

© Patrick López Jaimes
© Patrick López Jaimes

Aproveitando as dimensões e características próprias de um espaço como este, sete apartamentos tipo lofts foram implantados. Os pés direitos duplos, a construção de mezaninos e diferentes níveis de pisos são uma constante, conformando espaços habitáveis abertos interna e externamente e planos abertos descobertos no decorrer do percurso pela edificação.

© Patrick López Jaimes
© Patrick López Jaimes

Existiu um amplo respeito pelo legado do lugar, não apenas conservando as paredes pertencentes ao casco original, mas também com a reutilização de materiais que ainda estavam presentes na propriedade, tornando-os parte da nova proposta e integrando-os em elementos de fachadas, portas, pisos e tetos.

Planta Baixa - 1° Pavimento
Planta Baixa - 1° Pavimento

Pensou-se nas visuais que a construção já possuía e, portanto, cada apartamento possui suas próprias características que o integram ao conjunto, mas por sua vez, dotam-nos de singularidade. As vistas como a dos vulcões, do Monte Zapotecas e das áreas verdes que rodeiam a construção, são percebidas de forma diferente em cada habitação.

Cortesia de Dionne Arquitectos
Cortesia de Dionne Arquitectos

O projeto é um bom exemplo de como é possível manter vivo um patrimônio arquitetônico, revivendo-o para que possa ser habitado novamente, tornando sua estadia no espaço uma nova experiência.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hacienda San Antonio / Dionne Arquitectos + Posada Arquitectos" [Hacienda San Antonio / Dionne Arquitectos + Posada Arquitectos] 14 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/140629/hacienda-san-antonio-slash-dionne-arquitectos-plus-posada-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.