O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitectura Industrial
  4. Catar
  5. Woods Bagot
  6. 2007
  7. Parque de Ciência e Tecnologia do Qatar / Woods Bagot

Parque de Ciência e Tecnologia do Qatar / Woods Bagot

Parque de Ciência e Tecnologia do Qatar / Woods Bagot
Parque de Ciência e Tecnologia do Qatar / Woods Bagot, © Trevor Mein
© Trevor Mein

© Trevor Mein © Trevor Mein © Trevor Mein © Trevor Mein + 16

  • Arquitetos de interiores

  • Localização

    Qatar
  • Diretor de Projeto Principal

    Mark Mitcheson-Low
  • Diretor de Projeto (Oriente Médio)

    Alf Seeling
  • Diretor de Projeto (Melbourne)

    Peter Miglis
  • Diretor de Projeto (Documentação)

    MarijaCakarun
  • Coordenador de Projeto (administração do contrato local)

    Peter Nielsen
  • Projeto de Paisagismo

    Woods Bagot (Saul & Esther Dickins)
  • Projeto de Interiores

    Woods Bagot
  • Engenharia

    Connell Wagner
  • Engenharia de Instalações

    Hyder Consulting
  • Topografia

    Davis Langdon &Seah International
  • Área

    115.000 m²
  • Ano do projeto

    2007
  • Fotografias

© Trevor Mein
© Trevor Mein

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque de Ciência e Tecnologia do Qatar (Qatar Science and Technology Park - QSTP) é uma iniciativa chave da Fundação Qatar, em seu esforço para diversificar a economia, criar empregos altamente qualificados e estabelecer o país como uma potência econômica no Oriente Médio.

© Trevor Mein
© Trevor Mein

Qatar está patrocinando pesquisa e desenvolvimento da indústria de base, investindo profundamente na educação e ciência. No QSTP, o país vem construindo um ambiente de ponta para as empresas desenvolverem suas tecnologias, incluindo uma incubadora, para as start-ups.

© Trevor Mein
© Trevor Mein

A visão do plano mestre é criar tanto um centro físico e virtual para a economia do conhecimento - um ambiente eficiente para a pesquisa, com uma identidade única para o Qatar, de estatura global. Integrado na Cidade da Educação (Education City), o QSTP insere-se no cruzamento entre o ponto de chegada do eixo leste-oeste e a grande "espinha verde" norte-sul, que liga o campus, com outras instalações tecnológicas da cidade.

© Trevor Mein
© Trevor Mein

O plano abrange 123 hectares de terra, integrado com as instalações da Fundação Qatar, seu novo hospital para ensino e o novo centro de convenções. A primeira fase de construção compreende o desenvolvimento de 115.000 metros quadrados. No seu coração fica o Centro de Incubadoras (Incubator Centre - IC), com área de 12 mil metros quadrados, incorporando o centro administrativo e de negócios. Este é ladeado por um edifício de Laboratórios, com 20 mil metros quadrados.

© Trevor Mein
© Trevor Mein

O projeto baseia-se em referências culturais islâmicas, utilizando-se de expressões contemporâneas e tecnologias de ponta. Uma característica importante da arquitetura islâmica é o foco no espaço interior em oposição ao lado externo, ou das fachadas. Os edifícios são geralmente envoltos por fachadas duplas, que respondem ao clima da região, e os átrios internos altamente elaborados e utilizados, equivalente à dinâmica de um pátio tradicional.

© Trevor Mein
© Trevor Mein

A estrutura de cobertura, em forma de onda, configura-se como a espinha de circulação, a qual possui um qualidade escultural que contrasta fortemente com a horizontalidade da paisagem. O "véu" multifuncional proporciona sombreamento para as áreas externas e permite que os edifícios sejam física e simbolicamente conectados. O inchaço do "véu" sobre o Centro de Incubadoras acentua a centralidade no terreno e anuncia a grande entrada através de um átrio com pé direito de 34 metros. O véu, em seguida, estende-se para todo o terreno a leste e oeste para os edifícios ITTC e fornece proteção para os pátios.

© Trevor Mein
© Trevor Mein

Capitalizando sobre sua localização estratégica, o icônico Centro de Incubadoras é o núcleo do projeto. Localizado no centro do terreno em um platô elevado, parece desafiar a gravidade, como um objeto pairando, o que lhe confere uma presença subliminar na paisagem. Ao elevar o edifício, todo galeria subterrânea é entregue a áreas públicas e espaços de aluguel para comércio, bancos, agências de viagens, salas de oração e outras amenidades.

Croqui
Croqui

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Woods Bagot
Escritório
Cita: "Parque de Ciência e Tecnologia do Qatar / Woods Bagot" [Qatar / Woods Bagot] 11 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/139921/parque-de-ciencia-e-tecnologia-do-qatar-slash-woods-bagot> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.