O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Luxemburgo
  5. Jim Clemes Atelier d´Architecture et de Design
  6. 2011
  7. Sede da Lalux Assurances / Jim Clemes Atelier d´Architecture et de Design

Sede da Lalux Assurances / Jim Clemes Atelier d´Architecture et de Design

  • 16:00 - 6 Setembro, 2013
  • Traduzido por Pedro Vada
Sede da Lalux Assurances / Jim Clemes Atelier d´Architecture et de Design
Sede da Lalux Assurances / Jim Clemes Atelier d´Architecture et de Design, © Robert Sprang
© Robert Sprang

© Robert Sprang © Robert Sprang © Robert Sprang © Robert Sprang + 18

  • Construção da Fachada

    Schindler Fenster + Fassaden GmbH, Roding/DE
  • Peças de Alumínio

    Fielitz GmbH Leichtbauelemente, Ingolstadt/DE
  • Superfícies

    SANDALOR® Eloxierung von HD Wahl GmbH, Jettingen-Scheppach/DE
  • Cliente

    LA LUXEMBOURGEOISE | Société Anonyme d'Assurances, Leudelange/LU
  • Mais informações Menos informações
© Robert Sprang
© Robert Sprang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Leudelange, Julho de 2013. A companhia de seguros La Luxembourgeoise traçou um novo caminho com o olhar para o futuro. Isto reflete no projeto de sua nova sede. O edifício combina uma arquitetura excepcional com um alto nível de sofisticação em termos de sustentabilidade.

© Robert Sprang
© Robert Sprang

Projetado pelo escritório Atelier d’Architecture et de Design Jim Clemes SA., o novo edifício "LALUX" é certamente impressionante. Cerca de 2500 persianas de alumínio foram instaladas com diferentes intervalos e em tons de dourados, marrom e bronze, dando a fachada do edifício um ritmo incrível. Esta fachada, com elementos verticais brilhantes, aparenta as cores e a composição formal de um milho amadurecido de um campo vizinho.

© Robert Sprang
© Robert Sprang

Depois desta inspiração inicial dos extensos campos e plantações no entorno, os arquitetos criaram um edifício permeável que, ao mesmo tempo abraça o ambiente natural e reflete sua essência. O edifício premiado foi projetado em torno de cinco blocos estruturais básicos, estabelecidos sobre uma base de vidro embutido. As unidades de três andares estão ligadas por uma série de passagens, cuja a aparência é tão leve que torna-se permeável. além de otimizar o aproveitamento da luz natural em todo o edifício, o uso generoso do vidro mostra uma vista deslumbrante. Os pátios na cobertura são acessíveis, com jardins que enfatizam a convergência entre natureza e arquitetura. 

© Robert Sprang
© Robert Sprang

Os escritórios para cerca de 350 pessoas estão localizados nos pisos superiores, enquanto um hall de entrada com proporções generosas no térreo oferece um espaço acolhedor para clientes e funcionários. Um restaurante, refeitório, escritórios de clientes, instalações de treinamento, uma sala de conferências, creche e academia foram espalhados por todo o piso térreo e mezanino. O foco dos espaços internos, bem iluminados, foi na qualidade dos materiais. Para isto, foram usados materiais, como madeira de carvalho e algumas texturas de concreto. Além do uso abundante de diversos derivados do novo logo da LALUX, usando em todo o edifício, nos vidros, nas paredes e como revestimento com imagem em 3D.

© Robert Sprang
© Robert Sprang

Mesmo a modelagem 3D dos elementos da fachada é derivada do novo logo. Os arquitetos colaboraram com Fielitz GmbH, especialista de construção leve, com sede em Ingolstadt, para desenvolver a forma e a estrutura dos elementos verticais usando um método de produção completamente novo. Folhas de alumínio foram formadas termicamente em três dimensões e em relevo, com um padrão especial. Foram feitas a partir de uma folha de alumínio e cada uma é oca com fechamento nos quatro lados, tornando-as resistentes à torção e duráveis. Quinhentos delas também foram perfuradas para permitir a iluminação interna, desta forma, as lâminas conferem à fachada uma aparência atmosférica, mesmo no escuro. 

© Robert Sprang
© Robert Sprang

A fachada do edifício não só mostra o efeito através do esquema dos elementos verticais tridimensionais e cor, mas também através da combinação de diferentes materiais, incluindo vidro, alumínio anodizado e madeira. O trabalho efetivo com estes materiais requer o extenso know-how na construção de fachadas da empresa especialista Roding, Schindler Fenster + Fassaden GmbH, onde os arquitetos encontraram um parceiro competente para a execução da estrutura metálica. Neste novo edifício, com a construção de diversas camadas que se estendem por mais de 15.000 m², a Schindler combinou uma estrutura com vigas laminadas de carvalho e vidros com os elementos de alumínio. De acordo com a unidade global de sustentabilidade, a fachada atinge um valor impressionante de UCW 0,85 W/m²K (onde CW = fachada de vidro).

© Robert Sprang
© Robert Sprang

Duas ou três partes da fachada de alumínio, com brilhos metálicos quentes, formam a camada externa do piso superior. Suas superfícies de cores anodizadas, em três tons de ouro, são o que dão ao edifício o seu brilho e efeito cromático peculiar. HD Wahl da Jettingen-Scheppach leva o crédito por isto. De acordo com o clima e os revestimentos à prova de UV, as persianas refletem a luz em uma infinidades de formas. Além disso, as lâminas de alumínio manterá seu caráter metálico natural por muitos anos, graças ao processo de anodização da Sandalor®.

© Robert Sprang
© Robert Sprang

Alcançar um alto valor intrínseco foi um dos principais objetivos do cliente. Isto é evidente na forma como o meio ambiente foi gerido, os métodos de construção que poupam recursos e do sistema de serviços de construção sofisticada, o que otimiza o uso de fontes de energia existentes, reduzindo assim significativamente as necessidades energéticas de aquecimento e do edifício.. A inclusão precoce de todas as partes interessadas também contribuiu para o êxito da construção deste edifício incomum. 

Corte © Jim Clemes Atelier d´Architecture et de Design
Corte © Jim Clemes Atelier d´Architecture et de Design
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Sede da Lalux Assurances / Jim Clemes Atelier d´Architecture et de Design" [Lalux Assurances Headquarters / Jim Clemes Atelier d´Architecture et de Design] 06 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/138813/sede-da-lalux-assurances-slash-jim-clemes-atelier-darchitecture-et-de-design> ISSN 0719-8906