O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. america[no] del sud: 6 arquitetos em excursão pela Argentina

america[no] del sud: 6 arquitetos em excursão pela Argentina

america[no] del sud: 6 arquitetos em excursão pela Argentina
america[no] del sud: 6 arquitetos em excursão pela Argentina, Cortesia de america[no] del sud
Cortesia de america[no] del sud

america[no] del sud  é uma excursão de arquitetos sulamericanos que visa apoiar a produção de projetos arquitetônicos fora do âmbito financeiro e em compromisso com a expansão disciplinar. Os membros deste grupo são: Alejandro Aravena (Santiago do Chile), Solano Benítez (Assunção, Paraguai), Angelo Bucci (São Paulo, Brasil), Rafael Iglesia (Rosario, Argentina), José Maria Saez (Quito, Equador) e Ricardo Sargiotti (Córdoba, Argentina). A iniciativa tem o apoio da Fundação En Obras (organização independente, sem fins lucrativos), cujos fundadores são os arquitetos Silvana Codina e Mario Corea. Seu amplo espectro de incumbências permite que esta fundação possa acolher iniciativas ligadas à prática arquitetônica.

Com o intuito de reunir os fundos necessários para levar adiante este objetivo, será realizado a turnê america[no] del sud 2013, que consiste em três encontros em diferentes cidade da Argentina. A excursão inicia-se na segunda-feira, dia 2 de setembro, na cidade de San Miguel de Tucumán, continua na quarta-feira, 4 de setembro, em Córdoba e finaliza em La Plata, na sexta-feira, dia 6.

Em cada encontro apresentam-se, pelo menos, quatro dos membros do grupo (três como palestrantes e um como moderador), estimando uma duração de aproximadamente três horas. Os palestrantes apresentam-se simultaneamente em uma mesa de debates. Os conteúdos a serem desenvolvidos serão diferentes em cada estação da excursão, com o objetivo de refletir e colocar em discussão o estado que encontra-se hoje a disciplina através de suas próprias aproximações da mesma. Ao final de cada encontro, haverá uma parte para perguntas e respontas com a platéia. Finalizada a excursão, o arquiteto Rafael Iglesia, projetista inaugural, terá um ano para desenvolver um projeto que será apresentado na próxima edição, ou seja, durante a realização de america[no] del sud, no ano de 2014.

Mais informações a seguir.

Convida-se o público em geral para assitir às diferentes sessões da excursão; a arrecadação dos ingresos irá financiar diretamente o trabalho do projetista inaugural. As institituições e empresas também são convidadas se quiserem vir a colaborar com esta iniciativa, a entrar em contato com a Fundação para contribuições que variam da pré venda de bilhetes até a inclusão de publicidade tanto nos eventos como na cobertura midiática da turnê. (fundacionenobras@gmail.com)

FUNDAÇÃO "EN OBRAS"

É uma organização independente e sem fins lucrativos que trabalha por uma arquitetura pública que seja ferramenta para um Estado justo, solidário e eficiente, assumindo o desafio de traduzir em ações concretas as melhores ideias projetadas a respeito. Convoca e convida pessoas e instituições do âmbito público e privado a promover e acompanhar a excursão america[no] del sul 2013, a qual inicia as suas atividades.

america[no] del sud giro 2013 é uma atividade cultural destinada a promover os valores constitutivos da Fundação En Obras e arrecadar os fundos necessários para a elaboração de projetos fora do setor financeiro e comprometidos com a expansão disciplinar.

MISSÃO: Trabalhar por uma Obra Pública, solidária, transparente e eficiente que melhore a vida das pessoas.
VISÃO: Queremos viver em territórios desenvolvidos, com equidade territorial, igualdade de oportunidades e instituições públicas sólidas e eficazes. Aspiramos à consolidação de uma obra pública que seja uma ferramenta e não um fim em si mesma, para que todas as pessoas possam desenvolver-se em liberdade.
VALORES: Honestidade. Seriedade. Liderança. Trabalho em equipe. Vocação pública.

Ao mesmo tempo, a Fundação En Obras anuncia seu compromisso de contratação do arquiteto Rafael Iglesia como projetista inaugural, compromisso que irá crescendo e expandindo-se em similares e futuras gestões.

Cortesia de america[no] del sud
Cortesia de america[no] del sud

EXPOSITORES

Alejandro Aravena

Arquiteto graduado na Universidade Católica do Chile, estabeleceu o escritório Alejandro Aravena Arquitectos em 1994. Foi professor visitante em GSD Harvard (2000-2005) e nomeado International Fellow pelo Royal Institute of British Architects (RIBA). Atualmente é membro do júri do Prêmio Pritzker. Já recebeu premiações como a Medalha de Erich Schelling (Alemanha) em 2006, o Leão de Prata no XI edição da Bienal de Veneza, o Prêmio Marcus em 2010 e o Avonni Award como "Inovador do Ano". Deu conferências na Escola de Economia de Londres e no RIBA, na Inglaterra, bem como para a America's Society em Nova York e o InterAmerican Development Bank, em Washington. Em Portugal, para o Experimenta Design, na África do Sul para o Design Indaba, entre outros países e, recentemente, em Mumbai, na Índia, durante a quarta edição do Fórum Holcim (2013). Desde 2006 é Diretor Executivo da ELEMENTAL SA, uma organização com fins lucrativos e de interesse social trabalhando em projetos de infraestrutura, transporte, espaço público e habitação associado com a Universidade Católica do Chile e a empresa petrolífera COPEC.

Angelo Bucci

Arquiteto formado pela Universidade de São Paulo em 1987, mestrado no ano de 1998 e doutorado em 2005, todos na mesma instituição. Tornou-se membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos (HF AIA) em 2011. Fundou e dirige o escritório SPBR Arquitetos desde 2003. Professor da Universidade de São Paulo FAU USP desde 2001. Professor visitante nas universidades de Yale, Torcuato Di Tella, UT Austin, IUAV Veneza, MIT Cambridge, Harvard GSD, da Universidade de Cuenca, Arizona State University, UC Berkeley, Universidade Andrés Bello. Jurado do prêmio Holcim de Construção Sustentável em 2011. Desde 1991, recebeu numerosas premiações, destacando-se o primeiro prêmio da Nova Biblioteca Central da PUC-Rio, 2006, Prêmio IAB de MELHOR OBRA CONSTRUÍDA - Residência em Ribeirão Preto em 2002, e Obra finalista do Prêmio Mies Van der Rohe, pela Clínica Odontológica em 2000.

Solano Benitez

Arquiteto formado pela Universidade Nacional de Assunção, em 1986. Recebeu o prêmio Jovem Destaque pela Câmara Júnior do Paraguai. Prêmio Década do Colégio de Arquitetos do Paraguai. Finalista do Segundo Prêmio Mies Van der Rohe de Arquitetura Latino-americana. 2004 Bienal Iberoamericana, Panorama Emergente, trabalho selecionado. 2008 Primeiro Prêmio BSI Swiss Architectural Award. 2010, obra selecionada para Bienal Iberoamericana. Primeiro Prêmio Reabilitação Bienal Panamericana. 2011 Menção Honrosa para o Congresso paraguaio. Prêmio Arquiteto do bicentenário do Paraguai do Colégio de Arquitetos do Paraguai. 2012 membro honorário do HFAIA Instituto Americano de Arquitetos. Solano Benitez desenvolve seu compromisso disciplinar, em parceria com o Gabinete de Arquitectura, sociedade profissional fundada em 1987, que promove a investigação na arquitetura, na área de projeto, construção e educação em resposta à construção da sociedade.

Rafael Iglesia

Arquiteto formado pela Universidade Nacional de Rosário, em 1981. Membro fundador do Grupo R e integrante do mesmo desde 1991. Vencedor de muitos prêmios e distinções internacionais por projetos e obras construídas, entre os quais estão: Prêmio Konex de Platino em Artes Visuais e Diploma de Mérito em Arquitetura, período 1997-2001 (Buenos Aires, Argentina, 2002), Prêmio Internacional com a obra Altamira Building (XV Pan-Americana da Bienal de Arquitetura BAQ2006 Quito, Equador), o Prêmio de Excelência, DESIGNTOPE design Competition (Japão, 2006) Prêmio LaCapital/Arquitectura, vencendo em todas as cinco categorias (Rosario, Argentina, 2006) segundo prêmio prêmio melhor obra de arquitetura na IV Bienal Iberoamericana (Lima, Peru, 2004), finalista do "Elementalchile" (Santiago de Chile, Chile, 2003), Diploma de Honra XIII Bienal de arquitetura (Santiago de Chile, Chile, 2002); prêmio Roca de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina, 2001) 2 º Prémio Mies Van der Rohe de Arquitetura Latino-americana (Barcelona, Espanha, 2000), medalha de prata no Fórum Mundial de Jovens Arquitetos, Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires (Argentina , 1991) Prêmio Cubo de Acero na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires (Argentina, 1989). Profere inúmeras conferências, workshops, mestrados, oficinas e cursos em diversas universidades e associações profissionais em todo o mundo, sendo que seus trabalhos foram publicados nas principais revistas.

José María Saéz Vaquero

Arquiteto formado pela Universidade Politécnica de Madrid. Especialista em Meio Ambiente e Arquitetura Bioclimática e em Condicionamento e Instalações em Reformas. Reside no Equador desde 1994. Vencedor do Prêmio de Melhor Obra Jovem da Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Lisboa de 2008 pela Casa Pentimento, que também recebeu o projeto arquitetônico Nacional em Quito XV Bienal Panamericana de Arquitetura de 2006. Projetista e consultor em questões relacionadas a centros históricos, com destaque para a reabilitação de sua própria casa em Quito, Sáez Moreira, vencedor do Prêmio Património 2005, e a Casa San Juan, Menção Honrosa Projeto Arquitetônico Nacional no XVI Pan-americano da Bienal de Arquitetura Quito de 2008 e de trabalho selecionado na VII Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Medellin 2010. Prêmio Nacional de Projeto de Arquitetura na XVIII Pan-Americana da Bienal de Arquitetura de Quito 2012, com a Casa Los Algarrobos. Professor fundador da Faculdade de Arquitetura, Desenho e Artes da Universidade Católica de Quito. Diretor da Escola de Arquitetura no período 2001-2002. Professor visitante em várias universidades no Equador, Argentina, Uruguai, Peru, Brasil, Espanha e Estados Unidos.

Ricardo Sargiotti

Arquiteto formado pela Universidade Católica de Córdoba, no ano de 1989, com tese no Politécnico de Milão. De 1987-1889 colabora no estúdio Albini, Helg e Piva, architetti associati em Milão, Itália. De 1989-1995 contribui para o estudio de Oswald Mathias Ungers em Frankfurt, na Alemanha, como gerente de projeto de concursos e gerente de projeto para a construção da embaixada alemã em Washington e da Feira Internacional de Frankfurt. Desde 1994 é arquiteto federado na Alemanha. Obteve vários prêmios e menções em competições como arquiteto associado na Alemanha. Desde 2003 é sócio-fundador do escritório x-arquitetos, em Córdoba, trabalhando como arquiteto independente em numerosas obras premiadas e concursos privados, comerciais e públicos, sendo, entre outros, nomeado em 2010 pela revista londrina Wallpaper como um dos 30 escritórios importantes no mundo inteiro. Professor Titular de Projeto Arquitetônico na Universidade Católica de Córdoba e Professor Honorário da Universidade Torcuato Di Tella, em Buenos Aires, onde é Coordenador do Programa de pós-graduação Arquitetura e Tecnologia. Professor Visitante do doutorado da UNR, da Universidade de Karlsruhe e integrante de júris na Universidade do Texas em Austin e Universidade de Washington. Palestrante em diferentes locais da Argentina e América do Sul. Seus trabalhos foram premiados e publicados em diversas ocasiões.

Sobre este autor
Constanza Cabezas
Autor
Cita: "america[no] del sud: 6 arquitetos em excursão pela Argentina" [america[no] del sud: 6 arquitectos en gira por Argentina] 27 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/137074/america-no-del-sud-6-arquitetos-em-excursao-pela-argentina> ISSN 0719-8906