CASAS “POMARET / PichArchitects

CASAS “POMARET / PichArchitects

© Simón García© Simón García© Simón García© Simón García+ 18

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: PichArchitects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  541
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2006
  • Fotógrafo Fotografias:  Simón García

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em um conjunto de casas geminadas situadas na extremidade da cidade de Barcelona, contornando a área natural de Collserola.

Três desafios guiaram a proposta, de um lado a necessidade de um diálogo formal com uma casa existente, por outro a sua integração com o espaço verde envolvente e, finalmente, a possibilidade de incorporar sistemas passivos e ativos que promovam o compromisso da construção com a sustentabilidade ambiental.

© Simón García
© Simón García

O edifício é organizado em três pisos, um subsolo, que compreende o estacionamento, depósito e instalações de serviço, um piso térreo onde fica a área de convivência e o andar superior, onde encontramos os dormitórios e sala de estudos. A adaptação progressiva à topografia permite uma estreita relação de cada andar com o espaço externo.

O maior indicador da presença das casas a partir da rua são quatro volumes, quatro módulos, autônomos e industrializados. Um telhado verde único reflete a volumetria dos módulos. São estes módulos que geram e definem o espaço interno e externo da casa, proporcionando complexidade volumétrica e espacial, bem como fornecendo diversos efeitos visuais, tanto a partir do exterior quanto do interior.

© Simón García
© Simón García

Esta proposta foi concebida a partir da integração dos sistemas industriais agrupados, dominados pelo grande formato dos materiais cerâmicos, com continuidade do exterior para o interior da casa.

Todo o edifício é concebido a partir de critérios ambientais e de sustentabilidade, priorizando o comportamento passivo, o que permite uma redução do impacto ambiental e do consumo de energia.

© Simón García
© Simón García

A ventilação cruzada natural é priorizada, portanto os espaços internos são projetados para facilitar a ventilação cruzada entre os andares.

© Simón García
© Simón García

A vegetação é integrada a arquitetura e é um elemento essencial para o bom comportamento climático da habitação, atuando como um elemento que proporciona massa térmica, proteção solar e um espaço externo capaz de fornecer um microclima ao ambiente da casa.

A água também é um recurso levado em consideração no projeto, a água da chuva é armazenada no telhado, a água servida é tratada e utilizada para irrigação e outros usos permitidos.

Planta 1° Pavimento
Planta 1° Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "CASAS “POMARET / PichArchitects" [CASAS “POMARET / PichArchitects] 23 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-135443/casas-pomaret-slash-picharchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.