O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Dinamarca
  5. 3XN
  6. 2013
  7. UN City / 3XN

UN City / 3XN

UN City / 3XN
UN City / 3XN, © Adam Mõrk
© Adam Mõrk

© Adam Mõrk © Adam Mõrk © Adam Mõrk © Adam Mõrk + 19

  • Arquitetos

    3XN
  • Localização

    UN City, Marmorvej 51, 2100 København, Dinamarca
  • Área

    20000.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concentrando os diversos programas e agências da Organização das Nações Unidas em Copenhague, a nova sede localiza-se no norte da baía da capital.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

Equilibrando abertura e segurança

Altos padrões de segurança e acessibilidade foram considerados no projeto da nova sede. A UN City deve alcançar os mais rigorosos parâmetros, provendo um ambiente protegido e seguro, e ao mesmo tempo amplo e diligente com a cidade. Localizado em uma ilha artificial, o edifício é, portanto separado das imediações, mas mantém-se visível da cidade e da água.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

De cima, o formato estelar com oito pontas é uma clara referência visual que, assim como a ONU, dirige-se a todas as direções do mundo. Como o píer ao redor, possui uma base em aço escura da qual o corpo principal do edifício se eleva. Este também faz referência aos navios brancos que caracterizam essa parte da baía de Copenhague.

O edifício possui uma fachada de alumínio perfurado, desenvolvido por 3XN e a construtora Pihl especialmente para o projeto. Esse tratamento garante proteção sem bloquear a vista ou a luz solar. Como a fachada é dividida em módulos de três metros de largura, é possível aos funcionários controlar a entrada de luz a partir dos seus próprios computadores. O resultado é um ambiente interno melhor e uma fachada dinâmica expressando um edifício cheio de vida.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

Do cerne do edifício, um átrio iluminado conecta o nível de entrada às demais funções comuns, níveis de escritórios e às várias agências. No átrio uma escadaria central conecta os pavimentos. Criada por 3XN como uma escultura, simbolizando o trabalho da ONU em criar diálogo, interação e encontros positivos entre pessoas em diversas partes do mundo, no cotidiano ela inspira os funcionários a usa-la, tornando-se uma base para o diálogo, cooperação e encontros informais entre as várias organizações.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

Todos os pavimentos de escritórios são caracterizados por um layout aberto e flexível, encorajando o compartilhamento de conhecimento e interação bem como a concentração individual. Assegura-se às mesas bastante luz e clima adequado.

Estrutura de reuniões

O edifício conta com mais de 90 salas de reunião, incluindo salas flexíveis em cada andar que a equipe pode utilizar de diversas formas. O auditório abriga conferências, com uma capacidade máxima de 450 pessoas. Para conferências e encontros menores, o auditório pode ser subdividido em partes menores usando um sistema de divisórias especialmente projetado.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

Sustentabilidade em todos os níveis

Do projeto adiante, a equipe envolvida no projeto da UN City trabalhou para consentir com padrões e regulamentos ambientais internacionais. A sede foi projetada para usar no mínimo 55% menos energia que o esperado para um edifício de escritórios que possua o mesmo porte. A UN City, portanto, tem expectativas de tornar-se um dos edifícios mais eficientes energeticamente da Dinamarca com um consumo de energia anual de menos de 50 kWh por metro quadrado (Classe 1 de Energia da Dinamarca). A UN CIty é registrada nas classificações de sustentabilidade LEED com a meta de certificação LEED ® Platinum e foi agraciada com o prestigioso "Green Building Award 2012" pela comissão europeia.

Medidas ecológicas

Qualidade do ar - O edifício foi projetado para limitar o uso de produtos químicos e poluentes, tanto durante a construção quanto durante o uso. É inteiramente ventilado com ar filtrado do exterior. Isto assegura que está presente apenas ar fresco e limpo no interior e ajuda a balancear o nível de umidade.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

Painéis solares - Mais de 1400 painéis solares revestem a cobertura do edifício para suportar o objetivo de gerar energia renovável in loco. Com uma produção estimada de 297.000 kW por ano, os painéis solares reduzem a demanda por eletricidade vinda da rede.

Refrigeração com água do mar - A água é bombeada do mar para circular pela rede do sistema de controle de temperatura, eliminando quase totalmente a necessidade de eletricidade para manter o ciclo de refrigeração.

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

Eficiência hidráulica - Inovadores dispositivos aeradores foram utilizados em todas as saídas de água - pias, vasos sanitários e duchas de todo o prédio. As pias com gasto de água menor representam uma redução do uso. Além disso, um sistema capta na cobertura quase 3 milhões de litros de água da chuva anualmente, o que quase basta para o funcionamento de todos os vasos sem o emprego de água potável.

Proteção solar - As placas na fachada do edifício foram projetadas para mover-se, capturando ou refletindo luz do sol e contribuindo para o controle da temperatura.

Corte Esquemático - Eficiência Ambiental
Corte Esquemático - Eficiência Ambiental

Cobertura reflexiva - A cobertura do edifício foi recoberta com uma película branca reciclável, produzida a partir de matérias primas vegetais. O material sustentável reflete a incidência de radiação solar e reduz o ganho de temperatura do edifício.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
3XN
Escritório
Cita: "UN City / 3XN" [UN City / 3XN] 18 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/134809/un-city-slash-3xn> ISSN 0719-8906