O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Chile
  5. Rubén Muñoz
  6. 2007
  7. Biblioteca Universidade de Bio Bio / Rubén Muñoz

Biblioteca Universidade de Bio Bio / Rubén Muñoz

Biblioteca Universidade de Bio Bio / Rubén Muñoz
© Rubén Muñoz
© Rubén Muñoz

© Rubén Muñoz © Rubén Muñoz © Rubén Muñoz © Rubén Muñoz + 26

  • Colaboradores

    C. Araya, D. Domínguez, E. González, G. Iturra, C. Larenas, L. Montaña, F. Palma, A. Yañez
  • Cliente

    Universidad del Bío Bío
  • Engenheiro Calculista

    JMS ingenieros consultores Ltda.
  • Iluminação

    Luis Ahumada
  • ITO

    Miguel Llanos
  • Construtora

    De La Fuente e Cía. SA
  • Materialidade

    Aço, concreto armado e madeira
  • Ano de Construção

    2010
© Rubén Muñoz
© Rubén Muñoz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta biblioteca é o fruto de um concurso pós-inundação (2006).

Sua primeira etapa consiste no novo centro de informação UBB, e estará completa com a próxima construção do edifício de Serviços Informáticos, constituindo um novo acesso ao campus.

© Rubén Muñoz
© Rubén Muñoz

Cada projeto, com suas demandas e restrições próprias, é o resultado de um processo difuso, onde se sintetizam múltiplas experiências e obras vivas.

Potencializando o caráter público e aberto da Universidade, tal como queria Emilio Duhart na UDEC, liberou-se parte do térreo constituindo uma circulação coberta para pedestres, através de uma plataforma de madeira elevada sobre a cota da inundação, protegida dos ventos do norte que acompanham as abundantes chuvas locais.

© Rubén Muñoz
© Rubén Muñoz

operação principal consistiu em esvaziar um volume suspendido de madeira. Seu dois extremos foram abertos para a folhagem das árvores e realizou-se incisões verticais em suas faces laterais, ritmando com sua luz o caminhar. Modelando a luz natural, são criados três vazios verticais, reinterpretando os pátios da biblioteca anterior, inundando de luz zenital o interior e a circulação exterior. Para constituir uma paisagem interior, onde os possíveis usos do espaço são insinuados, surgem diversas estâncias para leitura, entre as paredes de livros e os vazios de luz, entre os pilares de aço e a vegetação das árvores.

© Francesca Vives
© Francesca Vives

Como resposta à má qualidade do solo argiloso, junto de alguns muros de concreto aparente, projetou-se uma estrutura predominante de aço, explicitando sua resistência ao sismo mediante suas diagonais, buscando uma expressividade próxima de uma obra bruta, onde a arquitetura vai além de sua estrutura, tal como as esculturas constituídas pela somatória de pilares e vigas de Max Bill.

Cortes AA-BB
Cortes AA-BB

Como sistema de calefação, optou-se por pisos radiantes, foram contempladas ventilações passivas, direcionando a pressão natural das suaves brisas estivais e considerou-se uma pele exterior ventilada de pinheiro local.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Universidade de Bio Bio / Rubén Muñoz" [Biblioteca Universidad del Bio Bio / Rubén Muñoz] 15 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/134258/biblioteca-universidade-de-bio-bio-slash-ruben-munoz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.