O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Exposição “Tavoletta” - Fotografias de Arnaldo Pappalardo no MCB

Exposição “Tavoletta” - Fotografias de Arnaldo Pappalardo no MCB

  • 21:10 - 24 Outubro, 2013
Exposição “Tavoletta” - Fotografias de Arnaldo Pappalardo no MCB
 Exposição “Tavoletta” - Fotografias de Arnaldo Pappalardo no MCB

O Museu da Casa Brasileira abre, no próximo dia 10, a mostra fotográfica “Tavoletta”, em cartaz até 22 de setembro, que propõe discutir de forma lúdica e interativa a fotografia. Dos estudos sobre perspectiva do arquiteto renascentista Filippo Brunelleschi às possibilidades atuais criadas pela tecnologia digital, apresenta registros, em diferentes formatos, do fotógrafo Arnaldo Pappalardo, incluindo vídeos e a instalação de uma câmera escura no jardim do museu.

Durante a exposição, o público terá a oportunidade de explorar o universo da fotografia por meio de uma ampla diversidade de temas e soluções técnicas, experimentando a construção de novos sentidos, a partir dos conceitos de espaço e de tempo. Filmes em super-8 também farão parte da mostra e, para os mais jovens, será uma oportunidade divertida de conhecer o princípio do registro de imagens no interior da câmera escura, que deu origem à fotografia analógica e à câmera cinematográfica, em um exemplar interativo montado no jardim do MCB.

As imagens apresentadas pelo fotógrafo na exposição, em sua maioria foram realizadas em São Paulo mas, no conjunto da mostra, relacionam-se a outras tantas imagens registradas em outros países, como Itália, Chile e América do Norte. “Propondo uma leitura não linear, o conceito que está por trás do conjunto de obras apresentado, aparentemente caótico e fragmentado, pretende propiciar a cada visitante possibilidades próprias de edição e ordenação, criando algo novo e construindo conexões e relações”, conclui Pappalardo.

Sobre Arnaldo Pappalardo
Natural de São Paulo, formou-se em arquitetura pela FAU-USP em 1979. Estudou com o artista plástico Carlos Fajardo e com a fotógrafa Claudia Andujar. Recebeu prêmios nacionais e internacionais, realizando mostras individuais e coletivas no Brasil, Europa, Cuba e Estados Unidos. Trabalha profissionalmente há mais de 30 anos como fotógrafo, realizando trabalho pessoal e também fotografia publicitária, editorial, fotografia de arquitetura e de obras de arte, entre outras. Atualmente dedica-se também ao ensino de fotografia, ministrando workshops na periferia de São Paulo e em seu estúdio.

Visitação:de 10 de agosto a 22 de setembro de 2013

Via MCB


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: " Exposição “Tavoletta” - Fotografias de Arnaldo Pappalardo no MCB" 24 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/132939/exposicao-tavoletta-fotografias-de-arnaldo-pappalardo-no-mcb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.