O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. França
  5. Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes
  6. 2011
  7. Escola, Centro Cultural e Educacional / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes

Escola, Centro Cultural e Educacional / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes

Escola, Centro Cultural e Educacional / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes
Escola, Centro Cultural e Educacional / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes, © David Helman
© David Helman

© David Helman © Positif © David Helman © David Helman + 15

© David Helman
© David Helman

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reunido em torno de um único conjunto de equipamentos, dedicado às funções da cultura e educação, deseja-se criar equipamentos públicos unificadores para iniciar uma renovação urbana. O centro educacional e cultural é composto por sete entidades organizadas em torno da mesma espacialidade: uma escola com jardim de infância e escola primária, edifício de recuperação, uma creche, uma biblioteca e uma sala de eventos.

© David Helman
© David Helman

A implantação do edifício principal está estrategicamente localizada no coração do terreno e o layout cria uma praça que marca o espaço público. Em seu limite norte existe um caminho pedonal proposto ao longo das margens de um córrego. O projeto centra-se nos aspectos complementares dos programas individuais para sete entidades, bem como a natureza compartilhada do pátio de entrada e sua circulação. O projeto distribui as diversas entidades em todo o terreno a partir do pátio para além do rio.

© Positif
© Positif

As entradas para a escola e biblioteca são grandes espaços de pé-direito duplo, comum a todos os equipamentos. O tratamento geral da fachada reforça o tema de um conjunto funcional, junto da utilização dos materiais. As salientes lajes de concreto tecem um bloco ao outro.

© Positif
© Positif

Dentro das dobras de concreto, os elementos de fachada são transparentes ou perfurados: marcenaria preta envernizada fixa, brise-soleil vertical e madeira ripada. Só o edifício da biblioteca difere dos outros, sua "pele de liga de cobre (dourado) consta de tiras dobradas e perfuradas. Usando um metal microperfurado, o interior recebe uma luz suave, proporcionando a transparência do entorno circundante.

Planta
Planta
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Escola, Centro Cultural e Educacional / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes" [School, Educative & Cultural Center / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes] 07 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/132575/escola-centro-cultural-e-educacional-slash-marjan-hessamfar-and-joe-verons-architectes> ISSN 0719-8906