Proposta do Museu de Montanha Messner em Plan de Corones / Zaha Hadid Architects

Zaha Hadid Architects recentemente anunciou a construção do sexto e último Museu de Montanha Messner na montanha de Plan de Corones, na região de Alto Adige na Itália, que está previsto sua conclusão no verão europeu de 2014. Em colaboração com Reinhold Messner, um dos mais renomados montanhistas mundiais, assim como Kronplatz, o maior resort de ski da região, o Museu de Montanha Messner (MMM Corones) está incorporado ao Monte Kronplatz. Uma composição de volumes fluidos interligados, o projeto do MMM Corones possui 1000 m² e está esculpido na montanha e informado pela geologia e a topografia do seu entorno. Mais imagens e descrição do arquiteto na continuação.

© Zaha Hadid Architects

“Localizado no topo do Monte Kronplatz com suas vistas únicas das Dolomites, MMM Corones é a peça final na minha série de museus de montanhas. Dedicado às grandes paredes de pedras do mundo, o museu focará na disciplina do montanhismo,“ explica Reinhold Messner. Um volume de vidro, como um fragmento de gelo glacial, se ergue da rocha para marcar e proteger a entrada do museu.

© Zaha Hadid Architects

Inaugurado em 2003, o Sino da Paz Concordia 2000 foi o primeiro passo para a combinação das instalações culturais com as amenidades esportivas e de lazer no Monte Kronplatz. O MMM Corones adiciona mais um elemento cultural e educacional a este destino dos Alpes.

© Zaha Hadid Architects

Uma rampa em cascata conecta os espaços de exibição e cria volumes dinâmicos de circulação ao longo de três andares de exibições temporárias, áreas de apresentações e um pequeno auditório, capacitando o museu a exibir sua coleção permanente junto com objetos, imagens e ferramentas dos acervo de Messner.

MMM Corones vai oferecer vistas num ângulo de 240° ao longo das amplas paisagens das montanhas, incluindo os Alpes de Zillertal, e as geleiras Dolomites e Marmolada. Aberturas envidraçadas e varandas-mirante são especificadamente orientadas para garantir que os interiores dos museus sejam iluminados naturalmente, ao passo que mantém o percurso labiríntico do projeto dentro da montanha; incorporando e expressando o poder do sistema teutônico natural do qual faz parte. Através da imersão dos espaços construídos dentro da montanha, o museu mantém uma temperatura interna quase constante.

  • Arquitetos

  • Localização

    South Tyrol, Italy
  • Projeto

    Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Arquiteto Responsável

    Cornelius Schlotthauer
  • Equipe de Projeto

    Cornelius Schlotthauer, Peter Irmscher
  • Equipe de Execução

    Peter Irmscher, Markus Planteu, Claudia Wulf
  • Engenheiro Estrutural

    IPM
  • Engenharia Mecânica + Proteção contra incêndios

    Jud & Partner
  • Engenharia Elétrica

    Studio GM
  • Cliente

    Skirama Kronplatz, Plan de Corones
  • Status

    Em Construção
  • Data

    2012-2014
  • Área

    1000 m²
  • Fotografias

    © Zaha Hadid Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Furuto, Alison. "Proposta do Museu de Montanha Messner em Plan de Corones / Zaha Hadid Architects" [Messner Mountain Museum at Plan de Corones Proposal / Zaha Hadid Architects] 11 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-132392/proposta-do-museu-de-montanha-messner-em-plan-de-corones-slash-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.