O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Jardim De Infância
  4. Canadá
  5. HCMA
  6. 2012
  7. Creche da SFU UniverCity / HCMA

Creche da SFU UniverCity / HCMA

  • 21:03 - 1 Agosto, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Creche da SFU UniverCity / HCMA
© Martin Tessler
© Martin Tessler
  • Arquitetos

  • Localização

    Burnaby, BC, Canadá
  • Arquitetos Responsáveis

    HCMA
  • Engenheiro Elétrico

    MMM Group
  • Área

    530.0 m²
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Martin Tessler © Martin Tessler © Martin Tessler © Martin Tessler + 14

  • Empreiteiro Geral

    Ledcor
  • Paisagismo

    Space2place
  • Engenheiro Civil

    AECOM
  • Engenheiro Estrutural

    Fast + Epp
  • Engenheiro Mecânico

    Integral Group
Creche da SFU UniverCity / HCMA, © Martin Tessler
© Martin Tessler

Descrição enviada pela equipe de projeto. A creche de UniverCity está localizada no centro da Simon Fraser University, comunidade de alta densidade e sustentável de UniverCity. A unidade abriga 50 crianças de 3 a 5 anos. O edifício dispõe de dois "centros" com espaços separados e serviços para 2 grupos de 25 crianças, assim como um espaço "comunitário" para o uso compartilhado e interação entre os dois grupos. Além dos 9 funcionários do SFU Childcare Society, a creche também hospeda pesquisadores acadêmicos da Simon Fraser University que utilizam a unidade como um laboratorio vivo para observar e conduzir estudos inéditos sobre educação infantil.

© Martin Tessler
© Martin Tessler

Teoria + Princípios do Design

A UniverCity Childcare é a primeira creche no mundo a integrar-se ao Living Building Challenge™, os requisitos para construção verde de última geração que vão além da LEED Platinum, juntamente com a renomada pedagogia infantil Reggio Emilia. O modelo programático educacional único de Reggio Emilia baseia-se em um profundo respeito pela curiosidade das crianças, seu potencial, e seu direito de comunicar-se através de diversas linguagens utilizada para auto-expressão. Além da programação educacional única, a ambiência é considerada uma "terceira professora". A beleza e o encantamento são transmitidos através dos materiais, superfícies e qualidade da iluminação dos centros pré-escolares. A unidade da creche em si se torna um laboratório para aprendizagem auto-dirigida. Fornecendo oportunidades ímpar, tanto externas quanto internas, para as crianças explorarem a água, a luz, o ar, a gravidade, a vegetação e as mudanças sazonais.

© Martin Tessler
© Martin Tessler

A equipe de projeto adotou uma abordagem educacional multifacetada desde as primeiras fases do projeto. Oficinas de design integrado garantiram que a input dos usuários e das partes interessadas seriam incorporadas ao design enquanto poderiam ser informados da natureza única do projeto.

Contexto + Local

Como parte das exigências do programa Living Building Challenge, o projeto foi construído em local anteriormente desenvolvido com quase nenhum impacto sobre os ecossistemas naturais.  Através da coleta de água pluvial em uma cisterna de 10.000 litros para uso conjunto ao edifício, o escoamento de água da chuva será reduzido significantemente. Qualquer escoamento adicional será absorvido pelo terreno e, se necessário, desviado para o sistema de tratamento de águas pluviais da cidade. O paisagismo incorpora a vegetação nativa e adaptável que não requerem irrigação após o período de estabelecimento inicial.

© Martin Tessler
© Martin Tessler

UniverCity é projetado para ser uma comunidade compacta, de uso misto e baseada em quatro pilares sustentáveis: meio ambiente, equidade, economia e educação. A creche não fornece vagas de estacionamento e está a apenas um minuto do terminal de integração da SFU University. Também é facilmente acessivel a pé pelos moradores atuais e futuros da comunidade, uma vez que está localizada dentro de UniverCity.

Orçamento + Limitações de Tempo

O UniverCity Childcare Centre está atingindo todos estes ambiciosos objetivos, e ainda custa menos para ser construido do que creches convencionais em outras partes da região.

© Martin Tessler
© Martin Tessler

Princípios de Sustentabilidade

Os critérios de Living Building Challenge influenciaram as estratégias de design sustentável para este projeto. A decisão de seguir o mais avançado e rigoroso programa de certificação para construção verde  resultou em uma rede de energia-zero, uso de água na construção-zero com uma qualidade do ar interior saudavelmente exemplar e matérias-prima de fontes responsáveis e locais. A LBC foi um catalisador para a contribuição do projeto no âmbito social, econômico e sustentabilidade ambiental.

© Martin Tessler
© Martin Tessler

Em uma oficina integral antes da ocupação, todos os consultores e o empreiteiro informou o grupo de usuários e o cliente sobre as características sustentáveis do edifício e o uso correto dos vários sistemas construtivos. As crianças da creche também convidaram o Arquiteto Principal a comparecer e palestrar a eles para que possam ter uma melhor compreensão do que é um edifico vivo. A interação com o grupo de usuários e ocupantes do edifício continuará durante o período de um ano de modo monitorado, requisito de Living Building Challenge. Os dados em tempo real do desempenho do edifício tambem estarão disponíveis através de interface amigável, e de fácil compreensão alimentado por um programa de monitoramento de sistemas construtivo.

Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Creche da SFU UniverCity / HCMA" [SFU UniverCity Childcare / HCMA] 01 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/131869/creche-da-sfu-univercity-slash-hcma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.