Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Torremocha de Jarama / Otto Medem de la Torriente

Torremocha de Jarama / Otto Medem de la Torriente

© Antonio Terrón © Antonio Terrón © Antonio Terrón © Antonio Terrón + 15

Madri, Espanha
  • Colaboradores: Carlos Bernárdez Agrafojo, Laura Portillo Rodríguez
  • Instalações: Andrés Garea Noguerol
  • Construtora: Construcciones Paco Paleta S.L.
Mais informações Menos informações
© Antonio Terrón
© Antonio Terrón

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é definido como uma casa-estúdio para um fotógrafo na serra madrilenha, um entorno propício para o sossego dominado por vegetação e natureza.

Duas foram as condicionantes a partir das quais foram desenvolvidas o projeto:

1- O estúdio fotográfico como área de trabalho para o cliente, onde ele passaria grande parte de seu tempo.

2- A relação da casa com o entorno natural.

© Antonio Terrón
© Antonio Terrón

As qualidades do terreno e a pedra pizarra característica do lugar foram de grande ajuda para a concepção dos espaços, volumes e materialidades.

"Começamos por separar os volumes da casa e do estúdio através de um embasamento construído com um muro de concreto armado embutido no terreno para vencer o desnível, já que o terreno é inclinado", segundo o arquiteto.

Esta base é revestida na mesma pedra pizarra em que habitação é apoiada, tornando-se parte do terreno. Os dois volumes da casa se elevam para a casa e a partir do interior para dominar o ambiente, revestidos de pedra que se mimetiza à paisagem natural desta área de montanha.

© Antonio Terrón
© Antonio Terrón

O programa da casa se desenvolve em planta baixa: 3 dormitórios, 2 banheiros, cozinha-área de jantar e um amplo espaço de estar de onde se pode contemplar a quietude da encosta. O estúdio se situa no primeiro andar conectado espacialmente com a planta baixa e delimitando a paisagem a partir de suas grandes aberturas.

A construção da casa é realizada através de uma estrutura de paredes estruturais em alvenaria, pilares metálicos e lajes unidirecionais de concreto e uma cobertura inclinada, com calhas ocultas que fazem com que as laterais do volume principal definam os limites da casa.

© Antonio Terrón
© Antonio Terrón

O conjunto volumétrico permite perceber como a casa se adapta a topografia íngrime do local de onde domina a paisagem, a insolação e o diálogo com seu entorno mais imediato.

Uma composição em hamonia com as formações rochosas de Torremocha del Jarama.

Uma construção simples, sem grandes alardes tecnológicos e econômica, sem ter que renunciar por isso a uma estética de vanguarda.

Originalmente publicado em Agosto 03, 2013

Planta Térrea
Planta Térrea

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Torremocha de Jarama / Otto Medem de la Torriente" [Torremocha del Jarama / Otto Medem de la Torriente] 30 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/131730/torremocha-de-jarama-slash-otto-medem-de-la-torriente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.