O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. França
  5. OMA
  6. 2016
  7. OMA revoluciona a Biblioteca BMVR em Caen

OMA revoluciona a Biblioteca BMVR em Caen

OMA revoluciona a Biblioteca BMVR em Caen
Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Teve início a construção da proposta vencedora do OMA no concurso para a Biblioteca BMVR (Bibliothèque Multimédia à Vocation Régionale) no norte da França. Localizada na extremidade de uma península em uma antiga área industrial portuária de Caen, a biblioteca pública de 13.000 metros quadrados é formada por quatro asas que apontam em direção a quatro dos marcos da cidade:  l'Abbaye aux Hommes, l'Abbaye aux Dames, a estação de trem ao sul e um novo empreendimento urbano a oeste.

Mais sobre a BMVR a seguir...

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Em forma de "X", a disposição do edifício ajuda os usuários a navegar pelos 150.000 volumes da biblioteca ao determinar a cada asa uma disciplina - artes a nordeste, ciência e tecnologia a noroeste, humanidades a sudeste e literatura a sudoeste.

First Floor © OMA
First Floor © OMA

Isso cria uma oportunidade de "espaço de confluência de conhecimento e poder", como o associado do OMA  Clement Blanchet descreveu, onde a biblioteca maximiza a interação entre disciplinas ao oferecer uma sala de leitura totalmente transparente, com iluminação natural e vistas livres para a água e para a cidade, no centro do primeiro pavimento.

Main Lecture Room © OMA
Main Lecture Room © OMA

“Esta biblioteca é um símbolo do pensamento lateral do século XXI,” Blanchet afirmou. "Sua forma é baseada em uma ação quase primitiva: duas linhas que se cruzam, gerando uma centralidade que agrupa quatro polaridades. É uma ágora de ideias, um lugar que pode reforçar o papel dos livros em um mundo cada vez mais digitalizado."

A conclusão da biblioteca está programada para o início de 2016.

Outra notícia é que o OMA recentemente venceu outros três grandes concursos na França: o Parc des Expositions in Toulouse; a École Centrale in Saclay, fora de Paris; e Begles Villenave, a masterplan in Bordeaux.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
OMA
Escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "OMA revoluciona a Biblioteca BMVR em Caen" [OMA Breaks Ground on BMVR Library in Caen] 03 Ago 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/131018/oma-revoluciona-a-biblioteca-bmvr-em-caen> ISSN 0719-8906