O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Clássicos da Arquitetura: Casa Dymaxion 4D / Buckminster Fuller

Clássicos da Arquitetura: Casa Dymaxion 4D / Buckminster Fuller

Clássicos da Arquitetura: Casa Dymaxion 4D / Buckminster Fuller
Clássicos da Arquitetura: Casa Dymaxion 4D / Buckminster Fuller, Bucky and the Dymaxion © Bettmann/Corbis via britannica.com
Bucky and the Dymaxion © Bettmann/Corbis via britannica.com

Um pilar hexagonal central sustenta toda a casa. O nível térreo é livre: um piso circular configura um patio aberto e coberto. A casa desenvolve-se no segundo piso como uma expansão da forma do pilar hexagonal. Surgem ambientes trapezoidais e romboidais. Toda a configuração do edifício surge de um módulo de triângulo equilátero.

via www.trumanlibrary.org via scene.org © MoMA © The Estate of R. Buckminster Fuller, via myipamm.net + 18

© The Estate of R. Buckminster Fuller, via rhonalpes-tourism.com
© The Estate of R. Buckminster Fuller, via rhonalpes-tourism.com

O material escolhido para concretizar o projeto foi o alumínio. Leveza física e visual, aptidão à reciclagem, eficiência de montagem são as características que levaram a essa decisão.

O pilar hexagonal central não é apenas o núcleo de sustentação física do edifício. Suas funções são múltiplas: elevador de acesso ao nível superior, caixa d'água, iluminação indireta através de refletores, renovador e climatizador de ar, núcleo de instalações.

© MoMA
© MoMA

A casa desenvolve-se em piso elevado, mais um terraço superior protegido por uma coberta independente. O nível principal é acessado através de dois átrios hexagonais opostos. O elevador leva simultaneamente a ambos. Pode-se entrar por um ou por outro. Ambos levam à sala de estar. Um deles levam também à cozinha, chamada sala de utilidades, e a um quarto. O outro leva também à biblioteca e ao quarto principal.

Os ambientes configuram-se a partir dos triângulos equiláteros formados pelas linhas que conectam as arestas ao centro do hexágono. Quartos, biblioteca e cozinha configuram-se a partir de um triângulo. A sala de estar, a partir de dois. Pela existência do núcleo hexagonal central, todos os ambientes são trapezoidais ou romboidais.

via scene.org
via scene.org

Na sua parte superior, o pilar hexagonal recebe uma estrutura cônica revestida por uma tela translúcida de nicromo. No seu topo localiza-se o mastro de onde partem os seis tensores de aço que sustentam as extremidades do edifício, e outros seis tensores menores que contribuem para a sustentação da coberta superior.

Os tensores se dirigem a uma viga perimetral hexagonal formada por tubos de alumínio, que se afasta do perímetro dos ambientes interiores da casa. Está alinhada com o nível do terraço superior. Dela partem outros tensores de aço que sustentam outra viga hexagonal alinhada com o nível do piso principal da casa. Dessas vigas partem outros tensores que contribuem com a sustentação das lajes do edifício, também sustentada pelo pilar central.

© The Estate of R. Buckminster Fuller, via myipamm.net
© The Estate of R. Buckminster Fuller, via myipamm.net

"Este é o princípio Dymaxion de fazer muito mais com muito menos peso, tempo, ergs por cada nível dado de performance funcional. Com uma taxa média de reciclagem de 22 anos para todos os metais, e com melhorias comparáveis de projeto em performance por libra, a efemerização significa que mais pessoas estão sendo servidas com ainda maiores padrões com os mesmos antigos materiais."

Bucky and the Dymaxion © Bettmann/Corbis via britannica.com
Bucky and the Dymaxion © Bettmann/Corbis via britannica.com

[1] R. Buckminster Fuller, Synergetics, Explorations in the Geometry of Thinking.

.

  • Arquiteto

    Buckminster Fuller
  • área

    100 m²
  • Ano

    1927
Cita: Fracalossi, Igor. "Clássicos da Arquitetura: Casa Dymaxion 4D / Buckminster Fuller" [AD Classics: The Dymaxion House / Buckminster Fuller] 29 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/130267/classicos-da-arquitetura-casa-dymaxion-4d-slash-buckminster-fuller> ISSN 0719-8906