Central de Produção de Energia D.H.C / Alday Jover Arquitectura y Paisaje

Central de Produção de Energia D.H.C / Alday Jover Arquitectura y Paisaje

© Jordi Bernardo© José Hevia© José Hevia© José Hevia+ 35

Zaragoza, Espanha

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por ocasião da construção da Water Expo 2008 em Zaragoza, os edifícios que abrigaram instalações relacionadas à produção e transformação de energia com um alto nível de demanda técnica e urbana estão localizados ao norte de Ranillas.

© Jordi Bernardo
© Jordi Bernardo

Neste caso, o edifício DHC (District Heating and Cooling) tem uma planta Trigeneration que fornece aquecimento e resfriamento para todos os novos edifícios no Meander juntamente com a co-geração de eletricidades para a rede  urbana. Esta instalação estaria normalmente localizada nas áreas periféricas da cidade ou em áreas industriais, e  em certos locais, como o Fórum de Barcelona de 2004, adotaria uma estratégia de ocultação. Neste caso a  ocultação não é uma opção e o edifício não pode ser enterrado devido à ameaça de inundação da área. Ao invés disso, escolhemos manifestar o desejo de visibilidade e qualidade urbana.

© Jordi Bernardo
© Jordi Bernardo

O edifício foi projetado com paredes de concreto à vista, de cor cinza por dentro e por fora, com uma estrutura de pele externa de 25 centímetros de espessura. A sala da caldeira tem uma cobertura translúcida projetada com chapas de policarbonato ondulado, onde, abaixo de cada ondulação, uma fila de luzes RGB LED foi colocada, e cada uma delas é controlada individualmente por um sistema de controle de iluminação que gera as imagens. Esta grande tela de 20 x 20 metros para a projeção de imagens é completada com outra tela no nível térreo de 4 metros de altura por 30 metros de comprimento com as mesmas características.

© José Hevia
© José Hevia

À noite, quando o edifício está fechado ao público, as luzes e imagens no painel externo de policarbonato indicam o tipo de energia que está sendo gerada e sua intensidade. O sistema, conectado ao controle central de energia, traduz o funcionamento da instalação em cor e imagem em movimento, que é capaz de medir e expressar a energia que está sendo produzida, transformando o edifício em um indicador que depende do clima e de seus usuários.

© José Hevia
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zaragoza, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Central de Produção de Energia D.H.C / Alday Jover Arquitectura y Paisaje" [Central de Producción de Energía D.H.C / Alday Jover Arquitectura y Paisaje] 17 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-127867/central-de-producao-de-energia-dhc-slash-alday-jover-arquitectura-y-paisaje> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.