O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. França
  5. SOA Architectes
  6. 2013
  7. Proposta Vencedora para Edifício de Uso Misto em Paris / SOA Architectes

Proposta Vencedora para Edifício de Uso Misto em Paris / SOA Architectes

Proposta Vencedora para Edifício de Uso Misto em Paris / SOA Architectes
Proposta Vencedora para Edifício de Uso Misto em Paris / SOA Architectes, Cortesia de SOA Architectes
Cortesia de SOA Architectes

Construindo sobre uma área tão vasta, no coração de Paris, onde nada foi construída ainda, apela para um encontro entre o remoto e o presente. Com o desafio de produzir continuidade arquitetônica e convergência para determinar o novo estilo arquitetônico do local, esta proposta vencedora apresentada por SOA Architectes visa estabelecer laços familiares com o seu ambiente. Não é apenas sobre revelar o que já está presente no inconsciente urbano do distrito de Tolbiac, mas também de inventar uma nova forma de contar a sua história. Mais imagens e descrição pelos arquitetos a seguir.

Cortesia de SOA Architectes
Cortesia de SOA Architectes

O projeto deve criar uma conexão forte e viva em sua fundação futura, capaz de testemunhar a fertilidade do local e da verde avenida circundante. Essa é a razão pela qual as vitrines das lojas no piso térreo do projeto, geralmente bastante inexistentes e imateriais, são muito acolhedoras, abertas e mais sugestivas do que o habitual. Concebido como um hall de entrada ou fórum, a parte em frente as lojas se tornam modulares, permitindo ainda múltiplas funções. A base do edifício é concebido em um estilo muito sóbrio e oferece uma imagem de firmeza contemporânea devido ao ritmo elegante de seu trabalho em madeira.

Cortesia de SOA Architectes
Cortesia de SOA Architectes

As fachadas dos dois grandes volumes residenciais são totalmente construídas e acondicionadas em tijolo maciço. O uso deste material robusto, capaz de transmitir a sua materialidade de uma forma tangível, tende a fortalecer a linguagem arquitetônica típica do distrito Masséna. A distinção entre as lojas e unidades habitacionais é realçada pela oposição dos materiais utilizados. Sem dúvida, a rugosidade do tijolo e do desenho da fachada destacam a diferença do edifício de escritórios e equipamentos da avenida.

modelo
modelo

O primeiro volume, dando para a Avenue de France, joga com a verticalidade. Em resposta à monumentalidade extrema dos vários edifícios localizados em frente a ele, o volume aumenta para o céu tornando-se duas torres separadas, criando a sua própria linguagem. A figura urbana decorrente da proximidade, desenvolvida em torno de falhas verticais, lembra numerosas torres residenciais no 13 º arrondissement (bairro). Isso também permite que o prédio deixe a sua marca no ângulo da Avenue de France e o futuro aguarda ansiosamente a praça para pedestres.

Situação
Situação

Contrariando todas as expectativas, o segundo volume residencial, dando para as colinas circundantes e para o passeio verde, parece levitar como uma nuvem acima do solo e estende-se para o céu. O volume cria tramas domésticas e tem um profundo impacto sobre a linha do horizonte. Rumo ao Oeste, as varandas e galerias, todas possuem caixas para plantar e uma vista para o passeio verde, a instalação do telhado da creche e do hall de entrada.

plantas
plantas

A creche está localizada ao lado da avenida verde, protegido do barulho da avenida. Simbolicamente, ele se revela em três vezes e em três escalas. Em primeiro lugar, ligado ao jardim, a creche ocupa uma extensão dupla retirado da sala para receber seus ocupantes corretamente. A estrutura, em seguida, desenvolve-se entre o salão e as unidades habitacionais, em uma camada perfeitamente transparente. Finalmente, coloniza o coração do telhado com o seu pavilhão empoleirado, pequeno paraíso de paz, protegido de olhares, mas abrindo-se para o horizonte e o céu.

  • Arquitetos

  • Localização

    Paris, França
  • Colaboradores

    IGREC (BET TCE + Economie), Inddigo (HQE)
  • Ambiente

    H&E Profil A option BBC performance, Climate Plan City of Paris
  • Cliente

    Paris Habitat OPH
  • Área

    8000 m²
  • Programa

    Edifício de uso misto que compreende 74 unidades de habitação social, creche para 30 crianças e atividades no piso térreo
  • Orçamento

    12 M €HT
  • Ano

    2013

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
SOA Architectes
Escritório
Cita: Furuto, Alison. "Proposta Vencedora para Edifício de Uso Misto em Paris / SOA Architectes" [Mixed-Use Building in Paris Winning Proposal / SOA Architectes] 14 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/127379/proposta-vencedora-para-edificio-de-uso-misto-em-paris-slash-soa-architectes> ISSN 0719-8906