O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. Canadá
  5. 5468796 Architecture
  6. 2010
  7. Centre Village / 5468796 Architecture + Cohlmeyer Architecture Limited

Centre Village / 5468796 Architecture + Cohlmeyer Architecture Limited

Centre Village / 5468796 Architecture + Cohlmeyer Architecture Limited
Centre Village  / 5468796 Architecture + Cohlmeyer Architecture Limited, © James Brittain Photography
© James Brittain Photography

© James Brittain Photography © James Brittain Photography © 5468796 Architecture © James Brittain Photography + 24

  • Cliente

    Centre Venture Development Corporation
  • Engenheiro Estrutural

    Lavergne Draward & Associates
  • Engenheiro Civil

    MEC Consulting
  • Construtor

    Capstone Construction
  • Arquiteto Paisagista

    Cynthia Cohlmeyer Landscape Architect
  • Mais informações Menos informações
© James Brittain Photography
© James Brittain Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Servindo a famílias carentes, a cooperativa de habitação Winnipeg Centre Village utiliza de projetos para ajudar a revitalizar bairros negligenciados do centro da cidade e proporcionar aos seus moradores um ambiente único, que inspire orgulho e incentive a construção de uma comunidade.

Diagrama de Densidade
Diagrama de Densidade

O local era um terreno abandonado em forma de L, previsto para seis moradias familiares. Em vez disso, o projeto estabeleceu uma micro-vila de 25 habitações divididas em seis blocos de três pavimentos que seriam fáceis de construir e manter. O arranjo dos blocos define dois espaços públicos - através de uma rua e um pátio compartilhado - que tecem a cidade através do projeto e proporcionam facilidades para os moradores e vizinhos. O pátio ajardinado oferece um lugar calmo e protegido para as crianças brincarem, e a nova rua é um local de encontro informal. Cada moradia tem sua própria entrada, seja em nível ou em uma escada exterior, reduzindo assim a circulação interna e o tamanho do edifício em geral, e também levando os moradores a conhecerem uns aos outros e interagirem.

© James Brittain Photography
© James Brittain Photography

Projetado para aproveitar ao máximo o espaço, o material e a luz do dia, as unidades têm composições feitas a partir de módulos compactos de 2,40 x 3,60 e módulos em balanço de 4,25 x 3,60 para as áreas maiores de moradia que oferecem visões mais amplas. Os módulos são empilhados e interligados para criar configurações diversas, que variam de 35 metros quadrados, para as unidades de um dormitório, a 81 metros quadrados para as de quatro dormitórios. Já que os dormitórios de cada unidade são distribuídos por vários andares, até mesmo pequenos apartamentos têm muita privacidade, - um fator importante considerando que grande parte dos inquilinos são famílias multi-geracionais.

© James Brittain Photography
© James Brittain Photography

Com entradas e janelas posicionadas em todos os lados dos blocos, não há nenhuma parte de fundos neste projeto, melhorando assim a qualidade da rua e a segurança em todas as direções. Além disso, uma residência típica possui oito ou mais janelas em pelo menos dois lados do edifício, proporcionando amplo e variado acesso a vistas, luz e ventilação cruzada. Molduras laranjas em torno das janelas modulam a privacidade e a visibilidade das unidades, garantindo ao Centre Village uma identidade distinta na cidade. Com o tempo o projeto vem demonstrando como a arquitetura inventiva pode influenciar o urbanismo e impactar positivamente nas relações sociais.

© James Brittain Photography
© James Brittain Photography

Sustentabilidade

A principal iniciativa sustentável do projeto está na densidade de unidades, atingida pela tipologia de edifícios de três pavimentos, no terreno especificado. No entanto, a densidade por si só não é uma solução inovadora se não for suportável ou comprometida com a qualidade dos espaços. O que originalmente eram seis únicos lotes de casas unifamiliares foram reunidos para criar 25 residências, número de unidades exigido pelo cliente. Quadruplicar a densidade tinha o potencial de preencher o lote inteiro, não deixando espaço comunitários, cômodos tão ventilados ou áreas suficientes para as janelas, o que traria impactos negativos exterior e interiormente. 

© James Brittain Photography
© James Brittain Photography

Para evitar a possível massa construtiva, decidimos projetar módulos de cômodos de  2,40 x 3,60  para cozinhas, dormitórios secundários, circulação vertical e lavanderias, além de módulos em balanço, com 3,60 x 4,25, para as maiores áreas de estar e dormitórios principais. Uma cuidadosa mistura destes módulos resultou em uma variação de tamanhos de unidades para indivíduos e famílias, provando que um volume menor poderia ser construído no terreno e ainda acomodar o número desejado de unidades.

© 5468796 Architecture
© 5468796 Architecture

O projeto desafia e prova que é possível projetar e viver em locais menores do que os países da América do Norte estão acostumados. O tamanho médio de uma residência nova no Canadá é de 213 m². No projeto, as unidades variam entre 35 e 81 m², com 1, 2, 3 e 4 dormitórios em três pavimentos. Estas dimensões representam os padrões europeus para áreas de cômodos, que eles têm seguindo por décadas, mas que não é muito conhecido na América do Norte. Normalmente, as menores residências no Canadá simplesmente possuem menos dormitórios ou banheiros, e não especificamente espaços menores e, consequentemente estilos de vida mais enxutos. O desafio de viver 'com menos' representada por esse projeto cria uma alternativa mais acessível e substancialmente mais sustentável para a residência suburbana. Quando vivemos em locais menores, acabamos consumindo menos energia, gerando menos resíduos e os consumidores tornam-se mais inteligentes e intencionais.

© 5468796 Architecture
© 5468796 Architecture

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
5468796 Architecture
Escritório
Cohlmeyer Architecture Limited
Escritório
Cita: "Centre Village / 5468796 Architecture + Cohlmeyer Architecture Limited" [Centre Village / 5468796 Architecture + Cohlmeyer Architecture Limited] 11 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/127091/centre-village-slash-5468796-architecture-plus-cohlmeyer-architecture-limited> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.