O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Lagula Arquitectes
  6. 2011
  7. Casa La Vinya / Lagula Arquitectes

Casa La Vinya / Lagula Arquitectes

Casa La Vinya / Lagula Arquitectes
Casa La Vinya / Lagula Arquitectes, © Mauricio Fuertes
© Mauricio Fuertes

© Marc Torra © Mauricio Fuertes © Mauricio Fuertes © Mauricio Fuertes + 10

Casa La Vinya / Lagula Arquitectes, © Mauricio Fuertes
© Mauricio Fuertes

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há aproximadamente oito anos, quando Lagula Arquitectes era apenas um projeto comum de um grupo de amigos, iniciaram sua relação com o PGA Golf de Caldes. Após ganhar um concurso foi iniciado o desenvolvimento e posterior construção de um hotel de quatro estrelas na recente implantação do clube de Golf.

Jon Montero, membro do júri do concurso e posteriormente co-diretor da obra do hotel, definiu naquele momento as primeiras premissas acerca de como devia ser a arquitetura implementada no lugar. O desenho conceitual devia articular-se a partir da arquitetura moderna mediterrânea, localmente definida em seu inicio pelos membros do GATPAC e posteriormente revisada pelo Grupo R.

© Mauricio Fuertes
© Mauricio Fuertes

Sob estas condições, a casa em La Vynia busca um equilíbrio tenso entre solicitações formais predefinidas e a dúvida sobre a dinâmica do viver em uma casa de certo padrão. Além disso, equilibra a sua disposição enquanto peça arquitetônica, ou melhor, casa, frente à natureza e ao artifício existentes em um campo de golf.

Assumindo as solicitações formais com certa ironia, a casa busca remeter às origens de suas origens. Assim, antes de referir-se à modernidade mediterrânea, o projeto se fundamenta em certo palladianismo evidente no ritmo e na visibilidade de seus elementos estruturais e acesso. Este se dá com o veículo diretamente na casa, no nível do pátio-mirante. Dentre às ideias às quais faz menção, lida tanto com determinadas arquiteturas vicentinas quanto com a tradição moderna das "case study houses".

© Mauricio Fuertes
© Mauricio Fuertes

Em paralelo, a definição formal da casa esquiva dos critérios quase booleanos de flexibilidade da estrutura subjacente próprios da pós-modernidade. No todo, a casa define-se mediante sua estrutura, nervuras, pilares, vigas e cantos que definem espaços abertos ou fechados que são, indistintamente, parte da casa. Este uso tridimensional da aresta permite sobrepor a casa à piscina, produzindo um pé direito triplo que se contrapõe à unidade volumétrica superior.

© Mauricio Fuertes
© Mauricio Fuertes

A organização do programa oscila também nessa dupla origem, invertendo sua estrutura convencional. O acesso se dá pelos espaços comuns no nível superior. Seu limite é definido sutilmente, independente dos graus de fechamento ou permeabilidade. Abaixo, reservados e conectados ao terreno dispõe-se os dormitórios. Novamente menciona-se Palladio na disposição simétrica e inflexionada dos dormitórios e na hierarquia dos espaços de serviço, evidenciados volumetricamente na fachada. Contrariamente, a relação dos espaços com o exterior e a disposição da piscina remetem ao uso moderno.

Plantas
Plantas

Para dispor tal peça em uma paisagem artificial, empregam-se mecanismos da land art. Como uma versão mediterrânea, massiva e texturizada de Donald Judd, o edifício marca a paisagem. Uma chaminé superdimensionada soma ironicamente o que poderia ser um céu marcado de James Turrell.

A materialidade artificial do campo de golfe é refletida nos muros de contenção do embasamento da casa. A intensidade no uso da textura da pedra ressalta o acabamento do volume superior. Ampliar o gradiente convencional de texturas em projetos desse tipo permite modificar nossa percepção habitual, variando o significado de palavras como liso, transparente e reflexivo.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa La Vinya / Lagula Arquitectes" [Casa La Vinya / Lagula Arquitectes] 06 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/125921/casa-la-vinya-slash-lagula-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.