O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Curso livre da Escola da Cidade / “Arquitetura Paulistana - A Escola Itinerante da Escola da Cidade em São Paulo”

Curso livre da Escola da Cidade / “Arquitetura Paulistana - A Escola Itinerante da Escola da Cidade em São Paulo”

  • 21:08 - 16 Novembro, 2013
Curso livre da Escola da Cidade / “Arquitetura Paulistana - A Escola Itinerante da Escola da Cidade em São Paulo”
Curso livre da Escola da Cidade / “Arquitetura Paulistana - A Escola Itinerante da Escola da Cidade em São Paulo”

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove, a partir de agosto, o curso livre “Arquitetura Paulistana - A Escola Itinerante da Escola da Cidade em São Paulo”, organizado pelo arquiteto Marco Artigas.

O curso tem como objetivo aumentar o repertório arquitetônico dos alunos inscritos, por meio de visitas às obras consagradas da arquitetura moderna e contemporânea na Grande São Paulo.

A atividade aproveitará o mesmo modelo de organização da disciplina Escola Itinerante, já estruturada pela Escola da Cidade, e que promove viagens de estudo aos seus estudantes, com o objetivo de mostrar ao jovem arquiteto a riqueza da arquitetura brasileira e internacional, além de promover o encontro com os profissionais de arquitetura em cada lugar visitado.

O curso será feito de forma diluída, ao longo do semestre. As visitas acontecerão, aproximadamente, a cada quinze dias, aos sábados pela manhã. O horário de início será definido conforme o local a ser visitado e a duração estimada da visita depende da escala e tempo de deslocamento, mas com uma estimativa aproximada de 5 horas.

O curso é aberto a todos os interessados. A proposta é justamente mostrar arquitetura para todos, arquitetos e não arquitetos.

Período

De 24 de agosto a 23 de novembro (dois sábados por mês) - total de 7 aulas

As visitas

O deslocamento nos dias de aula será feito de maneira independente. Quando houver dificuldade no acesso, poderemos propor o aluguel de um ônibus ou micro-ônibus e verificar se há necessidade de acréscimo no valor já estipulado.

Em todas as visitas, com a presença do organizador Marco Artigas, haverá a companhia dos autores das obras ou seus colaboradores, ou mesmo dos estudiosos que construíram uma relação estreita com o espaço escolhido, qualificando ainda mais a visita.

Obras

A escolha das obras tem como ponto de partida a relação com a cidade, as diferentes escalas de construção e os diversos usos desses edifícios. O curso considera que essa diferença de característica entre as obras é o ponto fundamental para uma interpretação mais livre e abrangente da arquitetura e do urbanismo.

Atividades

Complementando o curso, poderão ser organizadas atividades livres como desenhos, fotografias e textos. Esse material poderá fazer parte de uma pequena exposição, organizada pelos professores e participantes, no final do semestre, no espaço da Escola da Cidade.

Custo do curso

- Público externo: R$ 45 por visita

- Alunos, ex-alunos e professores da Escola da Cidade: R$ 35 por visita

Marco Artigas

Formado em arquitetura pela Escola da Cidade, em 2006, e pós-graduado em arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona), em 2009, com tese orientada por Josep Maria Montaner. Foi professor Assistente na disciplina de Projeto para o primeiro ano na Escola da Cidade, das turmas de 2011-12. Participou como colaborador em projetos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, em parceria com o escritório Piratininga Arquitetos Associados. Trabalhou no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona), na Fundação Vilanova Artigas e participou de estágio no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador-Bahia), com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé).

Para mais informações e efetuar a inscrição, por favor visite o site da Escola da Cidade.

Cita: "Curso livre da Escola da Cidade / “Arquitetura Paulistana - A Escola Itinerante da Escola da Cidade em São Paulo”" 16 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/125268/curso-livre-da-escola-da-cidade-slash-arquitetura-paulistana-a-escola-itinerante-da-escola-da-cidade-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906