Terceiro Lugar no Concurso Plano Diretor Praia Ferroviária de Palermo

A proposta da equipe liderada por Tomás Lier + Monoblock se estrutura a partir da quadra e da trama existentes com a certeza de que por sua flexibilidade, delas resulta a quase totalidade da cidade. Compreendendo o valor e a versatilidade tipológica da quadra tradicional na configuração da cidade existente, propõe-se uma nova trama que se acopla à existente.

Mais imagens e o memorial do autor a seguir.

Cortesia de Tomás Lier + Monoblock

A nova trama busca uma nova frente urbana e uma nova conectividade em uma área consolidada, uma vez que repensa a configuração das ruas e calçadas, propondo espaços de circulação pública de pedestres separados do leito carroçável e em relação direta com uma unidade de espaço público maior, uma relação entre espaços públicos e privados que não se repete na cidade.

Cortesia de Tomás Lier + Monoblock

Desta perspectiva de nova trama entende-se uma hiperconectividade onde antes somente havia uma barreira. Uma travessia veicular é implantada em cada rua que chega ou cruza com a área de manobra da ferrovia, maximizando as possibilidades de vincular duas frentes urbanas que se encontram divorciadas. Nesse sentido, as ruas que cruzam transversalmente o terreno definem setores relacionados a cada nova quadra, o que sem dúvida é o que permite que o carro como meio de transporte não componha um vazio urbano. A proposta considera que ao evitar o automóvel em toda a área que corresponde ao vazio urbano longitudinal, cria-se uma série de microcosmos pedestres nos espaços públicos. E o que a primeira vista pode parecer que secciona o terreno, define uma unidade inédita e única quanto às circulações exclusivas de pedestres ao longo de todo o terreno. Por fim, esta hiperconectividade transversal não será afetada pela elevação ou não das vias, entendendo que essa particularidade garanta que as vinculações se sustentem com o passar do tempo.

Cortesia de Tomás Lier + Monoblock

A partir da primeira decisão sobre a trama e as ruas, e ao assumir a quadra como tipologia estruturadora da cidade, surge a possibilidade e a necessidade de repensar dita tipologia em favor de uma nova estrutura urbana.

Cortesia de Tomás Lier + Monoblock

A tipologia permite por um lado completar as quadras que ficaram seccionadas pela ferrovia e a construção de novas unidades urbanas como as duas quadras propostas em frente ao parque e à rua Godoy Cruz. Implantação e estratégia tipológica definem uma nova frente urbana às vias em relação a um grande vazio urbano de 800m, propondo uma série de parques y praças temáticas.

  • Concurso

    Playa Ferroviaria de Palermo / Praia Ferroviária de Palermo
  • Premio

    Terceiro Lugar
  • Arquitetos

    Tomás Lier + Monoblock.
  • Localização

    Palermo, Buenos Aires, Argentina
  • Equipe

    Arq. Amadeo Marcos, Arq. Adrián Russo, Arq. Juan Granara, Arq. Fernando Cynowiec, Arq. Alexis Schachter, Arq. Ornella Casartelli, Marco Laguzzi, Laura Zink, Salazar Nastaji, Nicolás Moreno, Sara Cherrier e Cecil Demili.
  • Ano Projeto

    2013
  • Fotografias

    Cortesia de Tomás Lier + Monoblock

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Localização do Projeto

Endereço:Palermo, Buenos Aires, Argentina

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

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Cita: Castro, Fernanda. "Terceiro Lugar no Concurso Plano Diretor Praia Ferroviária de Palermo" [Tercer Lugar Concurso Plan Maestro Playa Ferroviaria de Palermo] 04 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-124559/terceiro-lugar-no-concurso-plano-diretor-praia-ferroviaria-de-palermo> ISSN 0719-8906

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