O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Terceiro Lugar no Concurso Plano Diretor Praia Ferroviária de Palermo

Terceiro Lugar no Concurso Plano Diretor Praia Ferroviária de Palermo

Terceiro Lugar no Concurso Plano Diretor Praia Ferroviária de Palermo
Terceiro Lugar no Concurso Plano Diretor Praia Ferroviária de Palermo, Cortesia de Tomás Lier + Monoblock
Cortesia de Tomás Lier + Monoblock

A proposta da equipe liderada por Tomás Lier + Monoblock se estrutura a partir da quadra e da trama existentes com a certeza de que por sua flexibilidade, delas resulta a quase totalidade da cidade. Compreendendo o valor e a versatilidade tipológica da quadra tradicional na configuração da cidade existente, propõe-se uma nova trama que se acopla à existente.

Mais imagens e o memorial do autor a seguir.

Cortesia de Tomás Lier + Monoblock
Cortesia de Tomás Lier + Monoblock

A nova trama busca uma nova frente urbana e uma nova conectividade em uma área consolidada, uma vez que repensa a configuração das ruas e calçadas, propondo espaços de circulação pública de pedestres separados do leito carroçável e em relação direta com uma unidade de espaço público maior, uma relação entre espaços públicos e privados que não se repete na cidade.

Cortesia de Tomás Lier + Monoblock
Cortesia de Tomás Lier + Monoblock

Desta perspectiva de nova trama entende-se uma hiperconectividade onde antes somente havia uma barreira. Uma travessia veicular é implantada em cada rua que chega ou cruza com a área de manobra da ferrovia, maximizando as possibilidades de vincular duas frentes urbanas que se encontram divorciadas. Nesse sentido, as ruas que cruzam transversalmente o terreno definem setores relacionados a cada nova quadra, o que sem dúvida é o que permite que o carro como meio de transporte não componha um vazio urbano. A proposta considera que ao evitar o automóvel em toda a área que corresponde ao vazio urbano longitudinal, cria-se uma série de microcosmos pedestres nos espaços públicos. E o que a primeira vista pode parecer que secciona o terreno, define uma unidade inédita e única quanto às circulações exclusivas de pedestres ao longo de todo o terreno. Por fim, esta hiperconectividade transversal não será afetada pela elevação ou não das vias, entendendo que essa particularidade garanta que as vinculações se sustentem com o passar do tempo.

Cortesia de Tomás Lier + Monoblock
Cortesia de Tomás Lier + Monoblock

A partir da primeira decisão sobre a trama e as ruas, e ao assumir a quadra como tipologia estruturadora da cidade, surge a possibilidade e a necessidade de repensar dita tipologia em favor de uma nova estrutura urbana.

Cortesia de Tomás Lier + Monoblock
Cortesia de Tomás Lier + Monoblock

A tipologia permite por um lado completar as quadras que ficaram seccionadas pela ferrovia e a construção de novas unidades urbanas como as duas quadras propostas em frente ao parque e à rua Godoy Cruz. Implantação e estratégia tipológica definem uma nova frente urbana às vias em relação a um grande vazio urbano de 800m, propondo uma série de parques y praças temáticas.

  • Concurso

    Playa Ferroviaria de Palermo / Praia Ferroviária de Palermo
  • Premio

    Terceiro Lugar
  • Arquitetos

    Tomás Lier + Monoblock.
  • Localização

    Palermo, Buenos Aires, Argentina
  • Equipe

    Arq. Amadeo Marcos, Arq. Adrián Russo, Arq. Juan Granara, Arq. Fernando Cynowiec, Arq. Alexis Schachter, Arq. Ornella Casartelli, Marco Laguzzi, Laura Zink, Salazar Nastaji, Nicolás Moreno, Sara Cherrier e Cecil Demili.
  • Ano Projeto

    2013

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Castro, Fernanda. "Terceiro Lugar no Concurso Plano Diretor Praia Ferroviária de Palermo" [Tercer Lugar Concurso Plan Maestro Playa Ferroviaria de Palermo] 04 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/124559/terceiro-lugar-no-concurso-plano-diretor-praia-ferroviaria-de-palermo> ISSN 0719-8906