O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Marcelo Villafañe
  6. 2005
  7. Casa Raigal / Marcelo Villafañe

Casa Raigal / Marcelo Villafañe

Casa Raigal / Marcelo Villafañe
Casa Raigal / Marcelo Villafañe, © Walter G. Salcedo
© Walter G. Salcedo

© Walter G. Salcedo © Walter G. Salcedo © Walter G. Salcedo © Walter G. Salcedo + 30

© Walter G. Salcedo
© Walter G. Salcedo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sua posição no terreno e seu arraigamento se produzem em torno  a uma aparência singular, anti mimética, que cumpre com certa alienação  enquanto registra através de sua quase panóptica visão, todas as direções possíveis de um terreno vasto e plano; inegavelmente está assentada em um pedaço do pampa.

Parece estar ao contrário, é uma casa de frente cega perfurada, se assim quiser. Os espaços de serviço em alguma medida dão intimidade para a vida da casa que se abre para dentro do terreno.

© Walter G. Salcedo
© Walter G. Salcedo

A entrada se percebe em primeira instância, se busca, como uma experiência, ingressando pelo ângulo mais agudo dos dois volumes.

é uma casa de duas plantas: dormitórios acima e com pé direito duplo, compondo uma planta quebrada em forma de gancho duplo, gerando ângulos distintos, alguns muito agudos, sempre livres em seus movimentos.

© Walter G. Salcedo
© Walter G. Salcedo

Se buscou o contraste da luz nas quebras dos diferentes ângulos, com sombras mais claras e mais escuras, segundo a hora do dia e sua colocação a respeito do diagrama do quadrante solar horizontal de 35º. Foi possivel cosntatar diagonais de sombra em alguma faces que desarticulam a ideia de caixa para uma ideia de forma irregular.

Toda a ideia de sistema se corresponde a um pensamento lógico, a uma estrutura que dá o suporte. Os blocos de cimento em sua repetição e sistema construtivo admitem ausências que tornam-se em buracos que são janelas; todas de ferro e de vidro coloridos, algumas se abrem, outras são fixas e outras são somente blocos recuados.

© Walter G. Salcedo
© Walter G. Salcedo

De madeira multilaminada, a escada é puro sistema: 5 picos (de 3 tiras de 1,5 cm coladas, evocando a madeira terciada) e 4 vazios. O plano horizontal corresponde a trilha que fornece estabilidade ao movimento lateral de flambagem, já que os picos aguentam por si cargas muito superiores às normais de uma escada. A partir das separações entre os picos e do empilhamento se consegue uma sensação de instabilidade somente aparente.

Esta ideia de trabalhar entre o sistemático, a retícula, o lógico e o caótico, não como tal mas sim como outra ordem: mais livre, menos formal e mais amorfo; é algo que me está sendo cada vez mais atrativo, a cada dia, obra depois de obra.

© Walter G. Salcedo
© Walter G. Salcedo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Marcelo Villafañe
Escritório
Cita: "Casa Raigal / Marcelo Villafañe" [Casa Raigal / Marcelo Villafañe] 03 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/124450/casa-raigal-slash-marcelo-villafane> ISSN 0719-8906