O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Recreação E Treinamento
  4. Espanha
  5. Javier Romero Soto Arquitecto
  6. 2004
  7. Centro de Surf de Somo / Javier Romero Soto Arquitecto

Centro de Surf de Somo / Javier Romero Soto Arquitecto

Centro de Surf de Somo / Javier Romero Soto Arquitecto
© Javier Azurmendi
© Javier Azurmendi

© Javier Azurmendi © Javier Azurmendi © Javier Azurmendi © Javier Azurmendi + 40

© Javier Azurmendi
© Javier Azurmendi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro de Surf de Ribamontán al Mar está implantado à beira-mar na cidade de Somo. É imprescindível que está nova instalação encontre-se o mais próximo possível da praia, por sua própria condição de uso e da atividade que presta serviço. Seria indispensável que os surfistas tivessem algum lugar para se trocar, tomar banho e guardar suas pranchas, já que faltam serviços públicos deste tipo. O lugar escolhido é um espaço carente de valor ambiental e pretende-se recuperar por estar subutilizado e por ficar distante da areia por 20 m.

© Javier Azurmendi
© Javier Azurmendi

Este Centro aproveita a boa orientação, a proteção dos ventos e a condição de espaço de transição entre o urbano e a praia, para dar resposta ao programa de necessidades desejado pelo cliente: uma área de informação turística, sala de aula, serviços adjacentes (escritório, banheiros, caixa...), locais para curso e exposições, área de troca projetada especificamente para surfistas, área de armazenamento de pranchas, escritório focado na gestão e controle da atividade esportiva.

Corte
Corte

O edifício está dividido em duas áreas claramente diferenciadas: por um lado a parte pública: recepção, informação turística e formação e por outro lado a zona de uso exclusivamente desportiva. Ambas as áreas se relacionam através de uma rua/ pátio que conecta o lote com a praia e é o centro vital do edifício. Nesta rua estão instaladas duchas públicas que são utilizadas tanto pelos sócios do centro como pelo resto dos surfistas e banhistas que usam a praia de Somo.

© Javier Azurmendi
© Javier Azurmendi

Este novo espaço atua como um pano de fundo da parte pública do edifício. Desta maneira o dinamismo do transito dos surfistas e banhistas, além de todas as atividades que essa rua produz, conformam o ambiente do Centro de Surf.

© Javier Azurmendi
© Javier Azurmendi

Dado o desnível de 3 m, descendo para o Sul, assim o impacto do edifício ao Norte/ praia é quase nulo, já que sobre esta cota apenas aparece o volume de uma cafeteria aberta para a rua que contribui para tornar viável a instalação do ponto de vista econômico. 

© Javier Azurmendi
© Javier Azurmendi

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Centro de Surf de Somo / Javier Romero Soto Arquitecto" [Centro de Surf de Somo / Javier Romero Soto Arquitecto] 01 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/124050/centro-de-surf-de-somo-slash-javier-romero-soto-arquitecto> ISSN 0719-8906