O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Segundo Lugar do Concurso para o Plano Diretor do Pátio Ferroviário de Palermo

Segundo Lugar do Concurso para o Plano Diretor do Pátio Ferroviário de Palermo

Segundo Lugar do Concurso para o Plano Diretor do Pátio Ferroviário de Palermo
Segundo Lugar do Concurso para o Plano Diretor do Pátio Ferroviário de Palermo, © Carlos Lebrero y Christian Sarno
© Carlos Lebrero y Christian Sarno

A proposta apresentada materializa a continuidade dos parques de Palermo através do eixo da avenida Juan B Justo até a avenida Córdoba, restaurando um setor do corredor ecológico com um espaço verde contínuo e interligado de um quilômetro, que integra a cidade à natureza do território.

O projeto a seguir obteve o segundo lugar no concurso para o plano diretor do pátio ferroviário de Palermo, Argentina. No projeto é proposta a naturalização do espaço livre com um parque contínuo da maior extensão permitida pela construtividade e pelo sistema viário para a área.

Mais imagens e o memorial a seguir.

© Carlos Lebrero y Christian Sarno
© Carlos Lebrero y Christian Sarno

O projeto para os pátios ferroviários de Palermo é uma nova oportunidade de reconversão de uma área livre da a cidade para: Reconstituir um segmento amplo da bacia como corredor ecológico, no qual se consideram as alternativas ambientais de paisagem que colaboram com a drenagem urbana. Constituir um novo espaço público com a incorporação de um trecho que estende o parque regional de Palermo. Conectar o tecido urbano, com tendência positiva de desenvolvimento, e que atualmente é cortado pelo parque ferroviário.

© Carlos Lebrero y Christian Sarno
© Carlos Lebrero y Christian Sarno

A proposta concede uma nova sustentabilidade à área, fazendo conviver a cidade e os espaços naturalizados.Ao mesmo tempo a gestão do verde e a evapotranspiração melhoram a situação histórica de risco hídrico da área. Propõe-se que seja considerada a alternativa de ferrovia elevada como a que melhor atende à melhora do sistema urbano de drenagem.

Para resolver os problemas de descontinuidade do tecido urbano é estabelecida a continuidade máxima da interconexão, priorizando a permeabilidade da área com um novo padrão de ligação de bairros e uma complexidade viária.

© Carlos Lebrero y Christian Sarno
© Carlos Lebrero y Christian Sarno

Junto ao passeio permeável são propostos equipamento que sirvam ao passeio público e às atividades que lá se desenvolvem: estar, recitais, exposições e manifestações culturais, jogos infantis, centros aeróbicos, etc.

Também é proposta a incorporação de esculturas urbanas nos pontos de vista sobre as ruas, lidos como pedestais no parque. No acesso de Juan B Justo se localiza uma grande pérgola urbana que envolve o acesso e o viaduto da ferrovia e marca a entrada do parque.

© Carlos Lebrero y Christian Sarno
© Carlos Lebrero y Christian Sarno

Para a organização da paisagem considera-se a ideia de corredor biótico, estabelecendo a continuidade dos parques de Palermo com a naturalização do espaço livre através de três sistemas principais.

Resolveu-se fazer um parque que conta como área central uma grande extensão de gramado e pastagem, que se sobrepõem às ruas e permitem um passeio prolongado pela área naturalizada. O tapete verde ondulado liga a totalidade do parque e prioriza o verde sobre o sistema viário.

© Carlos Lebrero y Christian Sarno
© Carlos Lebrero y Christian Sarno
  • Concurso

    Concurso Playa Ferroviaria de Palermo
  • Premio

    Segundo Lugar
  • Arquitetos

    Carlos Lebrero, Christian Sarno
  • Localização

    Palermo, Buenos Aires, Argentina
  • Colaboradores

    Santiago Marini, Fedora Mora, Mariela More, Macarena Rodríguez Tomietto.
  • Consultores

    Sofía Sánchez Pouyade (Paisaje) y Ing. Sergio Ostromujoff (Ferroviario)
  • Animação de Imagem

    Matías Rojas, Facundo Lema “Chancho - visual studio”
  • Ano Projeto

    2013
  • Fotografia

    Carlos Lebrero y Christian Sarno

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este autor
Fernanda Castro
Autor
Cita: Castro, Fernanda. "Segundo Lugar do Concurso para o Plano Diretor do Pátio Ferroviário de Palermo" [Segundo Lugar Concurso Plan Maestro Playa Ferroviaria de Palermo] 30 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/123503/segundo-lugar-do-concurso-para-o-plano-diretor-do-patio-ferroviario-de-palermo> ISSN 0719-8906