O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. Espanha
  5. hidalgomora arquitectura
  6. 2012
  7. Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / hidalgomora arquitectura

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / hidalgomora arquitectura

  • 23:11 - 30 Junho, 2013
  • Traduzido por Naiane Marcon
Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / hidalgomora arquitectura
© Diego Opazo
© Diego Opazo
  • Arquitetos

  • Localização

    Calle de la Santisima Sangre, 46160 Llíria, Valencia, Espanha
  • Arquiteto Responsável pela Obra

    Javier Hidalgo Mora
  • Arquiteto Técnico Responsável pela Execução

    Julio Sánchez López
  • Design Gráfico

    Marta Villazón
  • Construtora

    Torremar, S.L.
  • Orçamento

    473.575,21 €
  • Promotor

    Ayuntamiento de Llíria
  • Área

    256.0 m²
  • Ano Projeto

    2012
  • Fotografia

    Diego Opazo

© Diego Opazo © Diego Opazo © Diego Opazo © Diego Opazo + 13

© Diego Opazo
© Diego Opazo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Forn de la Vila, situado junto à muralha medieval, é uma das obras góticas civis mais relevantes da cidade de Llíria. Construído provavelmente em fins do século XIII, tipologicamente pode ser classificado como forno tradicional valenciano ou "fornos de assar pão".

Como consequência da proliferação de fornos de caráter privado na cidade de Llíria na segunda metade do século XIX, o Forn deixa de funcionar como tal e passa a ser utilizado exclusivamente como moradia.

© Diego Opazo
© Diego Opazo

São característicos seus arcos diafragma de cantaria, que vão desde o solo até diversos níveis, assim como sua cobertura de vigas de madeira e o recinto abobadado de tijolos de forno. O interior se distingue em três níveis separados por dois arcos centrais que são dispostos paralelamente, com outros dois tranversailmente.

© Diego Opazo
© Diego Opazo

Em uma primeira fase de restauração foram consolidadas as fábricas históricas e eliminados os elementos impróprios que afetavam negativamente sua estrutura, ameaçando a integridade do monumento. Os esforços foram então centrados na recuperação tipológica do edifício, e sua habilitação como recurso pedagógico de caráter histórico e etnológico, mediante a restauração, reconstrução e reabilitação dos elementos originais de forno medieval (panela, chaminé, etc.).

Planta
Planta

No marco dessa última fase foi inscrita a transformação em museu do Forn de la Vila, sendo o principal objetivo tornar o edifício compreensível ao cidadão, construtiva e tipologicamente, e apresentar sua evolução ao longo da história.

© Diego Opazo
© Diego Opazo

A proposta museológica consistiu em converter o Forn de la Vila de Llíria em um museu local, sendo esta a escolha ideal para recuperar o exemplo de arquitetura gótica civil valenciana e para que o edifício e os elementos construtivos que o conformam não perdessem seu sentido histórico, funcional e tipológico.

Os principais objetivos foram a recuperação in loco do forno de assar pão como tipologia arquitetônica, algo que foi conseguido através da restauração arquitetônica fiel aos sistemas construtivos tradicionais, e sua difusão de um ponto de vista didático.

© Diego Opazo
© Diego Opazo

Os diferentes elementos construtivos, as ruínas encontradas de épocas distintas, as várias camadas reconhecíveis foram identificados para serem exibidos e compreendidos.

Para isso um rótulo ou uma placa identificativa assinala o elemento a ser destacado e, se for o caso, a data aproximada de sua execução e incorporação ao patrimônio.

© Diego Opazo
© Diego Opazo

Uma série de painéis informativos ajudam a compreender o uso e a história do edifício que se visita. Por um lado explicam de forma gráfica e escrita as diferentes partes do forno e seu funcionamento, e por outro contextualizam histórica e graficamente o edifício.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
hidalgomora arquitectura
Escritório
Cita: "Restauração e construção do museu de Vila de Llíria / hidalgomora arquitectura" [Restauración y musealización del Forn de la Vila de Llíria / hidalgomora arquitectura] 30 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/123456/restauracao-e-construcao-de-um-museu-para-forn-de-la-vila-de-lliria-slash-hidalgomora-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.