O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instalações Temporárias
  4. Austrália
  5. Nic Gonsalves
  6. 2013
  7. Vencedor do Concurso de Abrigo de Emergência / Nic Gonsalves + Nic Martoo

Vencedor do Concurso de Abrigo de Emergência / Nic Gonsalves + Nic Martoo

Vencedor do Concurso de Abrigo de Emergência / Nic Gonsalves + Nic Martoo
Vencedor do Concurso de Abrigo de Emergência / Nic Gonsalves + Nic Martoo, © Scott Burrows
© Scott Burrows

Os jovens designers australianos, Nic Gonsalves e Nic Martoo de uma das principais empresas de arquitetura Conrad Gargett Riddel, ganharam um prêmio internacional por seu projeto inovador para um abrigo de emergência para vítimas de desastres naturais e provocados pelo homem. Exibidos na King George Square em Brisbane no ano passado e que recentemente visitou a Federation Square em Melbourne, o projeto oferece, sem ferramentas mecânicas, facilidade na fabricação e um lugar para abrigar os ocupantes e seus pertences, com capacidade para controlar nível de interação com o exterior através de uma pele flexível, translúcida e transparente. Veja mais imagens.

© Scott Burrows
© Scott Burrows

Os desastres naturais inerentemente causam muito mais danos do que apenas físicos. As vítimas são lembradas da fragilidade da existência humana, o que torna a recuperação emocional difícil, enfrentando a perda de conforto, segurança e controle sobre seu ambiente.

© Scott Burrows
© Scott Burrows

Este abrigo foi concebido como um retiro para que as vítimas retomem a sensação de controle, facilitando o processo de recuperação por meio de sua habitação. As idéias fundamentais por trás do projeto são: Facilidade de montagem sem ferramentas mecânicas; Elevação em relação ao solo, para fornecer um um controle maior sobre o envolvimento com o exterior; Flexibilidade para permitir a personalização e criar um senso de propriedade, bem como a capacidade de transporte e reutilização.

© Scott Burrows
© Scott Burrows

O projeto emprega uma solução flat-pack com um simples kit de peças. O abrigo é concebido como um cubo onde todas as faces verticais são idênticas, resultando em uma sequência repetitiva de montagem. Cada face é composta de grades onde são inseridos placas de madeira, que consiste em apenas dois componentes repetidos. As seis faces são montadas então para formar o cubo. A estrutura é presa por uma passador de madeira preso em cada extremidade, assegurando a rigidez do conjunto.

Cortesia de Nic Gonsalves + Nic Martoo
Cortesia de Nic Gonsalves + Nic Martoo

O cubo está sobre sete suportes que são montados através de um processo semelhante. Isso cria a separação física dos escombros, que potencialmente ocupam as zonas de desastres. A cobertura é composta por uma membrana plástica translúcida que permite a entrada de luz natural. Furos nas partes horizontais são feitos previamente para permitir que as telhas sejam fixadas na estrutura.

Cortesia de Nic Gonsalves + Nic Martoo
Cortesia de Nic Gonsalves + Nic Martoo

A pele sensível da cobertura pode ser reorganizada e aberta, permitindo que o ocupante personalize o abrigo de acordo com suas necessidades individuais ou reorganize de acordo com as condições do tempo, sendo capaz também de controlar a ventilação. Estas facilidades permitem também que ele expresse sua individualidade e facilita o senso de propriedade. As telhas da cobertura foram dimensionadas para ser leve o suficiente onde até uma criança pode ajudar no seu arranjo. Internamente, a estrutura torna-se uma parede de prateleiras para os pertences recuperados.

Cortesia de Nic Gonsalves + Nic Martoo
Cortesia de Nic Gonsalves + Nic Martoo

A ausência de fixações mecânicas, permite que o abrigo seja facilmente desmontado e remontado quando necessário. Todo abrigo utiliza menos de um metro cúbico de material e pode ser facilmente transportado em um veículo pequeno. A intenção foi de desenvolver um senso de controle ao ocupante e facilitar o processo de recuperação através do ato de habitar.

Cortesia de Nic Gonsalves + Nic Martoo
Cortesia de Nic Gonsalves + Nic Martoo

Gonsalves e Martoo venceram o primeiro prêmio do International Award for Young Architects promovido pela Câmara de Arquitetos Turcos no dia 25 de maio logo após vencerem o concurso de espaços temporários.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: Furuto, Alison. "Vencedor do Concurso de Abrigo de Emergência / Nic Gonsalves + Nic Martoo" [Emergency Shelter Winning Design / Nic Gonsalves + Nic Martoo] 26 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/122586/vencedor-do-concurso-de-abrigo-de-emergencia-slash-nic-gonsalves-plus-nic-martoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.