Met / WOHA

Met / WOHA - Mais Imagens+ 18

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do escritório WOHA explora estratégias de um estilo de vida de alta densidade, um arranha-céu em um ambiente tropical.

O conceito para o Met é desenvolver uma forma avançada de arranha-céu nos trópicos, sem se basear nos modelos de clima temperado de países ocidentais, mas partir de pesquisas sobre as possibilidades de  edifícios em clima tropical, em condições urbanas densas e com pouco vento. Este projeto implementou várias idéias desenvolvidas originalmente para uma competição de habitações populares em Cingapura.

© Patrick Bingham

Os projetos de arranha-céus têm, tradicionalmente, têm seguido modelos de clima temperado, que foram desenvolvidos em Nova York ou Chicago, com baixas temperaturas e ventos fortes. Isso resultou em apartamentos compactos, isolados do exterior e sem sombreamento. Estes edifícios são conchas de proteção concebidas para proteger os habitantes do clima severo.

© Patrick Bingham

Por outro lado, os projetos nos trópicos devem aproveitar o clima quente o ano todo, captar os ventos e aproveitar a ventilação cruzada, incorporando espaços ao ar livre como varandas e jardins. Os edifícios devem se apropriar das características ambientais para integrar ao máximo seu interior com o exterior.

© Patrick Bingham

Este esquema é concebido a partir dos primeiros princípios para criar uma vida melhor no centro de uma cidade nos trópicos. Subindo andares em um ambiente tropical significa ventos frios, menos poeira, mais privacidade, mais segurança, menos ruído, melhores vistas. Para aproveitar essas condições, o projeto incorpora um arranjo escalonado de blocos que permitem a ventilação cruzada, vistas para a cidade e o rio e captar uma brisa suave, canalizando-a entre as torres. Os espaços entre as torres são conectados com jardins que fornecem áreas de entretenimento exteriores.

© Patrick Bingham

A orientação dos blocos, escalonados, permite que o sol penetre diariamente entre eles em seu trajeto diário.

© Patrick Bingham

Os interiores dos apartamentos interagem fortemente com o exterior, com vidros que vão do piso ao teto, varandas, jardins e terraços. Os brises solares e saliências fornecem proteção contra intempéries e uma tela ajuda filtrar a forte insolação tropical. Paredes com vegetação convertem calor em oxigênio, melhorando a qualidade do ar local.

© Patrick Bingham

As áreas comuns estão espalhadas pelas torres, oferecendo aos moradores e usuários uma variedade de experiências, desde o espelho d'água, pedras e vegetação ao nível do solo, extensas instalações de interior-exterior no nível da piscina, bibliotecas, churrasqueiras e as áreas comuns nos terraços.

© Patrick Bingham

O bloco do hotel explora os mesmos conceitos, proporcionando aos hóspedes grandes varandas ao ar livre, áreas com água e vegetação, que vão até a fachada para fornecer uma camada de espaços externos interligados.

© Patrick Bingham

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Met / WOHA" [The Met / WOHA] 24 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-122318/met-slash-woha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.