O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estádios
  4. Dinamarca
  5. CEBRA
  6. 2013
  7. Proposta Vecendora da Næstved Arena / CEBRA

Proposta Vecendora da Næstved Arena / CEBRA

Proposta Vecendora da Næstved Arena / CEBRA
Proposta Vecendora da Næstved Arena / CEBRA, Cortesia de CEBRA
Cortesia de CEBRA

Os arquitetos dinamarqueses CEBRA ganharam o concurso para a concepção do Næstved Arena, um espaço multiuso para eventos de esportes, música e cultura no leste da Dinamarca. Localizado em um bolsão verde inserido na cidade, a arena é cercada por um estádio de futebol, um ginásio de esportes e uma área residencial. Esta arena de 10.000 m² abre novas possibilidades para a captação de eventos nacionais e internacionais para a região. O projeto está programado para ser concluído até o final de 2014, com capacidade de 2.500 - 4.000 espectadores, dependendo do tipo de evento. Veja mais imagens

Cortesia de CEBRA
Cortesia de CEBRA

O local causou grande impacto na concepção da proposta vencedora: O volume compacto da edificação foi pensado como continuação do estádio existente, a fim de deixar a estrutura longe dos conjuntos adjacentes. Esta decisão inicial faz com que seja possível transformar o espaço aberto em área residencial com um parque urbano aberto com quadras de basquete, parque infantil e áreas de lazer.

Cortesia de CEBRA
Cortesia de CEBRA

O volume básico e rigoroso da Arena é suavizado por uma fachada ondulada que sobressaem em diferentes alturas, ajustadas às funções internas, bem como contêiner de plantas que são incorporados aos painéis de alumínio da fachada. Assim, a aparência bruta do edifício é reduzida, criando uma transição gradual para o parque.

Cortesia de CEBRA
Cortesia de CEBRA

Atmosfera e Funcionalidade

O foco principal do projeto Næstved Arena é combinar a atmosfera e o senso de comunidade com a funcionalidade e uma logística eficaz, a fim de criar um novo ponto de encontro cultural. De diversas maneiras, uma arena pode ser comparada com um "mecanismo de experiência" como a televisão: Estamos preocupados com a aparência e mais ainda com a qualidade das experiências que ela oferecerá, sem se preocupar muito com a estrutura por trás da tela, contanto que funcione sem problemas. No entanto, esta máquina consiste em atmosfera e funcionalidade em partes iguais.

Implantação
Implantação

O Bowl

O projeto de uma arena é tanto convidativo quanto introvertido: A atmosfera entra em jogo quando o espectador chega antecipadamente com alegria. A experiência inicial é baseada na situação de chegada - a praça da frente, a fachada e o hall de entrada do edifício, que juntamente com o parque adjacente, convidam à conhecer e reunir antes dos eventos. a partir daí, as geometrias arredondadas do volumes levam até o coração da arena. 

Diagrama
Diagrama

Uma vez lá dentro, os espectadores chegam ao nível do foyer, por onde acessam a arena central, rebaixada em relação ao nível do solo. A arquibancada em forma de bowl e os planos inclinados conritnbuem para criar a atmosfera intensa durante os concertos e eventos esportivos, onde faz você se sentir pequeno como indivíduo mas grande como comunidade.

Mecanismo Adaptável

O projeto contém uma coleção de funções, que forma a base para uma série de complexos padrões de uso. Quando as alterações de usos são exigidas para diferentes tipos e escalas de eventos, o edifício muda e se adapta conforme necessário. Portanto, a arena é caracterizada por relações relativas e não absolutas, que expressam uma lógica, com organização versátil e flexível, onde o ambiente possa ser configurado de acordo com as demandas dos diferentes cenários.

Além disso, o projeto contém uma proposta de integração da cobertura como parte do espetáculo, projetando-o como uma tela gigante de LED. Esta função acrescenta uma dimensão única ao local com diversas formas de uso. Durante os jogos ou concertos, a tela pode ser usada como pontuação ou painel informativo, bem como para espetáculos de luz. No uso diário, esta cobertura pode servir como alternativa de iluminação de baixo consumo energético e criar áreas com maior ou menor intensidade de luz, podendo até exibir estratégias e táticas do treinador via tablet ou smartphone.

Arquitetos: CEBRA
Localização: Næstved, Dinamarca
Contratante: Hansen & Andersen
Engenharia: Balslev
Cliente: Municipalidade de Næstved
Serviços: Architectural services incl. landscape
Categoria: Esporte e Cultura
Objetivo: Arena multiuso para eventos de esportes e cultura
Contratação: Pública
Área:
10,000 m², o novo edifício
Orçamento: DKK 68m / € 9,1m excl. VAT
Premiação: 1° Lugar
Ano: 2013-2014 - em andamento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
CEBRA
Escritório
Cita: Furuto, Alison. "Proposta Vecendora da Næstved Arena / CEBRA" [Næstved Arena Winning Proposal / CEBRA] 21 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/122101/proposta-vecendora-da-naestved-arena-slash-cebra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.